Home / Nota Fiscal

Nota Fiscal Rejeitada: principais erros e soluções

Nota-fiscal-rejeitada-Descubra-o-que-fazer

Você tem uma nota fiscal rejeitada e não sabe o que fazer?

Primeiramente, emitir notas fiscais é um processo essencial para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, pois é somente assim que as vendas de produtos ou prestações de serviços podem ser concretizadas.

Porém, o procedimento de emissão do documento fiscal exige muita atenção, já que um pequeno erro pode causar a rejeição de uma nota fiscal.

E mesmo que haja solução, ninguém quer essa dor de cabeça.

Afinal, quando uma nota fiscal é rejeitada pela SEFAZ, ela deixa de ser válida, impedindo que a emissão seja finalizada.

Felizmente, apesar da rejeição, existem algumas medidas que podem ser tomadas para solucionar e prevenir os erros cometidos que acabam gerando esses problemas com a NF-e.

Então, se você deseja saber mais sobre a nota fiscal rejeitada, continue sua leitura!

Qual a causa de uma nota fiscal rejeitada

Uma nota fiscal eletrônica pode ser rejeitada por algumas situações específicas. A maioria delas é causada por erros contidos nas informações enviadas ao Fisco.

nota fiscal rejeitada

Assim, ao preencher determinados campos, é possível que sejam percebidas inconsistências que geram diferentes tipos de rejeições. Felizmente, cada uma delas tem uma solução.

Portanto, separamos abaixo alguns dos problemas que causam a rejeição na nota fiscal, bem como a resolução de cada situação!

CNPJ inválido

Um dos maiores erros ao emitir o documento é inserir um CNPJ inválido. Caso isso ocorra, você verá dois possíveis casos de rejeição:

Rejeição 207: o CNPJ do emissor não é considerado válido. 

Rejeição 208: o CNPJ do destinatário não é considerado válido.

Para ambos os casos, o erro pode estar associado ao tamanho ou à quantidade de números preenchidos, visto que o CNPJ sempre apresenta 14 caracteres.

Além disso, o posicionamento dos números pode estar incorreto, ou o dígito verificador estar errado. 

Assim, para solucionar esse problema basta verificar o CNPJ do emitente e do destinatário, consultando o número no site da Receita Federal para confirmar se há informação inconsistente.

Empresa não registrada

Outros casos de rejeição ocorrem quando a empresa não é registrada no sistema. Nessa situação, você verá o seguinte status:

A Rejeição 203: emissor não habilitado para emissão de NF-e.

Esta rejeição é uma das mais comuns e indica que a empresa emissora não está habilitada para fazer a emissão de notas fiscais.

Se isso ocorrer, é preciso ir até a SEFAZ do seu estado ou entrar em contato através do próprio site para fazer as correções necessárias ou solicitar a permissão para emissão.

Duplicidade

A duplicidade também acontece com muita facilidade. Aqui, você verá o seguinte erro: 

Rejeição 539: Duplicidade de NF-e com diferença na Chave de Acesso

Nesse sentido, a diferença entre as duas NF-es emitidas é a chave de acesso. Para resolver esse problema, é necessário verificar:

  • Os dados da série;
  • Os números;
  • Os valores;
  • As datas de emissão.

Em seguida, é preciso clicar em sincronizar a nota e então tentar aprovar novamente.

Inscrição estadual

Assim como nos casos anteriores, é possível que, ao preencher sua nota fiscal, algumas inconsistências sejam percebidas na sua Inscrição Estadual. Assim, será possível ver a seguinte rejeição:

Mulher com nota fiscal

Rejeição 234: IE do destinatário não vinculada ao CNPJ.

Dessa forma, o erro ocorre quando são inseridos números incorretos, o que resulta em não vinculação a um CNPJ ativo.

Nessa situação, é importante averiguar rapidamente o número de inscrição informado para então reenviar a nota fiscal.

Principais rejeições da nota fiscal

Como você percebeu, existem diversos errinhos que podem fazer com que sua nota fiscal seja invalidada pelo Fisco, impedindo-a de ser emitida.

Assim, vale conferir os principais motivos e suas soluções.

Rejeição 204

Aqui, o erro ocorre por motivo de duplicidade da NF-e. Ou seja, o número da nota fiscal já foi registrado pela SEFAZ, impedindo-o de ser utilizado novamente.

Um exemplo de quando isso pode ocorrer é caso a nota já tenha sido emitida por um emissor e, por engano, for lançada novamente em um sistema diferente.

Com isso, será preciso rever a chave de acesso informada antes de prosseguir com a emissão.

Rejeição 207 e 208

O CNPJ do emissor ou destinatário é inválido. Como mencionamos, isso normalmente ocorre pelo preenchimento errado no número do documento.

Assim, vale verificar a sequência de 14 dígitos e preenchê-la novamente.

Rejeição 245

Nessa situação, o CNPJ do Emitente informado é válido, mas consta como não cadastrado na SEFAZ do estado em questão.

Com isso, o primeiro passo é verificar se o número do documento foi preenchido corretamente. Após isso, também é válido consultar o status do seu CNPJ através do site do SINTEGRA.

Confira o passo a passo para a consulta neste artigo.

Rejeição 778

O NCM informado na nota é inválido ou inexistente. Esse erro é comum e normalmente está associado ao preenchimento incorreto. Portanto, vale conferir a tabela de NCM e preenchê-lo novamente.

Tabela de erros nfe

Agora que você viu o que faz com que uma nota seja rejeitada, além de alguns dos principais erros, separamos uma tabela com todas as rejeições que podem ocorrer.

Assim, confira abaixo a lista completa de rejeições e suas causas.

[table id=6 /]

Diferença entre uma nota fiscal rejeitada e denegada

Ainda que os nomes sejam similares, ambas as situações ocorrem por motivos bem diferentes, e também possuem resoluções distintas.

Dessa forma, a NF-e é denegada quando uma das partes tem pendências fiscais com a Secretaria da Fazenda. Já a NF-e é rejeitada por erro de dados e pode ser consertada em uma segunda tentativa.

Enfim, a nota fiscal rejeitada pode ser corrigida e submetida novamente.

A numeração a ser utilizada pode ser a mesma ou pode ser substituída por uma nova, isso devido ao fato de que o documento fiscal eletrônico rejeitado não fica na base de dados de NF-es da Secretaria da Fazenda.

Como o Emitte te ajuda a se prevenir

Ao emitir sua nota fiscal com o Emitte, além de garantir emissões automatizadas e em poucos cliques, é possível preencher os campos da nota com mais facilidade.

Isso porque o próprio sistema registra informações já preenchidas, fazendo com que as próximas emissões sejam mais rápidas e simples.

Além disso, caso surja algum erro ou imprevisto, você pode conversar com nosso suporte direto do próprio sistema ou até do seu WhatsApp. Assim, suas notas serão muito mais rápidas e fáceis de emitir.

Gostou do nosso post sobre nota fiscal rejeitada? Compartilhe este conteúdo no Facebook e Instagram para que os seus amigos fiquem por dentro do assunto!

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair