O controle de vendas é, sem dúvidas, um dos processos mais importantes que uma empresa deve implementar se deseja lucrar. Isso porque ele contribui significativamente para o planejamento de ações mais assertivas e para o alcance de bons resultados.

E não importa se você é um pequeno, médio ou grande empresário! Esse é um processo que sempre deve fazer parte do seu negócio, a menos que você não se incomode em sofrer alguns danos no orçamento de vez em quando.

Entretanto, como o Emitte sabe que o seu objetivo é crescer exponencialmente e ver a sua empresa com uma boa saúde financeira, preparamos um conteúdo completo sobre o controle de vendas.

Por isso continue a leitura para saber mais sobre esse sistema e descobrir como implementá-lo no seu negócio.

O que é o controle de vendas?

Basicamente, o controle de vendas consiste em um conjunto de ações de gerenciamento e fiscalização das vendas realizadas por uma empresa. Para isso, ele realiza a integração entre diversos setores, como vendas, compras, financeiro e estoque.

Desse modo, o empresário e os responsáveis pelas áreas mencionadas conseguem ter uma visão macro sobre o negócio, como produtos disponíveis, mercadorias que têm mais ou menos saída e o faturamento semanal, mensal e/ou anual.

Isso quer dizer que se torna mais claro realizar análises sobre o andamento do negócio, mensurar determinadas questões e, assim, estabelecer planejamentos mais assertivos para manter o que está funcionando bem e modificar o que não está.

Como funciona um sistema de controle de vendas?

sistema para controle de vendas online

Como mencionado, um sistema de controle de vendas está integrado a diversos setores da empresa. Nesse sentido, ele funciona da seguinte forma:

Controle financeiro

O controle financeiro associado ao controle de vendas permite que a empresa consiga obter facilmente os valores referentes às entradas e saídas do caixa.

Isso torna possível a mensuração dos ganhos e do capital de giro disponível para fazer novos investimentos.

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Controle de NF

Ter o controle das notas fiscais emitidas é essencial nesse processo. Isso porque a emissão de uma NF corresponde, obviamente, a uma venda.

Nesse sentido, elas são os documentos mais importantes de registro da saída de mercadorias. Isso, consequentemente, torna o seu gerenciamento indispensável para as análises e mensurações posteriores.

Controle de estoque

Obviamente, o controle de vendas e estoque andam juntos. Afinal, os produtos ficam armazenados no estoque até serem vendidos.

Com esse gerenciamento integrado, é possível realizar de forma mais rápida a atualização das mercadorias que foram vendidas e saber quais os produtos devem ser comprados para a reposição do estoque.

Diversificação dos meios de pagamento

Diversificar os meios de pagamento é uma das formas de aumentar as vendas de uma empresa. Isso porque cada cliente prefere ou pode pagar suas compras de uma forma, seja via cartão de débito, de crédito, boleto bancário e até mesmo PIX.

Assim, no momento em que você oferece essas diversas possibilidades ao consumidor, com certeza haverá uma procura maior pelo seu negócio.

Relacionamento com o cliente

Na gestão do controle de vendas o bom relacionamento com o cliente também deve estar presente. É preciso fidelizá-los para eles continuarem comprando no seu negócio e possam indicá-lo para outras pessoas.

Para isso, você deve dar o suporte necessário a eles, receber abertamente os feedbacks sobre a empresa e se mostrar disponível para melhorar a experiência de todos.

Qual a importância em um controle de vendas eficiente?

A implementação de um controle de vendas eficiente é importantíssima para a saúde financeira de qualquer comércio. Afinal, não há como negar que as mercadorias são as responsáveis pelo seu lucro.

Nesse sentido, a aplicação desse sistema permitirá que você analise a realidade do seu negócio e, assim, verifique se as vendas estão satisfatórias ou se há algo a ser melhorado.

Se for necessária uma melhoria, então, com todos os dados em mãos, você conseguirá entender o que exatamente precisa ser modificado, como, por exemplo, focar mais nas vendas de um determinado produto.

Quais as vantagens de fazer um controle de vendas?

importância de controlar as vendas corretamente

Além de permitir a estabilidade da saúde financeira da sua empresa, o controle de vendas também traz muitas outras vantagens. Veja quais são elas!

Melhorias no fluxo de caixa

Ao gerir melhor as vendas da sua empresa, você consegue otimizar o seu fluxo de caixa, simplificá-lo e, ainda, controlar melhor as finanças. Em termos gerais, você consegue obter mais entradas do que saídas, o sonho de todo empresário.

Organiza a gestão financeira

Paralelamente às melhorias no fluxo de caixa, é possível organizar melhor as finanças. Isso significa que você fará uma gestão mais eficaz do dinheiro, o que, consequentemente, evitará o envolvimento em negócios de risco e otimizará o lucro.

Aumenta o desempenho das suas equipes

As equipes dos variados setores, sobretudo o comercial, serão diretamente impactadas com essa organização. Isso porque, com os dados atualizados, existirá uma maior assertividade nas atividades desenvolvidas por elas.

Como aplicar o controle de vendas? Passo a passo

Para executar o controle de vendas com bastante eficácia, você precisa seguir algumas etapas, como:

  • Documentar todas as vendas realizadas e também as que não foram convertidas;
  • Coletar informações de seus clientes e possíveis clientes, como idade, sexo e região, para traçar metas mais assertivas;
  • Investir na emissão automática de notas fiscais para ter mais praticidade nessa tarefa e um maior controle sobre as NF-s;
  • Criar estratégias para fidelizar os clientes;
  • Analisar quais mercadorias têm mais saída, para, então, focar nelas;
  • Traçar metas claras para que você planeje ações que visem alcançá-las.

Como a solução do Emitte auxilia a sua empresa?

Como você deve ter percebido, o sistema de controle de vendas precisa envolver automatizações para que seja mais preciso e apresente dados mais concretos.

Nesse sentido, a emissão facilitada de notas fiscais é uma dessas etapas essenciais. Felizmente, o Emitte oferece essa solução para o seu negócio!

Além de ser um processo rápido e prático, o que permite que te sobre mais tempo para investir em outras tarefas, a emissão automática garante maior controle, praticidade e organização sobre todas as NF-s.

Como o Emitte facilita o controle de suas vendas?

Já deve ter ficado claro para você que as notas fiscais emitidas diariamente também são informações que devem constar na planilha de controle de vendas, não é mesmo?

Entretanto, procurar uma por uma para realizar o seu posterior lançamento pode ser uma tarefa bem árdua.

Com o Emitte, no entanto, além da emissão facilitada de notas fiscais, você tem acesso a todas elas pela própria tela do seu computador e a qualquer momento que quiser.

Assim, é possível ter um controle total sobre as NF-s emitidas, o que agiliza os lançamentos na planilha de controle de vendas e contribui significativamente para a gestão e manutenção da saúde financeira da sua empresa.

Conclusão

Como vimos, o controle de vendas é um gerenciamento indispensável para um negócio. Com ele é possível gerenciar e fiscalizar o andamento da empresa e, assim, minimizar os danos e maximizar os lucros.

Portanto, não deixe de investir nesse processo para sua empresa. Basta seguir as nossas dicas para aplicá-lo corretamente e colher bons resultados na jornada. Conte conosco para construir o seu sucesso!

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