Um dos grandes desafios dos profissionais liberais, como o contador, é a captação e fidelização de clientes. Nesse cenário, um dos segredos para o sucesso é a capacidade do profissional da contabilidade oferecer um excelente atendimento. Por isso, separamos para você algumas dicas de atendimento ao cliente.

Antes de conferi-las, vale lembrar que o bom atendimento é necessário não apenas para fidelização, mas também para a conquista de novos clientes e para a expansão do escritório. Afinal, ao mesmo tempo em que possibilita segurança para investir no crescimento, contribui para atração de novos clientes por meio do famoso “boca a boca”.

Para incrementar ainda mais e ter um bom atendimento ao cliente, veja a seguir 3 dicas para alavancar o seu escritório de contabilidade!

1. Enviar boletins informativos periodicamente

Uma excelente estratégia para conquistar os clientes é enviar periodicamente (por exemplo quinzenalmente ou mensalmente) boletins informativos para os e-mails deles, obviamente, abordando temas que sejam conexos aos interesses do cliente.

Para que a medida seja eficaz, é muito importante se atentar ao conteúdo dos boletins. Ele deve ser de fácil compreensão e conter orientações práticas ao cliente, por exemplo, como ele deve proceder para se adequar à determinada exigência legal — tributária ou trabalhista. 

Além disso, vale lembrar que, após a elaboração, o conteúdo deve ser revisado atentamente, pois ele não pode conter equívocos (tanto técnicos quanto gramaticais), tampouco ambiguidades. 

Com o passar do tempo, o cliente vai se acostumar a receber seus boletins e ter a consciência de que sempre que houver alguma mudança legislativa importante para a empresa dele você irá comunicá-lo. Isso contribui para o estabelecimento de uma relação de confiança.

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2. Ter uma plataforma de atendimento ao cliente

Outra medida muito eficaz para garantir a satisfação dos clientes é a adoção de uma plataforma de atendimento. Por meio dela, você conseguirá gerenciar melhor e de maneira facilitada as solicitações, garantindo que nenhuma delas deixem de ser respondidas e atendidas há tempo.

Em regra, essas plataformas mantêm os históricos de atendimento, o que possibilita consultas posteriores. Além disso, elas permitem a geração de relatórios para avaliar o desempenho de seus colaboradores e a qualidade do atendimento prestado por eles.

O ideal é que a plataforma de atendimento seja integrada a um FAQ que contenha respostas para as dúvidas recorrentes de seus clientes. Com isso, ele conseguirá fazer uma busca rápida e sanar algumas dúvidas sem ter que sempre entrar em contato com você.

3. Investir em tecnologia

Os investimentos em tecnologia que otimizam os processos de seu escritório, possibilitando que você preste o melhor serviço em um menor tempo possível, também ajuda a garantir um bom atendimento ao cliente.

Existem diversos recursos disponíveis no mercado para os escritórios de contabilidade desenvolvidos para propiciar mais eficiência ao seu trabalho, como plataformas para emissão de notas fiscais que auxiliam até mesmo no controle e gerenciamento das emissões, tudo para garantir a satisfação de sua clientela.

Seguindo essas dicas de atendimento ao cliente e, claro, zelando pelos prazos e pela qualidade de seu serviço, você conquistará o seu público, fidelizando e atraindo novos clientes para o escritório.

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