Home / MEI

Como fazer o controle de despesas para MEI?

Como-fazer-o-controle-de-despesas-para-MEI

O controle de despesas é essencial para alcançar o sucesso das finanças de uma MEI. Não ter um plano desse tipo pode tornar difícil a organização e, com isso, fazê-lo se perder em meio às contas da empresa. Além disso, sem um correto gerenciamento, não se consegue ter a visão dos gastos, ou seja, quanto e onde está sendo aplicado o dinheiro.

Neste artigo, você verá como fazer corretamente esse controle. Você entenderá por que é tão importante que se faça um bom trabalho neste campo, sob a condição de alcançar o sucesso ou o fracasso. Lendo este artigo, você receberá valiosas dicas de como fazer o seu planejamento financeiro e, certamente, será um sucesso. Confira!

Qual a importância do controle de despesas?

Um dos maiores desafios no gerenciamento de uma empresa certamente é o controle financeiro. Organizar as entradas e saídas de recursos pode ser difícil de conciliar com as atividades principais da empresa. No entanto, é extremamente necessário que isso seja sempre feito.

Apenas com um controle adequado pode-se ter a exata noção do quanto está sendo gasto e para onde está indo esse dinheiro. Conforme dito, aquilo que não pode ser medido não pode ser controlado. Sem uma ideia exata do direcionamento do dinheiro, não há como saber como ele está sendo gasto e torna-se fácil perder o controle.

Quais são as dicas para manter as despesas sob controle?

Não dá para manter todos os números na cabeça. As atividades diárias necessárias ao funcionamento da empresa tomam a maior parte do tempo. Dessa forma, é indicado seguir instruções que já se comprovaram vencedoras. Acompanhe as dicas a seguir.

Mulher emitindo nota fiscal

Informatize o processo

Ponto bastante importante do processo é procurar realizá-lo por meio de uma planilha eletrônica. Pode-se ainda usar algum software específico, pois, assim, a visibilidade dos gastos torna-se mais evidente. As despesas fixas podem ser estabelecidas e, com isso, ganha-se uma previsão para os gastos futuros.

Separe as contas pessoais das contas da MEI

É muito importante fazer essa separação para garantir autonomia para a microempresa. Quando não se toma esse cuidado, é comum gastar demais quando a entrada de recursos estiver em um bom período. Isso causará dificuldade em enxergar com exatidão os gastos, podendo levar a sérios problemas financeiros no futuro.

Certifique-se de que as contas fecham

Para obter o pleno controle dos gastos, é importante se certificar de que o montante de recursos entrantes consegue cobrir as despesas necessárias aos funcionamento da MEI. Assim, você evita que gastos além da conta sejam feitos e a empresa não incorre no risco de ficar endividada.

O controle de despesas é fundamental para alcançar o sucesso financeiro. Por meio dele é que se tem a noção exata do montante de gastos e de seu direcionamento. Isso permite gastar bem e no local certo. A Emitte é uma empresa de emissão de notas fiscais inteligente, fácil e segura. Com ela, você pode ter maior organização sobre os gastos de sua MEI, fazendo a geração de relatórios de todas as notas emitidas.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato conosco e conheça nosso sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas!

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair