Você sabia que a escolha das formas de pagamento pode influenciar diretamente nas suas vendas? Por essa razão, é muito importante identificar o método ideal para o seu público-alvo.

Por exemplo, se seu público só realiza compras por meio de cartão de crédito, deixar de oferecer esse método de pagamento poderá fazê-lo escolher pelo seu concorrente.

Portanto, não basta ter bons preços, também é necessário oferecer o máximo de conveniência possível. Para te ajudar a encontrar as melhores soluções, preparamos este artigo para você. Não perca!

Entenda o que é giro de estoque e como fazer o cálculo em seu negócio!

Formas de pagamento: 7 opções para considerar além do dinheiro

O método mais tradicional e aceito em qualquer transação na compra de produtos e serviços é o dinheiro em espécie.

Contudo, apenas 25% da população ainda utilizam esse meio de pagamento, segundo o IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait.

Afinal, com o avanço da tecnologia, surgiram diversas outras formas de pagamento mais seguras e práticas, como cartão de crédito, boleto, Pix e links de pagamento.

A seguir, confira outras sete soluções de pagamento para aceitar em seu microempreendimento:

opções de pagamento: cartão de crédito

Cartão de crédito e débito

Sem dúvidas, essa é uma das formas de pagamento preferidas entre os brasileiros! Deixar de oferecê-la pode te fazer perder oportunidades de venda.

Para se ter uma ideia, em 2020, foram mais de R$ 2 trilhões de valores transacionados por meio de cartão de crédito, débito e cartão pré-pago, segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

As desvantagens são as taxas sobre cada transação, que varia entre 1% a 5% sobre o valor da venda, e os prazos demorados para receber, que podem chegar a 30 dias.

Pagamento pelo Whatsapp

Esse método é novo e foi criado para trazer mais praticidade aos usuários do aplicativo de mensagens instantâneas.

As grandes vantagens são a praticidade, a cobrança de taxa fixa (de 3,99% por transação) e a possibilidade de aceitar pagamentos ilimitados.

Contudo, ainda não são todos os bancos que aceitam essas transações até o momento. Dentre as instituições que aceitam estão Banco do Brasil, Nubank, Sicredi, Bradesco, Itaú, Next e Mercado Pago.

Para entender mais sobre como funciona esse método de pagamento, é só dá play no vídeo: 

Transferência Bancária

As transferências bancárias ou depósitos são opções bastante simples. Basta enviar o número da sua conta corrente para o cliente realizar a transferência e enviar o comprovante.

Quem recebe o pagamento é isento de taxas e o valor cai na conta em no máximo um dia útil. A desvantagem é que essa alternativa é pouco automatizada e é mais vantajosa para venda de produtos sob encomenda.

Boleto bancário

Em lojas virtuais, essa é uma das formas de pagamento bastante comuns. Muitos clientes que não utilizam cartão de crédito, optam por essa modalidade.

Geralmente, as taxas cobradas por pagamentos via boleto são menores em comparação com o cartão de crédito, o que traz a possibilidade de conceder descontos.

Porém, a compensação do pagamento e o recebimento do dinheiro na conta leva de cerca de três dias úteis. Esse prazo deixa seu estoque preso por alguns dias.

Pix

Dentre as formas de pagamento disponíveis para microempreendedores, esta é uma solução nova que já tem forte aderência pelos brasileiros. 

Esse sistema permite transferir valores 24 horas por dia e sete dias por semana. As transações são completadas em cerca de dez segundos.

Os pagamentos irão cair diretamente na sua conta bancária, sem intermediários. Além disso, a maioria das instituições bancárias não cobra taxas para MEIs.

Carteiras digitais

As carteiras digitais estão ganhando espaço devido sua praticidade, já que não é preciso ter conta corrente em uma instituição financeira para usá-la.

É um meio de pagamento totalmente digitalizado, geralmente oferecido por aplicativos para smartphones. Os principais do mercado são: PicPay, PagBank e PayPal.

Nela, você poderá efetuar pagamentos e recebimentos. Seu cliente poderá pagar por meio de transferências bancárias, Pix (chave pix ou QR Code) e até por aproximação, se você tiver maquininha de cartão. 

Links de pagamento

Para microempreendedores que vendem por meio de redes sociais como Facebook, Instagram ou WhatsApp, os links de pagamento são uma solução prática.

Você pode receber pelos seus produtos ou serviços, sem a necessidade de maquininhas de cartão ou lojas virtuais.

Basta ter uma conta com um intermediário de pagamento ou carteira digital, e depois enviar o link com o valor a ser pago diretamente ao cliente, e o cliente poderá utilizar diferentes métodos de pagamento, como cartões, boletos, etc.

Há cobranças de taxas que variam de acordo com a empresa intermediária escolhida. Porém, compensa pela praticidade.

E quais opções de pagamentos escolher para um MEI?

Na hora de escolher as formas de pagamento ideais para sua microempresa, você deve considerar, principalmente, as soluções que são adequadas para o seu cliente.


Afinal, de nada adianta oferecer soluções que seu consumidor não utiliza. Portanto, é crucial conhecer bem seu público-alvo.

Outra estratégia é analisar quais tecnologias são compatíveis com os sistemas utilizados na empresa e como elas podem otimizar seu negócio. Assim, é possível melhorar ainda mais a experiência do usuário. 

Controle suas vendas com um software adequado

Independentemente de quais forem as formas de pagamento escolhidas, você precisará controlar suas vendas e emitir notas fiscais para alcançar o sucesso mais rápido.

Por isso, conte com um aplicativo, como o Emitte, para emitir, salvar e enviar suas notas fiscais com poucos cliques. Desta forma, você fornece nota fiscal e conquista seu cliente, além de ser muito mais fácil controlar seu faturamento. 

Conheça o Emitte e tenha total controle de suas vendas e emissão de NFs!

qual é a melhor opção de pagamento para clientes

Conclusão

Como vimos, existem diversas formas de pagamento disponíveis no mercado. Antes de escolher, é importante avaliar quais métodos se encaixam melhor com seu negócio e atendem às necessidades do seu público-alvo.

É importante que a escolha seja feita de forma estratégica para atrair consumidores e aumentar suas vendas. Portanto, vale a pena escolher mais de uma solução para aumentar suas oportunidades de negócio.


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