Com a chegada do novo Coronavírus no país, as pequenas, médias e grandes empresas, de praticamente todos os ramos, estão enfrentando grandes desafios, sobreviver à crise é um deles. As medidas de prevenção e contenção da COVID-19 não trouxeram apenas dificuldades no gerenciamento de equipes remotas, mas também sérias consequências financeiras.

Para enfrentar este cenário de incertezas e sobreviver à crise, existem algumas estratégias que podem ajudar os empresários a manterem a produtividade de suas organizações e, consequentemente, garantirem um bom faturamento mensal.

Deseja saber como sobreviver a essa crise? Continue lendo o post!

Qual a importância de um planejamento estratégico?

As ameaças a serem enfrentadas pela crise são reais. Como existem riscos que podem ser previstos e outros são inesperados, a necessidade de elaborar um planejamento estratégico é enorme. Por meio de ações acertadas vai ser possível enfrentar os problemas com eficácia, agindo no foco da adversidade. Assim, os impactos negativos podem ser minimizados.

Como a criação de um plano de gestão de riscos é fundamental?

Criar um plano de gestão de riscos é primordial para enfrentar as perdas. Essa gestão pode ser dividida em etapas, o que ajuda todos os funcionários e até mesmo os empreendedores a perceberem com mais clareza quais são dificuldades evidentes e como saná-las. Veja abaixo quais são elas!

  • Identificação — os responsáveis fazem um mapeamento de todos os riscos;
  • Análise qualitativa — o nível de importância de cada um dos riscos e a probabilidade de eles acontecerem é avaliada;
  • Análise quantitativa — é feita uma avaliação dos impactos causados pelos riscos encontrados;
  • Planejamento das respostas — são definidas as ações que podem minimizar os efeitos dos riscos;
  • Monitoramento — os gestores fazem um acompanhamento dos processos de prevenção, para garantir que todas as etapas do planejamento estão sendo colocadas em prática.

Para que o plano de gestão de riscos possa ser realizado com sucesso, a tecnologia é a melhor aliada. Não deixe de usar tudo que estiver à disposição, incluindo ferramentas e plataformas online.

nota fiscalPowered by Rock Convert

Quais são as melhores dicas para sobreviver à crise?

Gestores de indústrias, comércios e prestadoras de serviços estão passando por um momento difícil. Por isso a criatividade e a agilidade na tomada de decisões fará toda a diferença. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar os empreendedores a manterem seus negócios ativos no mercado!

Organize a parte fiscal e de caixa

O primeiro passo a ser dado é verificar quais são as despesas e as receitas da empresa para os próximos meses. É importante separar cada um dos valores e ao final fazer uma contabilização para ver como está o caixa. Assim você consegue dar prioridade aos gastos fixos e diminuir os custos variáveis.

Reduza os custos por meio da monitoria de processos internos

Em tempos de crise parece que fica mais fácil notar onde estão acontecendo desperdícios. Portanto nesses casos, adote medidas internas para a redução de custos. Identifique quais as mudanças a serem realizadas e certifique-se de que as medidas estão sendo aplicadas.

Foque a produtividade

Outro ponto importante é a criação de estratégias para aumentar a produtividade sem gerar mais custos. Pense em ações de curto prazo que permitam alinhar os processos, a fim de que os seus funcionários sejam mais eficientes. Fazendo isso, os processos se tornam menos burocráticos e mais dinâmicos.

Identifique novas oportunidades

Portanto inovar é uma atitude de grande relevância para a sobrevivência das empresas em períodos de crise. Analise com muita cautela todos os serviços do seu portfólio. Identifique quais podem ser oferecidos para os seus clientes e imediatamente faça contato com eles, oferecendo inclusive novos prazos para pagamentos.

Enfim, com um bom planejamento estratégico é possível sobreviver à crise, seja ela uma crise econômica, política ou até mesmo de saúde. O importante é dedicar-se e minimizar os impactos explorando novas oportunidades e usando a tecnologia a seu favor.

Se você gostou das dicas, curta nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos!