Home / Contabilidade

Entenda as principais normas da contabilidade!

Entenda-as-principais-normas-da-contabilidade

A atividade de contabilidade é um dos exercícios profissionais de maior antiguidade dentre as profissões regulamentadas.

Dessa forma, jamais poderia seguir sem uma boa orientação. Exatamente por isso, existem as normas da contabilidade, um conjunto de regras destinadas ao bom empenho da profissão.

Neste artigo, você verá o que são essas normas aplicadas ao mercado brasileiro. Você saberá que do padrão internacional derivaram as normas específicas para a contadoria das empresas que atuam em solo nacional. Por fim, conhecerá as diferentes categorias dessas normas e suas formas de aplicação.

Não espere mais, siga com a leitura!

Qual é a importância das normas da contabilidade?

A contabilidade se constitui em atividade necessária para o bom funcionamento da economia de um país. Toda empresa precisa ter sua atividade econômica bem escriturada, pois, assim, assegura seu bom desempenho e a continuidade de operação ao longo do tempo.

Dessa forma, para que se tenha uma adequação nessa importante atividade, existem as Normas Brasileiras de Contabilidade ― NBC.

Elas são regras editadas aos moldes internacionais e reguladas pelo conselho de classe da categoria. Seu cumprimento faz-se necessário para a manutenção dos padrões éticos e profissionais do setor.

Quais são as categorias das Normas Brasileiras de Contabilidade?

As NBCs são de autoria do Conselho Federal de Contabilidade ― CFC. Essa é a autarquia responsável por realizar a legislação que será seguida pelos conselhos regionais espalhados pelos estados da federação.

As Normas Brasileiras de Contabilidade estão divididas em dois grandes grupos. São as Normas Técnicas e as Normas Profissionais.

Mulher com nota fiscal

Sua caracterização está descrita na Resolução do CFC de n.º 1.328/2011. Ambas são mais bem explicadas a seguir.

Normas técnicas

Essas normas são responsáveis por determinar as regras de cunho técnico quanto ao exercício da profissão de contador.

Elas regulamentam a doutrina, as regras e os procedimentos a serem executados. Devem ser seguidas por todos os profissionais atuantes no ramo, independentemente da especialização exercida.

Fazem parte desse conjunto de normas as instruções relativas a documentos contábeis em geral, as determinações direcionadas a diferentes portes empresariais, as normas para o setor público e tudo mais no que tange à parte técnica da profissão.

Normas profissionais

As normas profissionais regulamentam o exercício da profissão e o subdividem em três categorias: a NBC PG abrange regras aplicáveis a todos os profissionais que exercem a atividade de contadoria, independentemente de sua especialização.

Já a norma NBC PA é direcionada, sobretudo, aos contadores que atuam como auditores independentes. Por fim, a NBC PP contém as regras destinadas aos contadores que são peritos contábeis.

Conforme foi visto, as normas da contabilidade são regras essenciais para a correta regulamentação da profissão. Isso se faz necessário para que um padrão ético e técnico seja seguido por todos os profissionais da categoria. Sem esse norte, a profissão poderia andar por rumos desconhecidos.

Cabe a um profissional zelar por sua profissão e conhecê-las bem, de modo a cumprir o seu papel o melhor possível dentro da sociedade.

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe agora mesmo o artigo sobre as 6 dicas para otimizar suas rotinas contábeis!

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair