O marketing nada mais é do que a estratégia de criar, explorar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo, no pensamento de Philip Kotler.
Assim, as técnicas de marketing focam em um público específico, sendo fundamentais para conquistar clientes. Isso pode melhorar significativamente suas vendas e evitar problemas financeiros no negócio.
Com isso, o que acha de descobrir como desenvolver boas técnicas? Pois Iremos destrinchar, neste conteúdo, algumas técnicas de marketing, acompanhe!
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O que são técnicas de marketing?
As técnicas de marketing são conjuntos de estratégias e ferramentas utilizadas atualmente em empresas.
Assim, com o objetivo de agregar valor aos produtos ou serviços e atrair novos clientes, elas demandam constantes atualizações, já que o próprio comportamento do consumidor se modifica.
Vale ressaltar que no marketing, é fundamental conhecer não só o próprio público, como também sua concorrência e mercado. Desta maneira, torna-se mais simples tomar decisões baseadas em dados e tendências do cenário competitivo.
Por que investir em estratégias de marketing?
Um estudo feito pela McKinsey demonstrou que as empresas brasileiras que investem no ambiente digital apresentam um crescimento até 3 vezes maior.
Isso ocorre porque uma boa estratégia de marketing é capaz de alcançar uma parcela maior dos milhões de brasileiros online. Além disso, promover um relacionamento mais intenso com os clientes torna o valor da marca muito maior.
Portanto, o resultado de uma boa estratégia de marketing envolve fidelização e atração de novos clientes. O resultado é o que o estudo demonstrou: um crescimento para a empresa e melhoria no produto ou serviço oferecido.
7 técnicas de marketing para atrair clientes
Agora , quais seriam as técnicas capazes de favorecer o crescimento das organizações? Além disso, o que fazer para que sua empresa seja notada com o marketing? Separamos algumas das técnicas mais importantes, acompanhe.
1. Conheça o seu público-alvo
Uma das técnicas de marketing mais eficientes é a de realizar pesquisas para definir seu público-alvo. Esse processo torna o direcionamento de campanhas e ações mais preciso , uma vez que o perfil do comprador é conhecido.
Em alguns casos, a definição de público-alvo pode até mesmo ir além, quando uma estratégia define uma persona. Nesse caso, é uma personalidade muito mais aprofundada, tornando os esforços das ações centralizados e ainda mais precisos.
Por isso, é muito importante que você defina o perfil de cliente que deseja atingir com base em dados coletados do consumidor. Ao conhecer quem adquire seu produto ou serviço é muito mais simples entender o que o agradaria em uma ação.
2. Seja uma autoridade no seu segmento
Se posicionar como uma autoridade no seu segmento é uma estratégia eficaz. Isso porque o consumidor busca sempre o produto que melhor atende suas necessidades.
A exemplo, quando precisamos de um médico, escolher um profissional especializado é muito mais lógico que um generalista. Da mesma forma, quando a marca é mencionada e vista como especialista, sua confiabilidade é maior.
A técnica de marketing para construção de autoridade envolve diversas atividades para se realizar. A ideia é demonstrar expertise no ramo de atuação, e isso pode ser feito a partir de:
- Conteúdos de blog;
- Criação de e-books;
- Vídeos e materiais educativos;
- Conteúdos relevantes nas redes sociais;
- Entre outros.
A ideia é oferecer ao público um material que o auxilie na área de atuação da empresa. Desta forma, a marca demonstra domínio e ajuda o seu público-alvo, tornando-se uma referência na área em questão.
3. Não invista em apenas uma técnica de marketing digital
Com a diversidade de canais de contato com o cliente, utilizar apenas uma das técnicas de marketing existentes não é interessante. Isso porque uma estratégia multifacetada promove um relacionamento maior com o cliente, além de ser mais completa.
Sendo assim, interligar as técnicas com uma estratégia multicanal, pode facilitar muito mais no alcance de novos clientes. Algumas das técnicas de marketing digital a se utilizar de forma complementar são:
- Inbound Marketing — promovendo uma jornada de funil, onde o usuário tem contato com a marca até optar pela compra;
- E-mail marketing — onde há contato direto com o público, a partir do envio de e-mails de divulgação ou que ofereçam materiais de valor;
- Anúncios — o alcance a partir de anúncios é muito eficiente para usuários que buscam seu produto ou serviço e o encontram na web.
- Redes sociais — as estratégias nas redes sociais são excelentes para construir um branding e conhecer ainda mais seu público-alvo. Por isso, associar todas as técnicas em uma única estratégia é muito eficiente.
Vale também aproveitar as novas oportunidades de divulgação que surgem, e explorar as novidades do meio digital. Frequentemente, surgem novas mídias que proporcionam uma comunicação muito mais fluida com o público.
4. Apareça no Google
Quem precisa de um produto atualmente, utiliza a web como um ponto de partida para entender onde adquirir. Por isso, estar presente no Google é uma excelente maneira de ser conhecido e alcançar novos clientes.
Uma boa forma de ser encontrado nas buscas é a partir da ferramenta Google Meu Negócio. Nela, é possível cadastrar informações acerca da empresa, de forma que o próprio Google pode identificá-la e exibi-la aos usuários.
Outra técnica de marketing fundamental é a de SEO (Search Engine Optimization). Ao produzir artigos para blog, por exemplo, é importante otimizar seu conteúdo para quem está realizando a busca.
Dessa maneira, seu conteúdo é exibido na pesquisa de forma gratuita, e torna-se possível que novos clientes conheçam sua empresa. Por isso, vale otimizar seu site corretamente para ser encontrado.
5. Aproveite o marketing viral
As redes sociais trazem uma oportunidade muito grande de divulgação para as empresas, já que favorece técnicas de marketing viral. Nesse sentido, o marketing viral é uma estratégia que envolve incentivar o compartilhamento de conteúdo.
Assim, as empresas optam por desenvolver frases de efeito, vídeos em formatos diversificados e outros conteúdos que despertem curiosidade. É uma excelente forma de alcançar ainda mais pessoas.
6. Considere o marketing de influência
Investir em divulgações a partir de influenciadores digitais é uma forma muito efetiva de aumentar suas vendas. Isso porque essas personalidades contam com um grande público, que confia e acompanha seus conteúdos.
Assim, o marketing de influência consiste em incluir personalidades com influência na estratégia de divulgação. Como consequência, o público dessas pessoas tende a confiar ainda mais na marca, já que a associam à imagem do influenciador.
7. Faça parcerias estratégicas
Desenvolver um bom networking pode melhorar diversos aspectos de um negócio, em especial para o marketing. Isso porque com os meios digitais é comum que a divulgação entre marcas melhore muito a popularidade de seu produto ou serviço.
Por isso, vale até mesmo investir em uma parceria com outro influenciador, que ajude na divulgação do seu produto.
As parcerias e relações firmes com outras organizações também permitem que a empresa alcance um novo grupo de clientes. Assim, ambas as empresas se beneficiam.
O importante é pesquisar e entender quais parceiros fazem sentido a sua estratégia, e de que forma eles também podem ser beneficiados pela colaboração.
O LinkedIn é uma rede excelente para encontrar boas parcerias de marketing, mas vale buscá-las em diferentes meios.
Para garantir que haverá tempo na execução das técnicas de marketing, é importante não perder tempo com a parte burocrática. Pensando nisso, vale considerar uma parceria com um emissor que facilite seu dia a dia.
O Emitte é um emissor de notas fiscais que permite um maior controle sobre suas finanças. Além disso, oferecemos suporte especializado sempre que você precisar, portanto , conte conosco para melhorar sua gestão financeira.
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Conclusão
O marketing é um conjunto de estratégias muito importante para o crescimento de uma empresa. Assim, as técnicas de marketing podem ajudar a marca a ganhar mais espaço no mercado e atingir novos públicos.
Para tanto, é muito vantajoso contar com um sistema de emissão de Notas Fiscais eficiente, já que ele permite um maior controle financeiro mesmo no aumento das vendas. Alcance novos clientes e mantenha regularidade fiscal com a ajuda do Emitte!
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