Home / Contabilidade

Contabilidade gerencial: saiba por que investir agora mesmo!

Contabilidade-gerencial-saiba-por-que-investir-agora-mesmo

Embora muitos empreendedores nem sequer tenham ouvido falar sobre a contabilidade gerencial, o conceito é muito importante para o desenvolvimento do negócio.

Além de abranger questões contábeis comuns, ela também permite que você obtenha informações muito mais profundas a respeito do rumo do negócio, o que ajuda nas tomadas de decisões diante da situação econômica atual da organização.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a área e a sua importância na gestão de negócios. Continue a leitura!

>> Leia também: Auditoria fiscal e tributária: saiba como se preparar!

O que é contabilidade gerencial?

Contabilidade gerencial é um conjunto de processos e ações realizadas pelo gestor do departamento contábil, abrangendo muito mais do que simplesmente a apuração de impostos, fechamentos periódicos e o cumprimento de prazos.

Nessa área, o gestor participa do controle de custos, vendas, gastos e orçamentos, prevê necessidades futuras, além de atuar com o fornecimento de informações financeiras cruciais para o bom gerenciamento do negócio.

Contabilidade gerencial na gestão empresarial

Na gestão empresarial, a contabilidade gerencial é a aplicação de habilidades e conhecimentos profissionais na preparação de relatórios financeiros e contábeis. 

O intuito desses relatórios é auxiliar a gestão interna na formulação de políticas, planejamento e controle das operações da empresa.

Afinal, será possível compreender melhor a situação financeira, as perspectivas e as oportunidades para a empresa.

Essa também é uma estratégia para sobreviver à crise, pois apresenta as melhores alternativas em relação aos custos de sua produção, assim como outras possibilidades de otimizar operações, atividades e até departamentos. 

Qual é a função da contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial possui muitos objetivos, mas o principal é ajudar os gestores e as equipes de uma organização a melhorar a qualidade e a agilidade das tomadas de decisões.

Por meio de informações financeiras e contábeis, os gestores poderão executar as operações e atividades de negócios com mais eficiência, o que é essencial para garantir competitividade e lucratividade.

Além disso, esse conjunto de procedimentos contábeis ainda exerce outras funções benéficas para a organização, como:

  • criação de uma gestão mais estratégica;
  • melhora na compreensão de dados financeiros;
  • redução de custos;
  • previsões de tendências futuras;
  • controle de operações do negócio;
  • previsibilidade de fluxo de caixa;
  • identificação de problemas em departamentos ou produtos.

Quais as diferenças entre a contabilidade gerencial e a financeira?

A contabilidade financeira é a mais conhecida, que envolve legislação tributária e pagamento de impostos dentro do prazo.

Por outro lado, a contabilidade gerencial visa organizar as operações internas da empresa para que você alcance resultados melhores e mais eficientes. Portanto, é voltado para as necessidades do seu negócio!

Logo, enquanto a contabilidade financeira foca em leis, os prazos e regras tributárias gerais, a gerencial fornece estratégias para otimizar os lucros e facilitar processos empresariais.

Contudo, é importante enfatizar que uma não exclui a outra. Na verdade, essas duas áreas da contabilidade se complementam.

Por que a contabilidade gerencial é importante?

É por meio das práticas desse tipo de gestão contábil que os empreendedores podem responder uma série de questionamentos cruciais para a sobrevivência da empresa, tais como:

  • Quais atividades exigem gastos mais significativos e quais trazem um retorno mais lucrativo?
  • Como a empresa pode aumentar os seus lucros e reduzir os gastos?
  • Qual é a taxa de retorno necessário para que os investimentos em um novo produto ou serviço valha a pena?
  • Quantas vendas cada recurso investido em marketing é capaz de gerar?
  • Qual é o custo médio do negócio por unidade de trabalho — dentro de departamentos específicos e na organização como um todo?

Por que investir em contabilidade gerencial? Conheça os benefícios para as empresas

Agora que você já sabe o que é contabilidade gerencial e como ela pode ajudar o seu negócio, conheça as principais razões pelas quais vale a pena investir em otimizar o departamento contábil.

Torna a tomada de decisões mais assertiva

Por envolver diversos setores da empresa, a contabilidade gerencial permite que o gestor tenha uma perspectiva muito mais abrangente do negócio.

Isso ajuda a tornar a tomada de decisões menos propensa a erros, já que todas as ações passam a ser baseadas em informações confiáveis.

Permite a antecipação de possíveis problemas futuros

Por clarear as informações na montagem de fluxos de caixa e projeção de resultados sobre assuntos financeiros e tributários, o gestor consegue enxergar cenários de longo prazo com muito mais minuciosidade, permitindo que ele se antecipe a problemas futuros.

Dessa forma, o negócio pode se preparar não apenas para lidar com desafios como também aproveitar melhor as oportunidades que possam se colocar no caminho, como a troca do regime tributário para uma modalidade mais adequada.

Aumenta a produtividade

Com as informações levantadas pela contabilidade gerencial é possível avaliar matematicamente a viabilidade de determinados investimentos.

Isto é, saber se eles serão recompensados com resultados positivos, antes mesmo que qualquer decisão seja tomada.

Isso significa que a empresa pode saber se a conta fecha ou não, sem precisar se comprometer financeiramente. Ou seja, o gestor pode investir em melhorias para o negócio apenas se a ação for, de fato, vantajosa.

Em outras palavras, as práticas contábeis ligadas à gestão do negócio aumentam a produtividade devido aos insights obtidos.

Melhora a gestão financeira

Em meio a um cenário econômico complexo, otimizar a gestão financeira e reduzir as perdas é crucial.

Dito isso, uma das vantagens da contabilidade gerencial é que ela permite que os orçamentos de cada departamento da organização sejam embasados em dados e números precisos.

Da mesma forma, ajuda a visualizar despesas que podem ser melhor avaliadas e possivelmente eliminadas.

Minimiza os desperdícios de recursos

Ao observar a empresa por um ponto de vista mais amplo, e obtendo dados abrangentes para realizar análises, o departamento contábil consegue encontrar pontos que estejam tomando recursos sem gerar um índice de retorno desejável.

Por exemplo, a estrutura de despesas pode ter custos passíveis de redução ou eliminação, ou ainda, a organização pode ter colaboradores ou processos de trabalho cujos custos não sejam justificados pela receita que geram.

Ajuda a precificar os produtos e serviços estrategicamente

Quando o assunto é precificação de produtos, especificamente sobre empreendedorismo e contabilidade, muitos empreendedores — sem uma base profissional sólida ou com pouco tempo de atuação no mercado — têm dificuldades para chegar ao valor que realmente devem cobrar por seus produtos ou serviços.

Dado o contexto, uma das vantagens em investir em contabilidade gerencial é que suas análises financeiras facilitam o processo de precificação.

Identifica áreas de problema na empresa

Se algum produto não está vendendo bem, ou algum departamento está enfrentando perdas inesperadas, a contabilidade gerencial pode ajudar a identificar a causa subjacente.

Na verdade, se a gestão for diligente, seus dados e relatórios forem frequentes, eles podem identificar o problema com antecedência. Isso permitirá que o gerenciamento fique à frente do problema.

Facilita no planejamento estratégico

O departamento contábil fornece dados e relatórios cruciais para o planejamento das atividades da organização.

Por exemplo, se os dados recentes mostram uma queda nas vendas para uma determinada região, o gerente de vendas pode aconselhar sua equipe e planejar alguma ação para corrigir a situação.

As informações também permitem decisões de gestão estratégica mais assertivas. Por exemplo, se a empresa deseja lançar uma nova linha de produtos ou descontinuar uma já existente.

Como potencializar a contabilidade gerencial no negócio?

Por meio de algumas estratégias, ainda é possível potencializar os benefícios da contabilidade gerencial. Confira alguns truques para alcançar resultados ainda melhores com o setor contábil da sua empresa:   

Utilização de um software de gestão integrada

A contabilidade gerencial é uma estratégia que envolve diversos valores, fontes e retornos de recursos, aspectos produtivos e de pessoal. Afinal, trata-se de uma visão geral da gestão financeira da sua empresa.

Por essa razão, utilizar softwares de gestão integrada será de grande ajuda para lidar com tantos dados. Esses sistemas integram todas as fontes de informação em um só lugar, de forma automatizada.

Assim, você conseguirá analisar com mais agilidade e praticidade os relatórios de dados para torná-los planos de ação dentro da empresa.

Capacitação da equipe

Todos os profissionais da empresa devem estar preparados para aderir à contabilidade gerencial.

Por isso, promova treinamentos e realize reuniões constantes para que todos adotem uma postura estratégica diante das necessidades da empresa.

Informe a importância de estabelecer uma relação direta com a equipe contábil e deixe claro que o sucesso da empresa possibilita que todos cresçam juntos.

Integração de processos

Outra questão importante para as operações de contabilidade gerencial é a integração entre os diversos departamentos de sua empresa.

Para isso, é necessário definir padrões, fluxo de informações e estabelecer procedimentos internos. Todos os departamentos devem ter uma boa comunicação entre eles para alcançar os objetivos da empresa.

Somente desta forma é possível aplicar estratégias certas e tomar medidas eficazes para promover o crescimento da organização.

Acompanhamento de relatórios

É necessário analisar relatórios contábeis regularmente e sempre preparar orçamentos com base em informações históricas e previsões contábeis.

As informações do setor contábil fornecem à empresa uma visão orientada por dados para planejar os próximos passos e definir suas metas e objetivos.

Uso de soluções tecnológicas

O Emitte é um emissor de notas fiscais que pode ajudar a sua empresa no processo de implementação da contabilidade gerencial. 

Nossos recursos automatizam a emissão de notas fiscais eletrônicas, o que torna a sua vida e a da equipe contábil muito mais fácil.

Ao emitir notas fiscais em poucos cliques, sobra mais tempo para focar em estratégias para o crescimento do negócio.

Conheça melhor as soluções contábeis que o Emitte tem a oferecer para seu negócio!

Conclusão

Como vimos, a contabilidade gerencial tem como objetivo monitorar custos, vendas, gastos e orçamentos, auxiliar nas tomadas de decisões, além de identificar oportunidades e prever necessidades futuras. 

A adoção dessa estratégia pode trazer diversos benefícios para as empresas, como corte de gastos desnecessários, melhora na gestão financeira e até aumento da produtividade. Tudo para que seu negócio tenha um gerenciamento altamente eficaz!

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair