Primeiramente para uma empresa emitir uma nota fiscal para prestação de serviço ela precisa ser enquadrada nesta categoria. Todas pessoas jurídicas prestadoras de serviços devem trabalhar com essa categoria de nota fiscal. O uso em seu formato eletrônico substituiu as notas de papel, trazendo facilidade e confiabilidade ao procedimento.

Neste artigo será possível entender o que é uma nota desse tipo, saberá exatamente qual a empresa que deve emitir essa nota e aprenderá os passos necessários para realizar uma emissão de notas corretamente. Ao final da leitura, conhecerá uma incrível opção para automatizar o processo. Confira!

O que é uma nota fiscal para prestação de serviço?

Em primeiro lugar, essa nota fiscal deve ser emitida sempre que houver a prestação de serviços, seja ela de qualquer natureza. Ela é uma das várias categorias de notas ficais que existem, como a nota fiscal de consumidor eletrônica e a nota fiscal de produto eletrônica (emitida pela ocasião de atividades comerciais).

Ficam obrigados e emitir a NFS-e toda pessoa jurídica prestadora de serviços. Alguns exemplos são as clínicas médicas e veterinárias, academias de ginástica e consultorias por exemplo. A nota fiscal eletrônica existe em substituição ao documento físico, proporcionando vantagens com a redução de custos, materiais e espaço de arquivamento.

O que deve ser feito para emitir uma nota fiscal de serviços eletrônica?

Os seguintes passos devem ser seguidos para emitir uma NFS-e.

emittePowered by Rock Convert

Obter um certificado digital

Em relação ao certificado digital, deve-se tomar ciência se existe a necessidade de ser adquirido. Isso se dá pelo fato de que os microempreendedores individuais não precisam do certificado, mesmo sendo permitida a emissão de nota. Caso o porte da empresa seja maior, será preciso um certificado digital.

Fazer o credenciamento

Para emitir a nota é necessário estar devidamente cadastrado no sistema digital da prefeitura local. É por meio desse sistema que as notas de serviço são emitidas, portanto, é necessário ter acesso formalizado para emitir as notas. Normalmente são exigidos os documentos da empresa requerente e, estando tudo conforme, o acesso é liberado.

Acessar o sistema

De posse dos dados como login e senha, o acesso é autorizado. Uma dica importante é navegar por todo o sistema de modo a familiarizar-se com o ambiente virtual. Somente então deve-se emitir a nota. Esse cuidado é necessário, pois não existe cancelamento de nota fiscal. Uma vez emitida ela não pode ser cancelada, apenas substituída.

Emitir a nota

Cumprindo todos os passos anteriores, basta definir a atividade, incluir a dedução (caso haja) e emitir a nota conforme as instruções do sistema da prefeitura.

É importante contar com o auxílio de profissionais especializados para garantir que a emissão de uma nota fiscal para prestação de serviço seja realizado de maneira adequada. Existe ainda a opção de automatizar esse processo por meio de aplicativos emissores de notas fiscais. Eles tornam o processo muito mais rápido.

A Emitte é uma empresa que fornece esse serviço e já atendeu a mais de 36 mil empresas em todo o Brasil. Entre em contato conosco e um de nossos consultores estará pronto para te atender e mostrar as vantagens de utilizar nosso aplicativo!