“Como aumentar a produtividade na agricultura?”. Essa é uma das principais questões que envolvem a vida do agricultor. Por mais que pareça simples, a resposta nem sempre é condizente com a realidade do produtor, o clima é desfavorável ou faltam informações adequadas para que ele possa dar sequência a um projeto rentável.

Daí a importância de atentar a algumas possibilidades e técnicas capazes de criar condições propícias para o aumento da produção sem que isso represente custos extras que não poderão ser suportados no futuro. Continue lendo o post e entenda mais sobre o tema!

1. Use fertilizantes de maneira correta

É sabido que o uso de fertilizantes é um dos pontos-chave para o sucesso da colheita. Entretanto, o uso indiscriminado pode trazer consequências graves para a produção, podendo desencadear uma forte dependência desse tipo de produto futuramente ou a contaminação do solo e da água.

Nem sempre a aplicação sucessiva ou a quantidade fixa para uma mesma área representam a forma correta. O mais indicado é fazer a análise, safra a safra, para mensurar a real necessidade das plantas.

Se possível, procure orientações sobre a produção orgânica, com aplicação de fertilizantes organominerais ou a aplicação de técnicas de plantio, como a permacultura.

Ao contrário do que se pensa, não há perdas significativas em relação à plantação que se utiliza de fertilizantes e pesticidas sintéticos. O agricultor agrega valor à sua lavoura, pode vender seus produtos por um preço melhor e evita problemas.

2. Conte com a ajuda da tecnologia

Os recursos tecnológicos permitem acompanhar o resultado do plantio e seu desenvolvimento, o que contribui para uma melhora no uso de técnicas e o constante aprimoramento das operações. Entre esses recursos, podemos ressaltar alguns, conforme você verá abaixo.

Softwares de gestão agrícola

Com eles, é possível mensurar a performance das atividades da fazenda. Dessa forma, o produtor pode avaliar as condições mais favoráveis ou o que precisa ser corrigido.

Conheça o EmittePowered by Rock Convert

O próprio gestor define os parâmetros e acompanha seu desempenho. Além disso, pode analisar, de forma integrada, os aspectos que impactam na produtividade, como clima, qualidade do solo, pragas, entre outros.

Drones

Os drones já são amplamente utilizados no campo para diferentes situações, como:

  • análise da plantação;
  • demarcação da área de plantio;
  • acompanhamento do desenvolvimento da safra;
  • acompanhamento de pastagens;
  • pulverização;
  • vigilância;
  • encontro de focos de incêndio, áreas desmatadas ou nascentes, etc.

3. Adote a agricultura de precisão

A agricultura de precisão é a maneira de se lidar com a lavoura levando em conta os recursos tecnológicos acima listados. A ideia é avaliar as variáveis, como solo, clima e demais referências geográficas para o plantio e a colheita.

Ao considerar dados reais, o agricultor consegue entender quais pontos deve focar e limita os erros humanos, o que aumenta sua produtividade e reduz o impacto da atividade no meio ambiente. Ele consegue distribuir os insumos de forma mais inteligente, irriga melhor, sabe quando colher, entre outros pontos importantes.

4. Considere utilizar técnicas de plantio direto

O sistema de plantio direto se vale de técnicas de manejo do solo que visam a conservar e a melhorar constantemente o solo e o ambiente de cultivo como um todo. Nesse sentido, é evitado o uso em excesso de máquinas e práticas que impactam negativamente no ambiente.

Suas principais técnicas são:

  • ausência ou mínimo revolvimento do solo;
  • cobertura do solo com material orgânico, como palhada;
  • rotação de culturas.

Entre os benefícios desse sistema de plantio, estão o uso reduzido de defensivos agrícolas, o enriquecimento do solo, a redução de pragas e o aumento da produção.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade na agricultura, é hora de começar a estudar a fundo as práticas apresentadas neste post. Trata-se de um tema que exige conhecimento, trabalho e, principalmente, atenção. A partir daí, é possível obter mais ganhos e melhorar a qualidade de vida das pessoas que fazem parte do processo e do meio em que estão inseridas.

Gostou do que leu? Aproveite e siga nossos perfis nas redes sociais, assim, você ficará atualizado sobrediferentes temas. Estamos no Facebook e no Instagram.