Home / Sem categoria

Como gerar boleto bancário: requisitos e emissão do boleto

homem criando boleto bancário

Atualmente há inúmeros modelos de cobrança e pagamento que atendem todo tipo de negócio. Nesse sentido, um dos principais métodos é o boleto bancário, afinal, qualquer pessoa pode gerar boleto ou pagá-lo facilmente. Por conta disso, a cobrança via boleto bancário ainda é considerada a mais “democrática”.

É claro que, com a chegada do PIX, o pagamento de forma digital e portátil cresceu exponencialmente, possibilitando maior praticidade e velocidade nas transações.

Porém, o pagamento por boleto ainda é o mais garantido, pois pode ser pago até mesmo por pessoas que não possuam um aparelho eletrônico ou sequer uma conta bancária. 

Afinal, o pagamento pode ser realizado com dinheiro em papel, recorrendo a um banco ou lotérica, ou via dispositivo eletrônico, como um celular.

Devido a isso, a cobrança via boleto bancário ainda é uma das mais utilizadas no mercado. De acordo com uma pesquisa da Febraban, só em 2022 os valores transacionados por boleto atingiram R$ 5,3 trilhões.

Como o boleto bancário funciona

O boleto bancário é um documento utilizado para realizar pagamentos de forma prática e segura. Ele funciona como uma espécie de “fatura” que pode ser emitida por empresas ou pessoas físicas para cobrar por produtos ou serviços oferecidos.

Dessa forma, o boleto contém informações essenciais da operação, como o valor a ser pago, a data de vencimento, os dados do beneficiário (quem receberá o pagamento) e do pagador.

Normalmente, o cliente precisa realizar o pagamento antes da data de validade estipulada, sendo que o valor é compensado entre 2 a 5 dias.

Como mencionado, uma das vantagens de gerar boleto bancário para cobrança, é que ele permite a realização de pagamentos mesmo por pessoas que não possuem conta bancária.

Por fim, o boleto pode ser enviado por e-mail ou disponibilizado para download em sites, o que torna o processo simples e prático. Após isso, basta que o pagamento seja feito no prazo estabelecido, e o dinheiro cairá na conta em algumas horas.

Requisitos para emitir boleto

Para gerar um boleto bancário, é necessário seguir algumas regras e cumprir certos requisitos que o habilitem a realizar a cobrança. Assim, antes de emitir seu boleto, você precisará ter:

Conta bancária: É necessário ter uma conta bancária em um banco autorizado a emitir boletos. Geralmente, são oferecidas opções de boletos por parte dos bancos comerciais.

Convênio: É preciso firmar um convênio com o banco para obter a permissão de emissão de boletos. Esse convênio estabelece as regras e os procedimentos para a geração e o processamento dos boletos.

Registro no banco: Antes de começar a gerar boletos, é necessário registrar os dados da empresa ou pessoa física no banco. Esse registro é essencial para garantir a identificação correta do emissor do boleto.

Uma vez que você tenha cumprido esses requisitos, é possível seguir o passo a passo para a geração do boleto bancário:

Como gerar boleto bancário: passo a passo

Emitir um boleto bancário pode ser bem rápido, dependendo do sistema bancário ou ferramenta utilizada. 

Em suma, o processo será sempre padronizado, pois requer que o cedente (emissor do boleto) preencha os seguintes dados:

  • Nome e CNPJ da pessoa ou empresa cedente;
  • Valor cobrado;
  • Data de validade do boleto;
  • Nome e CNPJ da pessoa ou empresa cobrada;

Portanto, basta seguir os seguintes passos para gerar boleto:

Crie uma conta corrente

Antes de mais nada, será necessário abrir uma conta bancária para poder receber o dinheiro cobrado pelo serviço ou produto oferecido. Assim, basta procurar uma instituição de preferência e criar uma conta.

Acesse o sistema de emissão

Entre no sistema emissor (seja bancário ou contábil) com o qual você tem o convênio. Caso. Ainda que menos prático, diversos bancos oferecem um sistema para a emissão, que pode ser acessado por meio de uma plataforma específica, autenticada por usuário e senha.

Ainda é possível procurar ferramentas de cobrança privadas, como a Emitte. Nesse caso, basta criar seu usuário e concluir os próximos passos.

Informe os dados do pagador

Preencha as informações do sacado (o pagador), seja uma empresa ou pessoa física. Geralmente, essas informações incluem o nome completo ou razão social, CPF ou CNPJ, endereço completo, telefone e e-mail de contato.

Informe os dados do beneficiário

Forneça os dados do beneficiário, ou seja, da pessoa ou empresa que irá receber o pagamento. Assim como na etapa anterior, essas informações incluem o nome completo ou razão social, CPF ou CNPJ, endereço completo, telefone e e-mail de contato.

Preencha os detalhes do pagamento

Insira os detalhes específicos do pagamento, como o valor a ser pago, a data de vencimento e a descrição do serviço ou produto que está sendo pago.

Emita o boleto

Após preencher todos os dados necessários, clique na opção de gerar boleto. Dessa forma, o sistema irá processar as informações e criar o boleto bancário em formato PDF ou impresso.

Assim, basta encaminhar o documento por e-mail ou para o endereço informado pelo cliente. Após isso, somente é necessário aguardar o pagamento e sua compensação na conta bancária.

Entenda cada campo do boleto bancário

entenda cada campo do boleto, e como gerar boleto bancário

Apesar de ser parecido com a DANFe de uma nota fiscal, o boleto possui informações mais resumidas, o que o torna mais fácil e rápido de preencher.

Nesse sentido, os campos que você precisará estar atento são os seguintes:

  1. Nome do Beneficiário: insira o nome completo ou a razão social da pessoa ou empresa que receberá o pagamento. Certifique-se de que o nome esteja escrito corretamente e de acordo com os registros cadastrais da sua conta bancária.
  2. CNPJ/CPF do Beneficiário: Insira o número do CNPJ ou do CPF do beneficiário. Verifique se o número está correto e atualizado para evitar qualquer erro;
  3. Data de Vencimento: preencha a data limite em que o pagamento deve ser efetuado. Certifique-se de usar o formato correto da data, geralmente dd/mm/aaaa;
  4. Valor do Boleto: indique o valor total que deve ser pago pelo pagador. Utilize apenas números, sem pontos ou vírgulas, e não se esqueça de incluir os centavos.
  5. Nome do Pagador: Insira o nome completo do pagador, sempre de acordo com seus registros cadastrais, sem abreviações ou erros.
  6. CPF/CNPJ do Pagador: assim como feito no segundo passo, indique o CPF ou CNPJ do cliente que efetuará o pagamento.
  7. Endereço do Pagador: forneça o endereço completo do pagador, incluindo rua, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP. Essas informações são essenciais para a entrega do boleto e para possíveis comunicações futuras.
  8. Descrição: descreva o serviço ou produto que foi adquirido e estará sendo pago. Forneça informações claras e concisas que permitam ao pagador identificar facilmente o motivo do pagamento.

Quais os tipos de boletos bancário

Ainda que o modelo mais utilizado seja o boleto avulso, ainda há outros tipos de cobrança via boleto bancário, como o carnê ou o boleto registrado. Assim, entenda cada tipo abaixo:

  • Boleto avulso: o modelo mais comum, amplamente utilizado por empresas ou pessoas físicas para pagamentos de contas, produtos ou serviços;
  • Carnê: muito utilizado para cobranças de maior valor ou recorrentes (como assinaturas), consiste em um sequência de boletos usados para parcelamento de pagamentos;
  • Boleto Registrado: mais utilizado por empresas, as informações do boleto são mais detalhadas e registradas em um banco para maior segurança e controle do pagamento.

Como é o recebimento através do boleto

O tempo de compensação de um boleto depende muito da instituição bancária utilizada, além do tempo para o cliente realizar o pagamento. Ou seja, o boleto exige uma breve espera para a compensação do valor.

Nesse sentido, o tempo total pode variar de acordo com diversos fatores, como a agilidade do banco do pagador, a forma de pagamento utilizada e eventuais feriados bancários.

Porém, em geral, o processo de pagamento e compensação pode levar de 2 a 4 dias úteis.

Felizmente, dependendo do banco ou emissor utilizado, o valor pode ser antecipado. Para isso, basta entrar em contato com a instituição e realizar a solicitação, o que torna o recebimento do seu dinheiro ainda mais prático.

Mas e o que acontece se o cliente não realizar o pagamento? Nesse caso, o boleto pode ser protestado, recorrendo a compensação do valor e informando que o cliente está inadimplente.

Gere seus boleto pelo Emitte

Ainda que a criação de um boleto possa ser considerada relativamente simples, é essencial possuir uma ferramenta que realize a emissão, envio e que disponibilize o valor.

Felizmente, você pode usar a Emitte para gerar qualquer tipo de cobrança, como um boleto bancário. Além da emissão agilizada por conta do preenchimento automatizado, você ainda pode integrar a criação do boleto com a emissão de notas fiscais. 

Dessa forma, você pode pode solucionar sua obrigação fiscal, e ainda contar com o recebimento do seu dinheiro de forma rápida e prática.

Marcelo Correia

Analista de conteúdo e copywriter da Emitte, apaixonado por escrever conteúdos úteis e cativantes. No tempo livre, fã e escritor de ficção e fantasia.

Pressione ESC para sair