A tecnologia traz, cada vez mais, novas opções para as vendas e a relação com o consumidor.
Um grande exemplo disso é o link de pagamento, que facilita as transações para o cliente e ainda melhora os processos para a empresa.
A preferência do brasileiro pelas compras online também acelerou o processo de modernização dos métodos de vendas.
No país, segundo o NZN Intelligence, cerca de 74% dos consumidores já preferem comprar pela internet.
Mas afinal, como a utilização de links de pagamento podem aumentar as vendas web ou simplesmente facilitar a compra para os clientes? Como gerar um link assim? Bem, você irá descobrir essas e outras informações conosco hoje!
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O que é link de pagamento?
Link de pagamento é uma funcionalidade para qualquer empreendedor que deseje realizar suas vendas pelas redes sociais ou web.
Na prática, o cliente pode acessar o link gerado e pagar, sem a necessidade de sites terceiros, bastando apenas a funcionalidade oferecida por algum serviço.
Também é possível compartilhá-lo em diversas plataformas, basta ter disponível o envio de uma mensagem de texto.
Ao enviar o link ao cliente, ele funciona como um botão, que levará o comprador a uma plataforma de pagamentos.
Justamente pela praticidade e facilidade de enviá-la por qualquer meio, a funcionalidade é perfeita se você não possui uma plataforma de e-commerce.
É possível aproveitar os meios de comunicação disponíveis e realizar suas vendas por lá mesmo, sem precisar desenvolver estruturas próprias e complexas.
Como é possível receber pagamentos pelo link?
Ao enviar o link para seu cliente, é possível receber assim que ele realizar o pagamento. Assim, o sistema é semelhante ao PIX ou uma transferência bancária comum, e o dinheiro cai diretamente em sua conta bancária.
Geralmente, os serviços que oferecem links cobram taxas de acordo com a modalidade de pagamento escolhida com o link.
Por exemplo, quanto mais tempo até que o valor seja acrescentado à conta, menores as taxas. Você pode definir se deseja receber no mesmo dia ou em até 30 dias após o cliente efetuar o pagamento com seu link. Dessa maneira:
- É possível ter um bom controle de vendas, partindo dos links gerados;
- Pode-se definir o momento que você deseja receber os pagamentos;
- O processo é extremamente simples, portanto não demanda muito tempo ou troca de dados;
- Você adere a uma tendência que cresceu cerca de 260% ao longo da pandemia, segundo a Cielo.
Como emitir um link de pagamento?
Mas, afinal, como emitir o link para compartilhá-lo com os clientes? Antes de mais nada, é importante escolher uma plataforma que disponibilize essa função.
Nela, você irá encontrar a opção “link de pagamento” ou “de cobrança”, bastando selecioná-la e seguir o passo a passo:
- Configure o valor da venda que deseja receber;
- Defina o prazo para o pagamento com o link;
- Selecione o método de pagamento para o cliente, se em boleto ou um link de pagamento com cartão;
- Você também pode inserir detalhes do produto nessa configuração;
- Por fim, envie-o para o cliente via E-mail, Whatsapp ou qualquer outro meio;
Em algumas plataformas, na opção “crédito” você pode ainda optar por oferecer parcelamentos na venda, com ou sem juros para o comprador.
Não deixe de pesquisar as aplicações que oferecem esse sistema, comparando as taxas e custo-benefício.
Dessa maneira, você oferece uma opção segura de pagamento ao seu cliente sem precisar arcar com valores acima da média.
Quais as vantagens dessa funcionalidade?
Você provavelmente percebeu que a utilização de um link de pagamento é muito prática, tanto ao emitir quanto para o uso do comprador.
Ainda assim, as vantagens do sistema não param por aí, sendo possível identificar outros benefícios, como:
Rápido compartilhamento
Não há a necessidade de utilizar maquininhas ou exigir muitas informações do cliente. O ágil compartilhamento permite que você simplesmente envie o link em canais diretos, onde o processo para pagar é extremamente simples.
Também não é preciso que o consumidor faça cadastros sem fim em inúmeras plataformas, como funcionaria tradicionalmente no e-commerce.
Basta copiar e enviar a cobrança, e em alguns segundos o compartilhamento pode ser feito para dezenas de vendas.
Estratégias para evitar desistências
A régua de cobrança também pode ser favorecida com esse sistema. Isso porque você pode desenvolver métodos que diminuam as desistências ou inadimplência enviando o link diretamente no e-mail, ou outro meio.
Imagine que, ao invés de ter de acessar um site ou plataforma, seu cliente simplesmente poderá pagar as compras de sua própria caixa de mensagens. Assim, o processo facilita nas vendas e melhora o conforto nos pagamentos.
Vendas ativas e confiabilidade
A regularidade dos links de pagamento, que aceitam pagamentos em cartões e boleto tornam a visão de um comércio, mesmo que por redes sociais, muito mais séria.
Assim, mesmo que o seu negócio seja inteiramente “informal” a praticidade e os meios de pagamento o tornam mais firme para o comprador.
Outra vantagem, ainda, é que é possível acompanhar de perto as vendas em progresso no sistema.
Consequentemente, você pode ter um maior controle financeiro sobre seus recebimentos e gerenciar melhor os pagamentos a receber.
Afinal, vale a pena utilizar um link de pagamento?
Se o negócio ainda não está consolidado em sites ou propriedades físicas, o link de pagamento é muito vantajoso ao MEI.
Além de não demandar burocracias excessivas ou mesmo as maquininhas de cartão, o empreendedor pode conquistar novos clientes com essa praticidade.
Para atribuir ainda mais seriedade nas vendas, a emissão de notas fiscais também faz toda a diferença.
Utilize um sistema emissor prático e garanta que as vendas por link de pagamento estejam devidamente regularizadas.
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Conclusão
Com a crescente demanda por praticidade, as vendas pela internet e redes sociais ganham cada vez mais espaço.
Para os métodos de pagamento, isso não poderia diferir, já que o consumidor não quer mais perder tempo.
Assim, links de pagamento surgem para promover agilidade tanto para o vendedor, quanto para o consumidor, que recebe a cobrança diretamente por mensagens de texto.
Vale associar esse método seguro a uma emissão de notas também simplificada, para regularizar as vendas, ter um maior controle sobre elas e ainda passar a seriedade do negócio aos clientes.
Para isso, conte com o Emitte para MEI e melhore seu controle financeiro, fidelizando clientes e aumentando suas vendas!