Home / Empreendedorismo

Sistema de gestão empresarial: o que é e como escolher o melhor

Sistema-de-gestão-empresarial-o-que-é-e-como-escolher-o-melhor

Controlar estoque, cadastrar clientes, gerenciar recursos financeiros e emitir notas fiscais são atividades que fazem parte da rotina de qualquer negócio.

Com tantas demandas para se preocupar, pode ser difícil focar no crescimento da sua empresa. Porém, com um sistema de gestão empresarial, é possível otimizar processos e alcançar os resultados esperados.

Neste artigo, você irá aprender o que é um software de gestão, como ele funciona, os tipos existentes e o que considerar antes de escolher o ideal para o seu empreendimento. Não perca!

>> Leia também: 6 dicas para otimizar a organização de seus clientes

O que é um sistema de gestão empresarial?

O sistema de gestão empresarial é um conjunto de ferramentas que permite gerenciar os processos operacionais do seu negócio de forma centralizada.

Com isso, o software facilita na implementação tática de políticas, práticas e processos que são utilizados no desenvolvimento de estratégias e na execução das atividades rotineiras da empresa, como controle de estoque e fluxo de caixa, por exemplo.

O objetivo principal desse sistema é fornecer ferramentas e informações para planejar, monitorar e controlar as atividades, medir o desempenho do negócio, além de implementar processos de melhoria contínua dentro da organização

Quais são os sistemas de gestão empresarial?

Por que adotar um sistema de gestão empresarial?

Adotar um sistema de gestão traz muitas vantagens para o seu negócio, principalmente devido à capacidade de centralizar informações e evitar trabalhos manuais desnecessários e suscetíveis a erros.

Conheça agora as principais vantagens de investir nesse tipo de tecnologia:

Integração das áreas da empresa

Ter vários sistemas de controle de atividades e processos compromete a produtividade das atividades, além de dificultar o acompanhamento das informações.

Isso pode se tornar especialmente problemático quando as informações devem ser transferidas de um programa para outro, o que consome um tempo valioso da equipe.

Já por meio de um software de gestão é possível integrar todas as áreas da empresa em um único sistema.

Esse também é o primeiro passo para padronizar os processos da organização. Como resultado, o trabalho se torna mais consistente e produtivo.

Redução de falhas

O uso de softwares de gestão ajuda a reduzir a chance de falha nos processos, já que as informações são tratadas de maneira coordenada, integrada e muitas etapas ainda podem ser automatizadas.

Desta forma, elimina-se a necessidade de reinserir dados em diferentes sistemas e realizar trabalhos exaustivos e repetitivos, que dão margem para erros humanos que geram retrabalho.

Apoio às tomadas de decisão

Alguns empreendedores têm dificuldade em saber em que nível se encontra o seu negócio. Isso os leva a tomar decisões com base em suposições, pois não conseguem obter dados claros e confiáveis.

Por outro lado, com um sistema de gestão, é possível monitorar o comportamento da empresa, em um único software, além de gerar os relatórios necessários para analisar a situação atual da empresa. 

Assim, as tomadas de decisões ficam muito mais assertivas e ágeis!

Aumento do lucro e redução de custos

Como o sistema pode integrar todos os processos da empresa, você e seus colaboradores gastam menos esforços na execução dessas atividades.

Esta solução pode economizar recursos, principalmente no que diz respeito ao recrutamento de novos colaboradores, pois sua equipe poderá realizar com eficácia as tarefas que já possui.

A economia também é resultado da diminuição de erros, que geram retrabalhos e comprometem a produtividade. 

Além disso, você ainda irá economizar mais tempo para focar em ações que aumentem a lucratividade do seu negócio.

Otimização de uso do capital de giro

Ao integrar informações, reduzir falhas e acompanhar o andamento do seu negócio mais de perto, os custos são mais fáceis de prever. Portanto, há menos necessidade de usar capital de giro para atender imprevistos.

Mulher com nota fiscal

Gestão de tempo nas empresas: 5 dicas para acelerar seus resultados!

Tipos de sistema de gestão empresarial: conheça os modelos

Existem três modelos de sistemas de gestão de negócios: CRM (Customer Relationship Management), BPM (Business Process Management) e ERP (Enterprise Resource Planning). Conheça cada um deles:

CRM (Customer Relationship Management)

O CRM, sigla de Customer Relationship Management, cujo significado é Gestão de Relacionamento com o Cliente, tem como foco os dados de consumidores.

Essa ferramenta permite gerenciar e criar estratégias específicas para atração e retenção de clientes. Tudo isso por meio da organização de dados e registro de histórico de contato de cada usuário.

BPM (Business Process Management)

O BPM (Business Process Management), no português, Gerenciamento de Processos de Negócio, é uma ferramenta que sistematiza processos organizacionais por meio da coleta e organização de dados.

O software coleta informações sobre a execução das atividades diárias da empresa, para possibilitar uma melhor visualização do processo de trabalho.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Já o ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, o Planejamento de Recursos da Empresa, é um sistema integrado de gestão empresarial.

Essa solução é muito útil na área financeira. Seu maior destaque são os recursos que garantem maior controle dos recursos financeiros e contábeis da empresa.

Além disso, auxilia na gestão de estoque, faturamento e compras, tarefas administrativas, dados dos colaboradores, recebimento de receitas e geração de relatórios.

Qual é o melhor sistema de gestão empresarial? Saiba como escolher

Agora que já sabe o que é e quais as vantagens de investir em um sistema de gestão de empresas, é preciso saber como escolher a melhor opção para o seu negócio.

Listamos algumas características que você precisa levar em conta antes de tomar sua decisão:

Analise a praticidade

O sistema de gestão empresarial deve ser fácil e prático de usar, garantindo que você e todos os funcionários possam usá-lo sem problemas.

Por essa razão, avalie cuidadosamente o nível de dificuldade que o sistema oferece para o uso diário e priorize aqueles que realmente facilitam sua vida.

Verifique o custo-benefício

À primeira vista, a implementação de ferramentas de gestão empresarial pode parecer um gasto excessivo, mas a redução de custos e os benefícios trazidos pelo sistema valem o investimento.

Afinal, ao automatizar as operações e tarefas burocráticas, o tempo das atividades também é reduzido e todas as informações da estratégia de negócios podem ser utilizadas e organizadas em um só lugar.

No entanto, é fundamental escolher um sistema de gestão empresarial que se ajuste ao orçamento da sua empresa e que proporcione um custo-benefício para a realidade atual do negócio.

Priorize sistemas de gestão na nuvem

A computação em nuvem traz mais segurança, custos mais baixos e possibilita acesso remoto de qualquer lugar e em qualquer horário. Portanto, considere essa funcionalidade quando for escolher um software.

Assim, os arquivos ficam armazenados na nuvem e não em uma máquina, para que não haja risco de os dados serem perdidos.

Não esqueça da segurança de dados

A segurança que o sistema oferece também deve ser uma prioridade, ainda mais levando em consideração a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Portanto, é indispensável que os arquivos sejam criptografados e que a troca de informações entre o dispositivo de acesso e o servidor utilize código SSL para garantir a confidencialidade.

Conheça o Emitte, o melhor software para emissão e controle de notas fiscais para empresas!

como escolher sistema de gestão

Conclusão

O sistema de gestão empresarial é fundamental para o desenvolvimento e crescimento de empresas de todos os portes, incluindo micro e pequenos negócios, que costumam ter um número enxuto de funcionários e fluxo de caixa mais apertado.

Afinal, essa ferramenta possibilita desenvolver estratégias que geram maiores resultados para o seu negócio. 

Dentre os softwares que facilitam a vida do empreendedor, considere também um emissor de notas fiscais, como o Emitte. Assim, você pode economizar e agilizar a emissão de notas de uma forma simples e intuitiva.

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair