Primeiramente, implementar uma gestão de fornecedores eficiente é um dos pré-requisitos para a construção do seu diferencial competitivo no mercado. Afinal, descartar a importância desse público no seu desenvolvimento é uma atitude que não vai colaborar no fortalecimento da sua marca.

O produtor rural deve estar atento no modo que conduz o relacionamento com esses profissionais, pois é por meio dessa análise que muitos aspectos negativos poderão ser evitados.

A importância da gestão de fornecedores

Do mesmo jeito que é preciso ter um bom relacionamento com o seu público, no intuito de aplicar táticas de fidelização e dar continuidade ao seu negócio, é importante conduzir uma gestão de fornecedores eficiente.

A qualidade nas entregas e a agilidade nas prestações de serviços são dois fatores determinantes nas parcerias de sucesso. Ou seja, uma má relação com o fornecedor impedirá que sua empresa conquiste o bom posicionamento de marca ou alcance as metas que ajudam no crescimento da sua produção rural.

Enfim, adotar essa forma de gerenciamento é um investimento que trará muitos benefícios, entre eles: a redução de retrabalhos, melhora da logística, segurança em cada entrega realizada e a transparência na troca de informações dos serviços terceirizados. 

A implementação dessa estratégia no setor agrícola

Para certos produtores rurais a gestão de fornecedores eficiente poderá ser considerada um grande desafio. No entanto, é por meio dela que sua empresa aperfeiçoará seus processos e conquistará a confiança desses profissionais. Essas são ações completamente necessárias em tempos de crise. Confira algumas dicas:

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1. Conheça as necessidades do seu negócio

Antes de construir uma gestão de fornecedores, o agricultor precisa conhecer de forma ampla todos os aspectos do seu negócio. Entender a autenticidade das necessidades fará com que as tomadas de decisões sejam mais assertivas e isso facilitará o processo de confiança com cada fornecedor.

2. Elabore um planejamento com as possíveis parceiras

Depois de entender as necessidades, o agricultor precisará fazer um planejamento que destacará os tipos de parcerias que seu negócio precisa no aperfeiçoamento de uma gestão de fornecedores eficiente.

Quais são os insumos necessários no seu dia a dia? Que tipos de máquinas serão necessárias no melhor desenvolvimento das tarefas? Meus maquinários e processos estão alinhados com a Agricultura 4.0? São perguntas assim que ajudarão na busca pelas soluções certas.

3. Verifique as condições de preços e compare-os

Será que o preço estabelecido é compatível com o mercado? Antes de terceirizar um serviço e fechar uma parceria é necessário verificar algumas questões.

Entre elas as estão relacionadas a lucratividade, o cumprimento de prazos e a compatibilidade de opiniões sobre a política de trocas e devoluções. Lembre-se que este é um investimento e ele deve ser pensando de uma maneira bastante analítica.

4. Desenvolva um contato duradouro

Uma vez comprovado que você escolheu um bom fornecedor, faça com que a parceria seja duradoura. Sempre aplique técnicas quem melhoram a produtividade e esteja aberto a um feedback. Afinal, o intuito é fazer bons serviços e oferecer boas experiências com a sua marca.

Ao longo deste artigo você percebeu o quanto uma gestão de fornecedores é importante para o seu negócio. Esperamos que tenha gostado do post! Assine nossa newsletter para receber conteúdos periódicos sobre o setor agrícola e expandir seus conhecimentos nesta área.