Home / Contabilidade

5 vantagens dos relatórios fiscais para sua empresa!

5-vantagens-dos-relatórios-fiscais-para-sua-empresa

Os relatórios fiscais são basicamente meios que proporcionam uma maior transparência da gestão fiscal. Conforme o que é relatado, a sua empresa aborda os planejamentos e toda a execução orçamentária e financeira.

Além disso, os relatórios explicitam tudo aquilo que foi executado na sua corporação, conforme o que foi estabelecido. Como forma de ser ainda mais transparente na questão da gestão fiscal, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) instituiu o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), com o objetivo de abranger todas as informações necessárias referentes às metas fiscais.

Ficou curioso sobre o assunto? Quer saber quais as vantagens que os relatórios fiscais geram para a sua empresa? Então, continue a leitura e confira!

Qual a importância do relatório fiscal para as empresas?

O RGF foi implementado pela Lei complementar nº 101/00, com o objetivo de proporcionar controle das metas estabelecidas, bem como o monitoramento de execução de cada uma.

Por mais que seja obrigatório em órgãos e entidades da União, estados, municípios e DF, as corporações também montam os relatórios, com o intuito de adquirir uma maior transparência nas suas finanças. Fazendo isso, a sua empresa aumentará ainda mais o controle do seu armazenamento e dos gastos.

Quais informações devem estar contidas no relatório fiscal?

As informações presentes nos relatórios fiscais estão relacionadas às obrigatoriedades fiscais da sua corporação. Por se tratar de algo mais complexo, é possível que seja necessário produzir vários relatórios contendo algumas informações, como:

  • Responsabilidades tributárias: todos os impostos que foram recolhidos e contidos pela instituição;
  • Inscrições: esse ponto varia de estado para estado, ou até de município para município. Além disso, em cada setor de atuação, a empresa pode estabelecer um valor;
  • Obrigações fiscais trabalhistas: aqui temos das mais diversas origens, podendo ser de envios feitos ao eSocial com vínculo trabalhista, como RAIS, GFIP, Caged e diversos outros;
  • Fluxo de caixa: nesse ponto, temos os dados e as informações necessárias sobre a capacidade da corporação de cumprir com as questões fiscais e diversos outros;
  • Estoque: informações em relação ao estoque e aos documentos fiscais de cada mercadoria;
  • Notas fiscais: dados completos sobre todas as emissões realizadas, correções e cancelamentos.

Quais as vantagens dos relatórios fiscais para a sua empresa?

São inúmeras as vantagens advindas dos relatórios fiscais. Pensando nisso, preparamos as principais e mais relevantes!

1. Redução de custos

Sabemos que, atualmente, o número de tributação no Brasil é bastante elevado. Por isso, antes de falarmos, é válido salientar sobre a importância de estar sempre por dentro desse assunto.

Pagar impostos mais baratos do que a legislação exige é um crime para a sua corporação. Esse crime se chama sonegação. Quem o comete pode ser penalizado duramente pela lei.

Porém, pensando no outro extremo, quem paga impostos além do necessário pode perder muito dinheiro. Sabemos que perder dinheiro não é algo positivo, não é mesmo? Isso porque qualquer valor é ouro, podendo ser investido em outros pontos!

Por isso, com o relatório, você conseguirá definir quais impostos são realmente necessários. Isso favorece a manutenção das contas da sua empresa, deixando-as estáveis e controladas da forma mais correta.

2. Aumento da competitividade

No século em que vivemos, as vias tecnológicas e o avanço das empresas fomentaram ainda mais a competitividade. De certa forma, sabemos que a competitividade contribui para o despertar das empresas que ficam mais estagnadas.

Diante do vasto mercado existente, as inovações contribuem para a evolução das corporações também, colaborando para que haja espaço para cada uma no mercado vigente. O que antes levávamos horas para resolver, hoje, podemos resolver em um “clique”!

Mulher com nota fiscal

Caso você, empresário, não tenha bastante capital para investir na sua corporação ou tenha muito medo de ser pego pela fiscalização, sua empresa, infelizmente, ficará mais estagnada do que as outras!

Claro que sabemos que, no início de uma gestão, o capital não flui muito bem, mas com dedicação e esforço, dá tudo certo!

Por exemplo: você pode gerir a sua empresa criando planos de execução, como os relatórios, de modo que você conseguirá prever um pouco mais sobre os custos de cada etapa. Fazendo isso, você vai encontrar mais tempo e conseguirá se tornar uma empresa ímpar e lucrativa no mercado!

3. Evitando problemas com a Receita Federal

Como já mencionamos anteriormente, sabemos que a legislação é muito rigorosa quanto a essa questão e que não pagar impostos o faz responder por crime de sonegação!

A Receita Federal acompanha os documentos periodicamente e, por isso, eles fiscalizam rigorosamente as suas ações na empresa. Fique atento!

4. Otimização do fechamento da contabilidade

Todo o funcionamento de uma empresa gira em torno do planejamento e da equipe que o conduz. Por isso, todo o setor administrativo e financeiro gira em torno disso, sendo basicamente as consequências do que foi gerido.

Os relatórios fazem basicamente isso. Podemos dizer que são o planejamento da corporação, uma vez que explicitam a realidade da empresa e possibilitam ações que podem estabilizar a questão financeira, otimizando o fechamento da contabilidade.

Além disso, o fechamento pode ser feito bem mais rápido do que o comum, com a garantia de conter informações corretas e eficazes para o gerenciamento.

Diante disso, podemos entender que a organização dos dados ajuda muito a parte da contabilidade, além de diversos outros departamentos da corporação.

5. Centralização de documentos fiscais

O relatório centralizará os seus documentos, permitindo que tudo esteja contido em um único lugar, otimizando ainda mais a organização e a atuação da gestão.

Além de podermos contar com a tecnologia, os relatórios fiscais facilitarão a busca por documentos, contribuindo para o desenvolvimento da instituição. Sabemos que não é tão fácil, mas, com toda dedicação e com esforço, a empresa consegue se adequar ao uso dos relatórios fiscais!

Elaborar cada relatório fiscal exige muita dedicação, mas os frutos que serão colhidos serão abundantes! Por isso, devemos pensar no futuro e ir muito além!

Portanto, preparamos este post para facilitar ainda mais a sua trajetória de empreendedor, incentivando você a adotar novos modos que farão a sua empresa crescer ainda mais!

Gostou do nosso artigo sobre relatórios fiscais? Então, entre em contato conosco e conheça como podemos ajudá-lo!

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair