Home / Empreendedorismo

Como organizar suas contas a pagar e receber?

Como-organizar-suas-contas-a-pagar-e-receber

Manter a organização do seu negócio requer uma sucessão de tarefas que deverão ser feitas de uma maneira eficiente. Entre elas, está a divisão das contas a pagar e receber.

Não importa o tamanho do empreendimento: sem uma boa gestão financeira, sua marca não conseguirá o sucesso desejado.

O alcance da lucratividade desejada depende de um bom planejamento e uma visão analítica de todos os processos que fazem parte da rotina de trabalho do produtor rural e dos funcionários. Logo, não se pode negligenciar o conhecimento desses dados.

Nos tópicos abaixo, mostraremos o quanto essas definições de pagamentos são necessárias para a continuidade dos serviços dentro do setor agrícola. Portanto, continue conosco até o fim do artigo e saiba o que você precisa sobre o tema. Boa leitura!

A importância da definição das contas a pagar e receber

Conhecidas como uma das principais ações que ajudam a manter a saúde do seu negócio em dia, as contas a pagar e receber são dados que mostrarão entradas e saídas das transações da sua empresa.

É muito importante ficar atento a essas informações, porque é por meio delas que o agricultor terá uma visão mais ampla do andamento da prestação de serviços e um melhor monitoramento do fluxo de caixa e tomará decisões eficientes, com foco naquilo que sua propriedade rural exatamente precisa para permanecer ativa no mercado.

Além, é claro, de deixar os pagamentos em dia, não atrasar o pagamento de tributos e estar sempre atenta às vendas feitas no intuito de desenvolver um bom controle interno.

A gestão das contas a pagar

Manter o controle das movimentações da sua empresa, por meio das contas a pagar e receber, pode parecer uma tarefa difícil, mas tudo depende da capacidade do agricultor em conduzir uma boa gestão financeira.

Mulher com nota fiscal

Por menor que seja a quantia de dinheiro despendida, ela precisa ser arquivada em uma planilha nos seus arquivos. Eles devem ser descritos desde os que são feitos por setor até aquelas taxas obrigatórias que ajudam o negócio a permanecer legal.

Logo, é necessário registrar custos relacionados ao combustível necessário na operação dos maquinários, impostos, aquisição materiais de plantio, fertilizantes e demais insumos.

Além deles, estão os pagamentos dos funcionários, fornecedores, aluguéis e outros serviços terceirizados.

O pagamento correto e em dia de cada conta fará com que suas atividades agrícolas continuem sem interrupções.

A gestão de contas a receber

Assim como é necessário entender as saídas, a organização de contas a pagar e receber mostrará o que deve ser pago seguindo as datas e as quantias dos valores já acordados com os clientes.

Por meio da divisão delas, é possível identificar inadimplências e realizar as cobranças devidas. No entanto, é importante que o profissional aja de forma empática sem prejudicar o relacionamento construído com quem está com o pagamento em aberto.

Por exemplo, se o atraso no pagamento vier de um fornecedor e o cobrador agir de maneira ríspida, pode acontecer de ele não querer dar continuidade a parceria. Portanto, saiba agir cautelosamente.

Durante a leitura deste artigo você pôde aprender a como organizar as contas a pagar e receber de maneira eficiente. O acompanhamento delas é imprescindível para a saúde do seu negócio.

Gostou deste artigo? Então continue conosco e saiba por que separar contas pessoais das empresariais pode salvar o negócio.

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair