Home / Contabilidade

Como Emitir Boleto Bancário: tipos de boleto, como funciona e onde emitir

emissão de boleto bancário

Na hora de receber seu dinheiro, todo cuidado é pouco! Felizmente, existem diversos métodos de cobrança e pagamentos, sendo que um dos principais é a emissão de boletos bancários.

Afinal, além de ser rápido e prático para emitir, pagar e até receber, ele também atende pessoas que não têm cartão de crédito ou conta bancária.

Ou seja, a cobrança via boleto é útil tanto para quem emite, quanto para quem precisa pagar.

Assim, confira como emitir um boleto, além de por onde fazê-lo.

Como funciona o boleto bancário

Primeiramente, uma vantagem de realizar a emissão de um boleto é que ele é um dos métodos de pagamento mais democráticos, atendendo todo tipo de cliente.

Em outras palavras, ele atende desde pessoas que não queiram informar seus dados bancários, não possuam um cartão de crédito até as que sequer possuem uma conta bancária.

Na prática, o recebimento por boleto bancário funciona da seguinte maneira:

  1. O cedente emite e envia um boleto para o sacado (pagante), através do endereço indicado (físico ou e-mail).
  2. O sacado realiza o pagamento dentro do tempo de validade estipulado pelo cedente, normalmente de 10 – 15 dias.
  3. O banco recebe o pagamento e credita o dinheiro na conta da empresa/pessoa física que emitiu o boleto. A depender da instituição, pode haver a aplicação de taxas durante essa compensação.

O tempo de ter o valor creditado pode variar dependendo do próprio contrato estabelecido com a instituição por onde seu pagamento será compensado.

Porém, normalmente o tempo de compensação de um boleto é de até 3 dias úteis, sendo que o valor pode vir a ser compensado ainda antes.

boleto bancário

Quais são os tipos de boletos?

Em primeiro lugar, devido ao grande uso, os boletos bancários foram se tornando cada vez mais seguros e fáceis de emitir e pagar. 

Assim, vale dizer que eles passaram por duas fases.

Boleto simples: esse método de pagamento entrou em vigor a partir de 1993. Entretanto, a maior parte das cobranças era feita sem registro bancário. Isso permitia uma maior chance de fraudes, e impossibilitava o rastreio de informações da cobrança.

Boleto registrado: a partir de 2018, algumas mudanças foram impostas pela Febraban, trazendo a obrigatoriedade do registro bancário. Além disso, excluiu-se a possibilidade de pagar um valor que não esteja registrado. Isso tornou o boleto mais seguro e confiável.

Agora, para você que quer saber como emitir boleto bancário, primeiro entenda que existem duas formas: os avulsos e recorrentes:

Boleto avulso 

O boleto avulso pode ser emitido via Internet Banking ou através de uma plataforma de emissão. Para seu pagamento ser efetuado é necessário fazer apenas uma cobrança única.

Assim, uma de suas maiores vantagens é o pagamento à vista, feito em uma única transação.

Ele é uma ótima opção para empresas que não têm cobranças recorrentes, ou seja, as que não contam com uma frequência periódica de pagamentos de boletos.

Boleto recorrente (carnê) 

Já o boleto recorrente, ou carnê, como é conhecido, trata-se de uma opção perfeita para empresas que trabalham com vendas parceladas e cobranças recorrentes.

Com ele, seu comprador recebe todos os boletos de uma só vez e efetua o pagamento conforme as datas de vencimento estabelecidas.

Dentre seus benefícios estão a entrega de uma só vez de todos os boletos, além da possibilidade de agendar as datas de validade.

Como emitir boleto bancário

Para fazer a emissão de boletos para os seus clientes, você pode usar plataformas pagas ou, para casos mais simples e menos recorrentes, o aplicativo do seu banco.

De forma prática, basta seguir o passo a passo abaixo:

como emitir boleto

Viu como é fácil?

Por mais que as informações de um boleto possam mudar, os campos preenchidos sempre serão os mesmos. Abaixo, deixamos um guia com cada um desses campos.

Mulher com nota fiscal

Entenda os campos de um boleto

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) padronizou todos os boletos bancários, os dividindo em duas partes:

  • a parte de cima é o recibo do pagador;
  • a parte debaixo é a ficha de compensação.

A seguir, vou te explicar os campos de cada boleto de forma prática e resumida. Observe:

  • Sacado: quem irá pagar o boleto, ou seja, o cliente ou comprador.
  • Cedente: quem emitiu o boleto e fez a venda, ou seja, o emissor do boleto.
  • Sacador: dados de quem irá receber o pagamento, como nome, CNPJ ou CPF.
  • Agência, Código Beneficiário, Código do Cedente: se trata do número da agência e o código do emissor, seguindo a carteira com o banco.
  • Valor total: o valor do boleto, de acordo com o preço do produto ou serviço prestado. Esse valor deve sempre estar na moeda brasileira.
  • Data de vencimento: o prazo máximo do pagamento do boleto, sem cobrança de taxas ou juros.
  • Juros e multa de mora: a mora diz respeito ao atraso no pagamento por parte do sacado. A multa de mora, por sua vez, é uma cobrança aplicada a cada mês, proporcional aos dias de atraso, enquanto o juros de mora é um percentual aplicado uma só vez, contando a partir do dia seguinte ao vencimento.
  • Nosso número: é uma sequência de dígitos única e exclusiva para cada boleto, compondo a linha digitável. Seu tamanho pode variar de acordo com a carteira de cobrança e o banco que emite o boleto.
  • Linha digitável: é uma sequência de dígitos que costuma ter 48 algarismos, identificando o banco, nosso número, carteira de cobrança, data de vencimento e valor do boleto.
  • Código de barras: é o que permite a leitura de máquinas e leitores especializados, representando a linha digitável em barras.

Vantagens da emissão de boleto bancário

1. Reduz a inadimplência

A emissão de boletos reduz a inadimplência, uma vez que ele é gerado em nome do cliente com um prazo de vencimento.

Assim, ele estabelece uma data para o pagamento ser efetuado e, caso esse pagamento não seja feito, o boleto permite que você rastreie e entre em contato com o cliente de forma mais fácil.

Assim, você pode lembrá-lo de que tem um débito pendente com você e conseguir reverter esse cenário.

2. Facilidade para emissão   

A emissão de boletos é uma prática fácil, principalmente quando falamos de boletos online.

Você só precisa inserir algumas informações básicas a seu respeito e do seu cliente e, em poucos minutos, o boleto fica disponível.

Além disso, há também uma facilidade em seu envio, que pode ser feito para qualquer dispositivo virtual, como WhatsApp e e-mail.

3. Prazo de recebimento 

Ao aderir a emissão de boletos, você verá muitas vantagens no prazo de recebimento que ele estipula.

Se o boleto for pago corretamente e dentro do prazo, você terá o dinheiro disponível em sua conta em até três dias úteis da data do pagamento, agilizando seu fluxo de caixa.

4. Praticidade para você e o seu cliente

Atualmente o pagamento de boletos pode ser feito pelo Internet Banking ou pelo celular, sem fazer com que o cliente saia de casa.

Além do mais, o cliente também pode agendar os pagamentos e cadastrá-los no débito automático, diminuindo os riscos de passar a data de validade.

E para você, que faz a emissão de boletos, a praticidade fica a cargo do controle destas cobranças por meio de plataformas de gerenciamento, como o Emitte.

Boleto com opção de pagamento por Pix   

Você sabia que agora os boletos podem ser pagos por Pix?

Atualmente, além do código de barras, você também pode inserir um QR Code no boleto para receber o pagamento.

Ressaltamos que o QR Code não anula o código de barras, então o seu cliente pode escolher por qual deles quer pagar o boleto.

É claro que o pagamento do boleto via Pix é um ótimo recurso, afinal, esse método bate recordes de operações a cada dia por ser instantâneo.

Porém, aderir a essa opção cabe a quem fará o pagamento.

Emita seus boletos com o Emitte

Como você viu ao longo deste artigo, a emissão de boletos é uma forma fácil de receber pagamentos, sendo prática tanto para você, quanto para o seu cliente.

Assim, ao aderir a esse método você diminui a inadimplência e pode até mesmo liberar o pagamento do boleto via Pix, recebendo o seu dinheiro ainda mais rápido.

Só vantagens, não é mesmo?!

Agora, você pode utilizar o Emitte para emitir boletos com segurança e rapidez. Através do sistema você consegue gerar sua cobrança, notificar seu cliente por WhatsApp e e-mail e acompanhar o pagamento em poucos cliques.

Assim, além de contar com facilidade na hora de realizar a emissão de boletos, você garante segurança e rapidez.

Emita seus boletos e notas fiscais com o Emitte, um emissor fácil e totalmente online.

Marcelo Correia

Analista de conteúdo e copywriter da Emitte, apaixonado por escrever conteúdos úteis e cativantes. No tempo livre, fã e escritor de ficção e fantasia.

Pressione ESC para sair