Empreendedorismo e contabilidade têm muitas relações em comum, principalmente em seu dia a dia. Isso porque, ambas as atividades necessitam de espírito de liderança, organização, planejamento e tomadas de decisões baseadas em dados confiáveis.

De olho em seu entendimento, elaboramos este post para demonstrarmos as principais relações entre ambas as partes. Vem com a gente e fique bem informado!

O que há de comum entre empreendedorismo e contabilidade?

Quem é empreendedor enfrenta inúmeros desafios para montar um negócio e mantê-lo em pleno funcionamento. Além da burocracia, há a carga tributária, concorrência, altos e baixos do mercado, clientes exigentes etc. Situações que se repetem no cotidiano dos contadores.

Um escritório de contabilidade é uma empresa que atua para satisfazer os desejos de seus clientes que tem diversos tipos de negócios e exigem resultados e redução nos gastos.

Ser empreendedor no Brasil necessita exatamente de um olhar estratégico, motivação, pensamento crítico, avaliação dos riscos e oportunidades, ou seja, ambas as atividades se entrelaçam.

Além disso, o contador também pode ser um empreendedor, pois administra não só o escritório em si, como várias empresas que confiam nos trabalhos contábeis prestado por ele.

Quais são os desafios de ambas as atividades?

Tanto empreendedores quanto contadores buscam sempre resultados eficazes para os seus clientes, com foco em uma gestão de qualidade. São profissionais que se mantêm atualizados e exploram os avanços da tecnologia para reduzirem custos, aumentarem a produtividade e ainda otimizarem o tempo.

Um contador de visão estratégica segue exatamente a cartilha de boas práticas que faz parte dos ensinamentos de quem é empreendedor.

emittePowered by Rock Convert

Entre as ações, podemos citar o planejamento das atividades, a valorização do trabalho em equipe e o espírito de liderança para sempre manter os colaboradores entusiasmados, “vestindo a camisa do time”.

Dessa maneira, a fidelização dos clientes aumenta consideravelmente, fazendo com que o negócio decole e esteja sempre refletindo confiança e credibilidade.

O que fazer para se tornar um contador empreendedor?

A principal dica para você se tornar um contador empreendedor é a constante melhoria nos serviços prestados.

Faça investimentos certeiros tanto em pessoas quanto em equipamentos. Softwares são fundamentais para organizar o fluxo de caixa e também todos os compromissos tributáveis das empresas, mantendo os prazos em dia.

Assim, certamente seus clientes ficarão satisfeitos e continuarão mantendo a parceria, pois perceberão que vale a pena pagar por um serviço que traz resultados, como aumento da lucratividade.

Com isso, o custo-benefício torna-se favorável, fazendo com que o seu escritório expanda as atividades e a carteira de clientes, ou seja, trata-se de uma via de mão dupla em que ambos os lados estão ganhando.

Outro aspecto essencial é sempre sair da zona de conforto, buscando novas formas de trabalhar e investir em atualizações para ajudar seus clientes a manter em dia os pagamentos. Para isso, é importante contar com colaboradores empenhados e capacitados. Portanto, invista em sua equipe.

Colocando em prática nossas dicas, certamente você estará na vanguarda, fazendo com que empreendedorismo e contabilidade estejam sempre unidos em prol de melhorias e expansões.

Viu como é importante ser um contador empreendedor? Quer sempre acompanhar as nossas postagens? Então curta agora mesmo a nossa página no Facebook!