Qualquer empresa precisa de uma boa estrutura tecnológica para crescer. Não difere para o microempreendedor, que pode contar com um software para MEI que melhore suas atividades de gestão.

Planejar, executar e monitorar projetos é uma tarefa muito mais difícil quando não se possui um auxílio que automatize determinadas tarefas.

Pensando nisso, separamos um conteúdo exclusivo com opções de software e algumas de suas vantagens. Acompanhe.

Descubra como emitir notas fiscais de forma muito mais rápida e prática com o Emitte!

Como funciona um software para MEI?

Dentre os inúmeros processos que um microempreendedor precisa realizar, alguns podem ser muito facilitados com um software para MEI.

O controle de notas fiscais, por exemplo, pode ser feito para monitorar melhor as finanças do empreendedor.

Os softwares são feitos exclusivamente para auxiliar na gestão e em algumas tarefas repetitivas do microempreendedor.

Desta maneira, as ferramentas para MEI auxiliam na economia de tempo e melhoram a precisão dos processos.

Outra vantagem é que com a automatização, as chances de erros diminuem e o microempreendedor pode dedicar mais tempo ao seu plano de negócio.

Por que ter um software para MEI?

É muito comum que, inicialmente, uma empresa enfrente dificuldades no controle dos próprios processos. Com o crescimento do negócio, a necessidade de controlar e monitorar as vendas cresce exponencialmente.

Um software para MEI é fundamental para ser possível calcular o crescimento da empresa com o passar do tempo. Desta maneira, as despesas e lucros são registrados, tornando possível acompanhar problemas e melhorias.

Assim, ao ter as informações unificadas em um software, é muito mais fácil entender como está sendo a performance do negócio. Além disso, o software para MEI pode auxiliar na visualização de tributos e garantir a regularidade das contas.

Os indicadores financeiros também podem ser muito melhor monitorados a partir dessas ferramentas. Portanto, ter um software para MEI garante maior controle sobre as finanças e representa uma facilidade maior para o crescimento do negócio.

Software CRM ideal para o microempreendedor individual

Software CRM

Primeiramente, a sigla CRM significa Costumer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Quem lida diariamente com leads e compradores precisa de ferramentas tecnológicas para auxiliar nesse processo.

O software para MEI de CRM auxilia na interação com o cliente, melhorando sua taxa de satisfação e fidelização. Sendo assim, conheça algumas ferramentas para isso:

Agendor

Sendo mais voltado para a área comercial, o Agendor é um software que auxilia no processo de evolução com o cliente. Se você precisa trabalhar com negociações, propostas e pós-venda, a ferramenta auxilia na visualização dessas etapas.

Pipedrive

O Pipedrive é um software parecido com o anterior na função de CRM. A interface promete ser simples e a ferramenta possui um enfoque maior nos clientes de forma individual.

melhores soluções de para gestão de projetos e tarefas do MEI

Apps para gestão de projetos e tarefas

Quem é microempreendedor precisa também trabalhar na organização de seus projetos internos e de tarefas recorrentes.

Organizar prioridades, registrar feitos e gerir o próprio tempo são atividades que podem ser auxiliadas com algumas ferramentas gratuitas:

Asana

Com a utilização de calendários e um sistema de organização de projetos, o Asana é uma boa ferramenta para gerenciar processos.

O MEI precisa, muitas vezes, lidar com tarefas obrigatórias que se repetem mensalmente, como o pagamento do DAS, reposição de estoque, etc.

Para não acabar esquecendo, e perdendo o prazo, basta programar no Asana. Ao criar a tarefa, a ferramenta irá notificá-lo quando o prazo se aproximar, facilitando sua rotina.

Trello

O Trello funciona como um sistema Kanban, onde é possível organizar suas tarefas em cartões e inserir prazos. A ferramenta ainda conta com etiquetas, e o usuário pode personalizá-las para identificar as etapas de execução, por exemplo.

A principal diferença é que esse aplicativo não possui uma visualização em calendário. Ainda assim, é extremamente intuitivo, e é ideal para quem deseja organizar suas tarefas por prioridade e de forma personalizada.

Software para MEI: comunicação (interna ou externa)

Seja para conversar com clientes ou com parceiros, algumas ferramentas também auxiliam na comunicação do empreendedor, tornando-a mais fluida.

Além disso, ao utilizar estas aplicações é mais simples separar a vida pessoal e profissional, evitando incômodos:

Comunicação interna: Slack

Trata-se de um chat desenvolvido especialmente para a comunicação interna de empresas. O MEI pode fazer uso desse aplicativo para interagir com parceiros de forma avançada, já que o aplicativo Slack possibilita:

  • criação de canais;
  • círculos — chamadas de voz entre usuários;
  • compartilhamento de arquivos;
  • menções;
  • entre outros.

Comunicação externa: WhatsApp Business

A principal rede social do Brasil também ganha destaque como um software essencial para o microempreendedor, com o WhatsApp Business. A versão Business do aplicativo permite que o usuário programe mensagens para os clientes, facilitando o atendimento.

Gestão e controle financeiro

O foco de um microempreendedor na gestão financeira é fundamental para que o negócio cresça e se sustente. As ferramentas de controle financeiro do MEI podem auxiliar na regularidade fiscal e no controle interno de gastos e lucro.

A partir do software para MEI, é possível também calcular o crescimento e estabelecer metas de negócio. Portanto, as ferramentas de finanças abaixo podem fazer toda a diferença, influenciando diretamente o lucro do empreendedor.

Excel ou Google Sheets

Ambas são ferramentas muito parecidas, que auxiliam na organização de dados a partir de planilhas. O Excel é um programa que precisa ser instalado, enquanto o Google Sheets apresenta um modelo online, com armazenamento em nuvem.

A opção do Google, portanto, é mais recomendada se o MEI precisa compartilhar dados com um contador ou parceiro.

Com essas opções, torna-se possível visualizar, destacar e organizar as finanças do negócio, de forma simples e interativa.

Emitte — emissor de notas fiscais

Lidar com a emissão de NFs-e, garantindo a regularidade dos códigos de produtos e da tributação é uma tarefa que demanda muito tempo, quando feita manualmente.

O Emitte é uma plataforma que simplifica esse processo, e pode ser acessada por computador ou smartphone. Desta maneira, o MEI pode registrar suas emissões, bem como os ganhos e tributos pagos.

Além disso, é possível contar com suporte especializado caso as normas fiscais gerem dúvidas ao usuário. Esse software para MEI simplifica sua gestão e facilita os processos burocráticos!

Tenha o controle de suas vendas e notas fiscais com o Emitte. Conheça já o app feito para MEI!

Conclusão

O mercado oferece diversas opções de software que podem ser uso pelo MEI, e as ferramentas representam praticidade ao empreendedor. Com um maior controle, é possível escalar o negócio com mais segurança e regularidade.

Por isso, escolha a opção mais completa e que te auxilie no crescimento. Gerenciar uma empresa não é uma tarefa simples, mas pode ser muito mais precisa ao contar com a tecnologia e praticidade das ferramentas disponíveis.

Conte com o Emitte para crescer e fazer a diferença no mercado!

emitte-testePowered by Rock Convert