No intuito de preservar o patrimônio que a empresa já conquistou, um contador, nos dias de hoje, precisa aprender maneiras de trazer mais eficiência à rotina de trabalho dele. Uma delas é conhecimento em relação a como funciona o inventário rotativo.

Afinal, uma corporação tem o objetivo de melhorar as entregas e desenvolver melhores soluções de logística, uma vez que a agilidade nos serviços é fator determinante para a fidelização de clientes. No entanto, tudo depende de devida atenção que deve ser dada a gestão de estoque.

Nos tópicos abaixo você aprenderá a definição, as vantagens e outras informações que agregaram muito valor no seu dia a dia dentro deste setor. Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que é inventário rotativo

Um dos grandes erros dos donos de empresas, e até de profissionais de cargos de gerência, é tomar atitudes baseadas no achismo. Afinal, por mais longa que seja a experiência de alguém em determinado segmento, é necessário contar com dados reais para de analisá-los corretamente e, posteriormente, fazer um planejamento financeiro correto.

Nesse sentido, o inventário rotativo é a solução para realizar uma contagem periódica dos materiais que estão no estoque. Esse tipo de ação pode ser feita de maneira categórica e seguirá um modelo de organização que melhor beneficiará o controle interno. Entenda melhor no tópico a seguir!

A maneira correta de realizar a contagem periódica

É bom lembrar que cada prestadora de serviços tem suas peculiaridades e segue um modelo de negócio específico. Portanto, antes de contar com o auxílio do inventário rotativo é interessante que o profissional realize uma segmentação dentro do estoque.

Nesse cenário, cada produto apresenta uma rotatividade única. Por isso, é importante estabelecer um tempo correto para as checagens por meio de uma categorização de mercadorias.

Assim, diário, semanal, quinzenal, mensal, o período estabelecido e o dia conveniente da semana que tal atividade acontecerá devem ser escolhidos de maneira estratégica na intenção de realizar as análises de um jeito consistente e sem interrupções.

emittePowered by Rock Convert

As vantagens do uso do inventário rotativo

Um dos principais intuitos do inventário rotativo é incentivar a empresa a buscar a otimização dos seus resultados corporativos. Por meio dele, sua companhia terá uma visão mais clara da rotação de produtos e dos aspectos que a impedem de evoluir. Veja abaixo outras vantagens desta atividade.

Monitoramento do estoque

É muito importante manter a organização correta dentro do seu estoque. Com o inventário rotativo você terá a oportunidade de identificar possíveis perdas de mercadorias, rupturas e até mesmo roubos.

Além disso, outros setores da sua empresa dependem das informações dele para a realização de compras de ativos, vendas e também no investimento na aquisição de novas linhas de produtos que interessarão o seu público.

Identificação de gargalos

Com o inventário rotativo, você terá a oportunidade de identificar em que parte do processo de gestão do estoque estão os gargalos, e, assim, corrigir o que impede a sua empresa de oferecer melhores resultados e manter uma boa organização.

Será que as notas ficais são emitidas de maneira errada? Os pedidos de compras são registrados corretamente? Por meio dele, o responsável treinado para realizar essa atividade identificará esses possíveis cenários na intenção de solucionar tais problemas.

Redução de perdas

Conforme dito, o inventário rotativo previne sua empresa de certas perdas, roubos e também irregularidades. Com isso, é possível que sua corporação tenha dados consistentes no intuito de convencer os acionistas a investir em câmeras de segurança ou em outra ajuda que a tecnologia oferece.

Melhoria do controle de prazos

Desatenção aos prazos de validade dos produtos são uma das grandes dificuldades de empresas de diferentes tamanhos. Com o inventário rotativo esse problema será minimizado junto do índice de desperdícios adquiridos pela falha humana.

Notou o quanto o inventário rotativo auxiliará na melhoria do seu negócio? Com a ajuda da tecnologia, sua empresa poderá melhorar o desempenho das atividades e trazer melhores resultados que ajudam no controle do setor da contabilidade.

Gostou deste conteúdo? Então não esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais para que as pessoas do seu ciclo social saibam mais sobre este assunto.