Um programa para emitir nota fiscal pode ser muito útil já que a NF-e é um documento obrigatório, criado como substituto do documento em papel.

Ela serve para informar as transações comerciais relacionadas às vendas de produtos e à prestação de serviço.

Assim, este documento contribui para o recolhimento adequado dos impostos e a fiscalização dos órgãos responsáveis.

Para a sua emissão, é possível contar com um programa emissor de notas. Isso porque se trata de uma ferramenta responsável pela comunicação da empresa com a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Assim, é possível que a nota fiscal seja gerada por meio da reunião e de envios dos dados necessários, fazendo com que a emissão seja autorizada.

Devido à sua importância, é necessário que a escolha do programa ideal seja um processo bem avaliado.

Por isso, separamos os pontos mais relevantes que devem ser considerados. Confira!

Precisa de um sistema desenvolvido para a emissão de suas NFs-e? Conheça os planos do Emitte!

Programa para emitir nota fiscal: 3 alternativas para conhecer

Separamos algumas alternativas de emissor de notas abaixo, para auxiliar na escolha pelo programa.

É importante notar que as 3 opções diferem muito entre si. O empreendedor precisa considerar pontos como segurança, estabilidade do sistema e atualizações na plataforma no momento da escolha.

No mais, avalie e selecione a alternativa que melhor se adequar às necessidades da sua organização!

1. Emissor do SEBRAE

O emissor SEBRAE permite a emissão ilimitada de NFs-e. As informações precisam ser inseridas de forma manual, e é necessário realizar a instalação do programa em seu computador.

Anteriormente, o emissor do SEBRAE pertencia à SEFAZ, portanto se trata de um bom serviço para quem precisa emitir poucas notas.

Como as informações precisam ser inseridas em todas as emissões, empresas maiores podem enfrentar problemas para com o tempo de preenchimento. Ainda assim, o SEBRAE facilita para empreendedores que possuem mais tempo para as emissões.

2. Prefeitura

Algumas cidades contam com um emissor de NFs-e específico. Essa opção permite ao empreendedor maior segurança, embora possa ser pouco intuitiva.

Além disso, em alguns locais o programa oferecido pela prefeitura também pode ser desatualizado, ou apresentar quedas no sistema. O ideal, por isso, é sempre possuir uma segunda opção, para evitar imprevistos.

3. Emissor privado

No mercado existem opções de programas para emitir nota fiscal desenvolvidas por empresas. Nesses casos, é importante identificar o certificado digital, já que ele garante a segurança das emissões.

Um emissor privado pode ser vantajoso por suas constantes melhorias. Como o usuário geralmente paga pelo serviço, há investimento para otimizações e um serviço muito mais completo.

Outra vantagem é o atendimento especializado que essa opção oferece. Em casos de dúvidas, o empreendedor pode contar com profissionais da área que o auxilie na emissão de diversos tipos de notas fiscais.

Para quem precisa emitir um grande volume de NFs-e, o serviço também é muito vantajoso.

Isso porque há um maior controle das emissões, a partir de registros, e ainda o preenchimento automático de dados já informados. Tudo isso agiliza o processo e diminui possíveis erros.

Quais as vantagens de contar com um programa para emitir nota fiscal?

A tarefa de emissão de notas fiscais pode tomar muito tempo do empreendedor. Além disso, realizar os processos manualmente, sem o auxílio de terceiros pode acarretar erros que comprometam a regularidade fiscal da empresa.

Por isso, contar com um programa para emitir notas fiscais melhora a gestão financeira e a segurança fiscal do empreendedor. Porém, não para por aí.

Um bom programa para emitir nota fiscal também pode conter diversas outras vantagens:

Diminuição de multas tributárias

As notas fiscais são usadas para fins de cálculo de tributos e impostos, evitando que a empresa cometa erros que podem ocasionar crimes fiscais e gerar muitos problemas e prejuízos e comprometer o pleno funcionamento do negócio.

Isso ocorre pelo fato de que um bom programa realiza a emissão de forma correta, reduzindo de forma considerável as possibilidades de alguma falha ocorrer. Com o maior controle sobre as emissões, fica mais simples calcular e cumprir obrigações fiscais.

Melhorias constantes

O programa traz atualizações com frequência, o que gera novas funções capazes de evitar erros que possam comprometer o funcionamento da ferramenta.

As atualizações também favorecem a empresa caso alguma norma seja modificada. Um programa para emitir nota fiscal atualizado garante que a organização terá suas necessidades de emissão atendidas sempre.

Reúne as informações da empresa e dos clientes

O emissor de nota fiscal garante que todos os dados relevantes sejam convertidos e reunidos no documento fiscal.

Isso permite a entrada de informações relativas ao negócio, produtos vendidos, serviços prestados, entre outros, formem a NF-e.

ganhe produtividade com um software de emissão de notas fiscais

Otimiza o tempo

Pelo fato de o programa ser simples, por meio dele, é possível gerar tanto a nota fiscal quanto o DANFE, além de poder enviá-los diretamente para o e-mail do cliente de maneira automática, o que leva a uma redução interessante de tempo.

Elimina divergências entre NF-e e DANFE

O DANFE se trata do documento auxiliar que acompanha os produtos e é obrigatório no decorrer do transporte. Nele, devem constar os dados da nota fiscal eletrônica.

Por meio de um sistema emissor com a opção de DANFE, os dados são integrados e se comunicam entre si, evitando qualquer tipo de divergência quanto a isso.

Emite relatórios detalhados

Um relatório detalhado e preciso é importante em várias situações:

  • envio ao contador para análise;
  • elaborar o fluxo de caixa;
  • verificar a saúde financeira da empresa;
  • utilizar como base para tomada de decisões;
  • entre outros.

Esse documento pode ser feito por um emissor privado, e garante diversas vantagens para a área contábil da instituição.

Armazena a NF-e

O armazenamento dos documentos fiscais, como a NF-e, é obrigatório por lei em um prazo mínimo de 5 anos.

Caso a empresa passe pela fiscalização e não apresente as notas solicitadas, é comum que sofra multas com valores acima de R$1.000.

Desta forma, por um bom sistema é possível arquivá-los em nuvem de maneira confiável e segura. Em caso de necessidade, os documentos são facilmente acessados e a empresa evita penalizações.

Programa para emitir nota fiscal: como escolher o mais adequado?

Para usufruir de todas as vantagens proporcionadas pelo programa para emitir nota fiscal, é necessário escolher o mais apropriado para atender às demandas da empresa. Aprenda a fazer essa escolha corretamente.

Necessidades do negócio

É preciso mensurar quais aspectos são relevantes para o negócio. Por exemplo:

  • Quantas notas precisam, em média, ser emitidas por mês;
  • Se as notas precisam ser emitidas rapidamente;
  • Quais são as funções necessárias;
  • Se o sistema precisa ser completo ou ser desenvolvido com funções limitadas, entre outros.

Dessa forma, você consegue entender melhor os fatores imprescindíveis para o sistema que deverá ser implementado pela empresa.

Facilidade de uso

O programa deve ter um layout de simples utilização, já que isso gera mais rapidez e praticidade na hora em que o usuário estiver manuseando, levando a uma experiência bastante positiva.

É importante ter em mente que a eficiência de uma ferramenta está diretamente ligada às funções em si e, também, à facilidade de uso. Por esse motivo, o emissor deve ser constituído de um comando simples e intuitivo.

A facilidade de uso em um programa para emitir nota fiscal também auxilia o usuário a se adaptar às funções facilmente. O resultado é que levará menos tempo para a adaptação, tornando possível explorar todas as funções a seu favor.

Diferenciais

Após entender quais são as necessidades do negócio, é o momento de verificar os diferenciais de alguns emissores disponíveis no mercado.

Tenha em vista que é possível encontrar opções mais completas e personalizadas, que possibilitam um controle melhor sobre notas autorizadas, rejeitadas e canceladas.

Essas opções podem também disponibilizar gráficos precisos em conformidade com os dados recolhidos! Assim, é muito mais simples implementar uma análise visual ágil acerca de suas emissões.

programa emissor de notas com melhor custo-benefício

Custo-benefício

Para conquistar um bom custo-benefício, é essencial pesquisar sobre as funcionalidades que os programas oferecem.

Assim, é possível encontrar aqueles que estejam mais bem alinhados com a realidade da organização e que caibam no orçamento definido para esse tipo de investimento.

Escolher a opção mais adequada para a sua empresa pode fazer toda a diferença nos processos de emissão.

Para uma nota fiscal de remessa, por exemplo, um sistema consegue salvar dados como o CST (Código de situação Tributária) previamente digitados.

Consequentemente, nas emissões seguintes, o processo é muito mais ágil. O resultado é que sobra tempo a ser investido em outras atividades, fazendo com que a empresa economize e potencialize o benefício do programa.

Suporte técnico

Da mesma forma, outro ponto relevante é o suporte técnico oferecido aos clientes, já que dúvidas e problemas podem surgir a qualquer momento e precisam ser rapidamente resolvidos.

Contar com especialistas que orientem as atividades de emissão também é uma grande vantagem. Assim, em casos de dificuldades para identificar códigos ou calcular cobranças, o direcionamento é muito mais simples.

Então, averigue se o sistema conta treinamentos para novos usuários, se o suporte é acessível, se há disponibilização de vários canais de comunicação, entre outros.

Possibilidades de armazenamento

Ou seja, um bom serviço de emissor de nota fiscal vai incluir a possibilidade de armazenamento em nuvem, o que vai simplificar o acesso às informações quando preciso, além de realizar um backup seguro, evitando que a perda de dados possa prejudicar o processo de emissão do documento.

segurança é essencial ao escolher o emissor NF-e

Segurança

Enfim, o emissor de notas fiscais lida com informações importantes e, muitas vezes, sigilosas.

Conferir se o programa para emitir nota fiscal apresenta segurança de dados é obrigatório para garantir uma emissão adequada. Para isso, uma alternativa pode ser avaliar a experiência de outros usuários com o programa.

Caso existam outras opiniões muito negativas, o ideal é não arriscar inserir as informações da empresa. Caso essas informações sejam acessadas indevidamente, a empresa pode arcar com diversos problemas.

Além disso, é importante que a solução ofereça a opção de adquirir um certificado digital, que é o que vai manter a segurança necessária, validando as suas notas fiscais e garantindo a transmissão desses tipos de informações exigidas

custo de um programa emissor de notas

Quanto custa um emissor de nota fiscal?

Mesmo com a existência de opções de programa para emitir nota fiscal grátis, nem sempre é vantajoso optar por eles. Isso por algumas funcionalidades serem incompletas ou limitadas.

Um emissor de nota fiscal pago, por outro lado, possui investimento suficiente para promover um serviço de qualidade e completo. É o caso do Emitte, que oferece desde emissão de NF-e até suporte especializado para suas operações.

Os valores podem variar conforme a escolha das funcionalidades contratadas. É importante considerar um programa para emitir nota fiscal como um investimento, já que irá proporcionar mais tempo ao usuário.

Ainda assim, os valores oferecidos pelo Emitte são acessíveis e oferecem um serviço completo e otimizado. Além disso, há a opção pré-pago, onde você pode pagar por nota emitida.

Emitte: o melhor emissor de NFe para PMEs

Se sua necessidade é um programa completo e eficiente para emitir nota fiscal, o Emitte pode ser o que você está buscando.

Isso porque contamos com um serviço disponível para celulares e computadores, além dos demais diferenciais:

  • Mais de 78.000 empresas já utilizam nosso emissor;
  • Cadastro automático de produtos;
  • Apenas R$1,99 por nota — no plano pré-pago;
  • Emissão de todos os tipos de notas fiscais;
  • Suporte com especialistas que podem te auxiliar nos processos de tributação;
  • Relatórios de notas fiscais;
  • Entre muitos outros.

Para garantir a regularidade de suas emissões, além de contar com o cadastro de produtos e segurança de suas informações, conte com o Emitte. Assim, você economiza evitando possíveis problemas.

Conheça nossos planos e garanta a emissão otimizada no programa para emitir nota fiscal do Emitte!

Conclusão

Agora que você entende melhor a importância de um emissor de NFs, e também como escolher um bom programa, o ideal é contar com uma empresa confiável e experiente no mercado, como a Emitte.

Oferecemos uma plataforma online completa e segura para a emissão de notas fiscais eletrônicas (NFe) para MEIs, pequenas e médias empresas que trabalham no:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • ou Lucro Real.

Oferecemos emissões de forma simples e sem burocracias desnecessárias.

Conte conosco para economizar tempo com as emissões e garantir que sua empresa esteja de acordo com as normas tributárias sem complicações!

emitte-testePowered by Rock Convert