Para que o agricultor estabeleça uma relação equilibrada entre os custos de produção e a receita gerada, isto é, consiga produzir mais e gastar menos para que obtenha uma margem de lucro satisfatória, é preciso melhorar a sua gestão de processos agrícolas.

Para isso, uma série de técnicas e processos devem ser adotados, como uso da tecnologia, profissionais especializados.

Portanto, preparamos este conteúdo para que você saiba como fazer uma gestão de processos agrícolas muito mais eficiente. Continue a leitura do artigo para entender mais sobre o assunto!

Qual a importância da gestão de processos agrícolas?

Da mesma maneira que uma safra produtiva depende de boas sementes, o sucesso de uma produção rural necessita de boas práticas de gerenciamento de processos. Afinal, se o controle das operações for eficiente.

Sendo assim, podemos afirmar que a importância de implementar boas práticas de gestão de processos agrícolas se deve ao fato de que administrar uma propriedade rural não se resuma somente à compra de equipamentos, fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas. Assim como em qualquer negócio, abrange também o gerenciamento da equipe, relacionamento com fornecedores e aspectos contábeis e financeiros.

Separe as finanças pessoais e da propriedade

Por mais que essa pareça ser uma dica um tanto óbvia, o fato é que em muitos negócios familiares é comum que as finanças pessoais não sejam devidamente separadas daquelas que são da propriedade.

Essa prática abre margem para atitudes como o uso do capital de giro da safra para gastos com a família.

O produtor precisa saber quanto há disponível para investir no campo ou quanto pode contar para o pagamento de despesas pessoais.

Mapeie as plantações com uso de georreferenciamento

O georreferenciamento é uma ótima alternativa para proprietários que desejam adotar uma gestão de indicadores de agricultura mais eficientes, pois ele ajuda a mapear toda a lavoura e a identificar uma série de fatores importantes, como áreas com o solo mais fértil.

Com o uso desse recurso é possível ser mais assertivo no momento de tomar as decisões adequadas para tratar as áreas de plantio e para lidar com as questões financeiras do negócio.

Utilize softwares de gestão de processos agrícolas

Não é novidade que o uso de tecnologia na gestão de processos tem impactado positivamente empresas dos mais diversos segmentos do mercado. Com o setor agrícola não poderia ser diferente, pois as soluções tecnológicas contribuem com o aumento da produtividade e com a melhoria dos resultados operacionais da lavoura.

Atualmente, existem softwares que oferecem uma infinidade de benefícios para a gestão de processos agrícolas, tais como:

  • Otimização das rotas de plantio;
  • Controle automatizado de pragas;
  • Gerenciamento do desempenho das máquinas;
  • Monitoramento do clima.

Além dos pontos citados, outra vantagem de usar a tecnologia para otimizar a gestão de processos agrícolas é que o uso de um bom software permite que os gestores tenham controle sobre as mais diversas atividades em um único sistema.

Invista no controle de irrigação

O controle de irrigação é um dos aspectos cruciais de uma propriedade rural, pois envolve a análise de uma série de fatores como o tipo de cultura que está sendo cultivada, o clima e a fertilidade do solo.

Portanto, é muio importante que as soluções que envolvam todas essas variáveis sejam consideradas. Mais uma vez, o uso da tecnologia para a gestão de processos agrícolas pode ser benéfica, pois ajuda a gerenciar a umidade do solo de forma automática e contínua.

Com isso, a empresa evita desperdícios que possam levar a gastos desnecessários e gera economia, além de eliminar processos que facilitem o aparecimento de doenças.

Faça o controle de pragas

Uma parcela significativa dos problemas do produtor rural é originada a partir das pragas que surgem nas culturas cultivadas. Nesse aspecto, uma das medidas de gestão de processos agrícolas que podem ser adotadas é o uso de biotecnologia.

Isso se deve ao fato de que, com ela, o agricultor passa a contar com diversas soluções eficientes com a finalidade de realizar o controle biológico de pragas.

Para concluirmos este artigo, é importante destacar que a Emitte pode ajudar a melhorar a gestão de processos agrícolas com a sua plataforma online para emissão de notas fiscais eletrônicas para micro, pequenas e médias organizações. A automação de processos contábeis reduz significativamente a possibilidade de erros de preenchimento.

Quer conhecer todas as soluções que a Emitte pode proporcionar para a gestão de processos agrícolas de sua empresa? Então entre em contato com a gente para saber como podemos ajudar!