Em um mercado altamente competitivo e saturado, o consumidor é bombardeado por propagandas de produtos e serviços diariamente por todos os lados. Então, como um escritório de contabilidade pode se destacar e conseguir a atenção de novos clientes? É exatamente aí que o marketing contábil se enquadra.

Preparamos este conteúdo didático para que você entenda o que é marketing contábil, como ele funciona e quais são as melhores dicas para colocar esse tipo de estratégia em prática no seu negócio. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é marketing contábil?

O universo de marketing é bastante amplo e abrange os mais diversos nichos do mercado e espectros da sociedade. Suas nomenclaturas também costumam ter muitas variações, tais como marketing digital, Inbound Marketing, marketing de influência e assim por diante.

Dado o contexto, marketing contábil nada mais é do que o conjunto de estratégias, medidas e ações realizadas para promover uma marca, empresa ou profissional do setor de contabilidade.

Como funciona o marketing contábil?

O primeiro passo de qualquer planejamento para promover uma ideia, produto ou conceito é conhecer o comportamento do público-alvo. É com base nas escolhas que o cliente potencial faria, assim como suas necessidades e ambições, que todas as ações e campanhas são idealizadas.

Existem inúmeras formas de colocar o marketing contábil em prática para que o negócio se destaque diante de seus concorrentes. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Como fazer marketing contábil?

Veja a seguir uma série de dicas sobre como aplicar o marketing contábil em seu escritório de contabilidade!

Conheça a sua persona

Como foi dito, qualquer campanha ou ação de marketing, para que seja bem-sucedida, deve ser segmentada. Isto é, direcionada com foco em um nicho específico do mercado e a premissa é que seja o mais detalhado possível.

Isso significa que a base do planejamento do marketing contábil é conhecer minuciosamente o perfil das pessoas que têm o maior potencial para virem a se tornar clientes de seu escritório de contabilidade.

Tenha um blog e produza conteúdo relevante

Partindo do pressuposto de que você tem personas muito bem-definidas, agora é o momento de começar a produzir conteúdo útil e relevante para o seu público-alvo. Chamamos essa vertente de Marketing de Conteúdo.

Uma das ferramentas fundamentais do Marketing de Conteúdo é o blog, pois é neste canal de comunicação que os materiais produzidos serão veiculados e, ao mesmo tempo, por onde os usuários encontrarão as soluções que o seu negócio tem a oferecer.

Participe ativamente das redes sociais

Por fim, mas não menos importante, o ambiente virtual está se tornando tão importante quanto o físico. Sendo assim, participar ativamente das redes sociais é uma das formas mais eficientes de aumentar o engajamento com o público. Além disso, as mídias sociais podem ser usadas para promover os posts do blog de forma que aumente consideravelmente o poder alcance das publicações, tornando a sua marca uma autoridade no assunto.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, uma boa estratégia de marketing contábil exige que os gestores conheçam profundamente o público-alvo de seus produtos e serviços, pois isso ajuda a determinar o tom de comunicação e o tipo de material a ser produzido para prospectar novas oportunidades de negócio!

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