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Sistema de cobrança: saiba o que é e como utilizar

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Ter controle financeiro sobre os recursos da empresa é fundamental para identificar melhorias e possíveis falhas em vendas e até mesmo outros setores. 

É neste cenário que um sistema de cobrança pode otimizar recebimentos e facilitar o pagamento dos clientes. De forma automática, é possível melhorar o fluxo de caixa e ainda melhorar o aproveitamento de tempo.

Os sistemas facilitam muito na identificação de débitos e diminuem as chances de, por exemplo, acabar não recebendo de clientes a prazo. Quer saber mais sobre as vantagens dessa ferramenta, bem como suas funções? Siga conosco e confira!

Leia Também: Controle de vendas: saiba o que é e como aplicar corretamente

O que é um sistema de cobrança?

Trata-se de uma ferramenta capaz de identificar, cobrar e facilitar pagamentos pendentes dos clientes de uma organização. 

Dessa maneira, com o sistema de cobrança se torna muito mais simples entender quais os valores pendentes, bem como negociá-los de forma prática com o cliente.

Em 2021, o número de famílias endividadas no Brasil chegou a cerca de 69,7% de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Isso significa que é comum que muitos clientes não saibam se organizar diante de suas dívidas. Por isso, um sistema tecnológico que alerta e facilita os pagamentos pode cooperar para evitar que os consumidores deixem de pagar suas pendências.

Resumidamente, o uso dessa função promove uma comunicação fluida nos mais diferentes meios para a negociação com o cliente.  

Consequentemente, a empresa diminui os débitos e pode ter um relacionamento mais adequado com o público, principalmente por deixá-lo em dia com as contas.

As principais funcionalidades desse sistema 

Mas, afinal, como um sistema de cobrança funciona para facilitar a gestão financeira, controle de contas e quitação de débitos? Confira algumas funções desses programas que melhoram todos esses pontos em uma empresa:

Emissão online de boletos

Um sistema de cobrança online permite o envio automático de boletos para que o cliente possa realizar o pagamento da conta em questão. 

Se antes era necessário que um funcionário gerasse e encaminhasse manualmente os documentos, com a tecnologia atual isso não é mais necessário. 

A emissão de boletos permite que o próprio sistema identifique quais as cobranças pendentes e encaminhe sem que o cliente precise solicitá-las. 

Além disso, ainda é possível gerar lembretes antes do envio do boleto, para que o usuário se programe para realizar o pagamento. 

O resultado é que a empresa não só diminui as chances de que o cliente deixe de pagar a dívida, como também economiza tempo com a tarefa manual.

sistema de cobrança boletos

Gestão de cobranças

As automatizações permitem que a empresa tenha uma comunicação mais desenvolvida com o cliente justamente pela maior capacidade de coletar e armazenar informações deles.

Se antes o atendimento precisaria que um profissional perguntasse mais de uma vez sobre as necessidades do público, isso já não é necessário. 

A gestão de cobranças permite que a empresa possa destinar um atendimento mais personalizado aos seus consumidores. 

Dessa forma, o processo é mais ágil para o cliente que deseja realizar o pagamento e também para o profissional que pode se dedicar a outras atividades.

Régua de cobranças

Também é possível ter uma previsão maior de recebimentos na régua de cobranças quando a empresa possui um sistema para cobrança adequado. 

O controle financeiro se torna muito mais eficaz, uma vez que as negociações de débitos podem ser simplificadas. Assim, quem irá recebê-los pode ter maior precisão acerca do faturamento.

Com esse sistema, também é possível desenvolver uma abordagem de cobrança que esteja alinhada ao perfil do consumidor. Tendo uma linguagem que gere identificação, o público pode ter laços mais profundos com a marca e deixar os pagamentos em dia.

Como escolher um sistema de cobranças?

Tendo entendido as utilidades dessa ferramenta em uma organização, é muito importante escolher uma tecnologia que esteja de acordo com as necessidades da empresa.

Por isso, o primeiro passo para selecionar uma tecnologia adequada é entender quais os pontos que mais precisam de melhora na cobrança do negócio. Seguidamente, vale pesquisar os sistemas que ofereçam suporte adequado à sua demanda. 

Conheça as opções do mercado

Na escolha também é fundamental checar as opções populares no mercado, que possam favorecer os serviços de sua empresa com um sistema confiável.

Pensando nisso, cheque sempre os pontos fortes e fracos dos serviços que deseja contratar e identifique as opções que melhor atendem suas preferências e público.

Assim , busque sempre os cases de sucesso da empresa e as opiniões de clientes já atendidos. Isso é fundamental na escolha de uma tecnologia comprovadamente funcional. 

Vantagens de um sistema de cobranças para as empresas

Ao escolher a ferramenta adequada para sua empresa, você irá notar diversas melhorias nas atividades, especialmente relacionadas a atendimento e finanças. Além dos que já mencionamos, alguns pontos positivos desse sistema são:

  • Melhor segmentação de clientes;
  • Acompanhamento de status de cobrança;
  • Ganho de produtividade dos colaboradores de atendimento;
  • Gestão financeira simplificada;
  • Aumento da lucratividade;
  • Automatização de emissões de boletos;
  • Maiores índices de satisfação do cliente.

Com as atividades simplificadas por essa tecnologia, você também terá mais autonomia para identificar e acompanhar os principais indicadores financeiros do seu negócio.

Portanto, podemos dizer que um bom sistema tecnológico para o relacionamento com o cliente potencializa os ganhos e simplifica as atividades internas. 

Vale acompanhar as finanças e medir os resultados após a implementação dessa tecnologia para confirmar sua efetividade.

Utilize as funcionalidades do Emitte hoje mesmo e garanta um melhor controle financeiro!

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Conclusão 

Em um cenário de constante transformação digital, torna-se essencial para as empresas automatizarem processos para manter uma postura competitiva no mercado. 

Sem um atendimento segmentado e praticidade para realizar o pagamento, a experiência do seu público pode perder para os demais serviços. 

Por isso, implementar ferramentas com sistemas de cobrança e gestão financeira fazem toda a diferença no crescimento e na popularidade da marca. 

Não perca tempo! Comece utilizando o Emitte e simplifique a emissão de suas notas fiscais e potencialize sua visão financeira do negócio!

Equipe Emitte

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