A nota fiscal do produtor rural é o documento fiscal utilizado pelos profissionais empreendedores que comercializam ou prestam serviço nas zonas rurais. Implementada em 2018, ela serve como uma alternativa ao antigo bloco de nota fiscal, preenchido manualmente.
Dessa forma, os produtores rurais podem modernizar todo o processo de emissão, economizando tempo, papel e garantindo mais segurança com a versão eletrônica.
Então, confira esse passo a passo bem simples e entenda como emitir a nota de produtor rural, além das vantagens que ela te oferece.
Boa leitura!
Nota fiscal produtor rural: como funciona
Antigamente, grande parte dos produtores rurais registravam suas vendas através do talão de nota fiscal, ou com a NFA-e, a nota fiscal avulsa.
Porém, a partir de 2018, a partir da Nota Técnica 2018.001, tornou-se possível aos produtores utilizarem o seu próprio CPF junto do número da inscrição estadual de produtor rural para emitir eletronicamente.
De forma prática, a nota fiscal do produtor rural é o modelo eletrônico que substitui os antigos métodos de emissão, o talão de papel (modelo 4) ou a nota fiscal avulsa.
Assim, ao utilizar a NF-e, o produtor pode modernizar todo seu processo fiscal permitindo uma série de vantagens como mais segurança e organização contábil.
Dessa forma, produtores rurais podem agilizar seu processo fiscal e trocar as notas preenchidas manualmente pelo modelo eletrônico.
A nota do produtor rural é obrigatória?
Primeiramente, todo produtor rural possui a obrigação de emitir a nota fiscal ao vender produtos agrícolas ou pecuários. Afinal, a nota fiscal tem a função de comprovar toda operação comercial, servindo de base para o recolhimento dos impostos.
Assim, como mencionado, muitos produtores realizavam suas emissões de forma manual, através dos modelos de papel ou da nota fiscal avulsa.
Porém, a partir de maio de 2024, é previsto que os blocos de nota sejam extintos para o produtor, e a utilização da nota fiscal eletrônica se torne obrigatória nacionalmente.
Com isso, será necessário que todos os produtores se adequem à nova exigência e atualizem seu modelo fiscal e contábil, escolhendo um software para emitir.
Felizmente, preparamos todo um passo a passo explicando os pré-requisitos para utilizar a nota fiscal de produtor rural e como emiti-la.
Como emitir a nota fiscal produtor rural
Atualmente, o produtor rural pode emitir suas notas fiscais utilizando seu CPF e a Inscrição Estadual. Para isso, basta seguir alguns passos como credenciamento, instalação de um certificado digital e escolha de um software emissor.
Dessa forma, basta seguir as informações disponibilizadas nos próximos tópicos para emitir sua nota produtor rural.
Credenciamento
Antes de mais nada, o produtor rural deve fazer o seu cadastro junto a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu estado.
Como a Secretaria é individualizada para cada unidade da federação, você deve consultar o site da SEFAZ de seu estado acerca de qual o procedimento correto a ser tomado.
Certificado digital
O próximo passo é adquirir um certificado digital na modalidade pessoa física, o e-CPF. Esse certificado garante a autenticidade das notas emitidas e serve como sua identificação eletrônica.
Além disso, vale observar que existem duas opções possíveis de certificado: o modelo A1, a versão digital, e o modelo A3, que vem em uma espécie de pendrive.
Confira todas as diferenças abaixo:
Certificado A1 | Certificado A3 |
Instalado direto na nuvem | Dispositivo físico |
Rápida instalação | Necessita de um instalador |
Maior praticidade no uso e compartilhamento | Maior segurança de criptografia, embora vulnerável no manuseio ou transporte |
Pode ser usado em diferentes computadores e aparelhos móveis simultaneamente | Acesso único e com digitação de senha obrigatório a cada uso |
Válido por até 1 ano | Válido por até 5 anos |
Para adquirir seu certificado, basta procurar a certificadora mais próxima da sua localidade. Lembrando que muitas empresas também vendem certificados, como o Emitte, sendo possível adquirir o seu sem sequer ir ao local.
Software
Após ter seu certificado, o produtor deverá escolher um sistema para realizar a emissão das notas fiscais.
Agora, é possível tanto utilizar o emissor da própria prefeitura, quanto escolher outros sistemas mais rápidos e intuitivos.
Nesse sentido, recomendamos que conheça o Emitte, um emissor totalmente online, automatizado e com suporte gratuito!
Emissão
Por fim, basta emitir as notas fiscais que você precisa.
Como a nota fiscal de produtor rural é padronizada, ela se torna bem simples e rápida de emitir, bastando apenas alguns passos!
Abaixo, deixamos um vídeo tutorial bem simples para você preencher sua nota fiscal para produtor rural:
Lembrando que com sua nota produtor rural, a escrituração dos negócios da sua propriedade rural se tornará mais eficiente.
Isso porque você terá todas as vendas, entradas e movimentações registradas digitalmente. Ou seja, muito mais rápido e prático de contabilizar.
Emita sua nota fiscal produtor rural com o Emitte
Como mencionamos, o Emitte é um emissor que oferece diversos benefícios para a emissão e gestão de notas fiscais.
Ao emitir a nota do produtor rural pelo nosso sistema, você conta com suporte em caso de dúvidas, opções de enviar o arquivo digital XML da sua nota ao contador e clientes, além de poder gerar relatórios por períodos.
Assim, você que é produtor rural pode se adequar a essa mudança com mais facilidade e sem nenhuma dor de cabeça. Então conte com o Emitte para cuidar das suas notas fiscais.