Embora muitos empreendedores sequer já tenham ouvido falar sobre a contabilidade gerencial, o conceito é muito importante para o desenvolvimento de do negócio, já que além de abranger questões contábeis comuns, ela também permite que você obtenha informações muito mais profundas a respeito das tomadas de decisões da empresa diante o cenário econômico.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você saiba o que é a contabilidade gerencial, por que ela é tão importante e quais motivos vale a pena investir nesse conjunto de práticas. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é contabilidade gerencial?

De forma simplificada, contabilidade gerencial é um conjunto de processos e ações realizadas pelo gestor do departamento contábil para dar suporte à tomada de decisões dentro do negócio e facilitar a análise geral sobre o andamento da empresa.

Para isso, diversas tarefas são feitas, abrangendo muito mais do que simplesmente a apuração de impostos, fechamentos periódicos e o cumprimento de prazos. Na contabilidade gerencial o gestor participa de processos como controle de despesas.

Sendo assim, é correto afirmar que o contador deve moldar a sua atuação, departamento e equipe a esse conceito.

Por que a contabilidade gerencial é importante?

É por meio das práticas desse tipo de gestão contábil que os empreendedores podem responder uma série de questionamentos cruciais para a sobrevivência da empresa, tais como:

  • Quais atividades exigem gastos mais significativos e quais trazem um retorno mais lucrativo;
  • Como a empresa pode aumentar os seus lucros e reduzir os gastos;
  • Qual é a taxa de retorno necessário para que os investimentos em um novo produto ou serviço valha a pena;
  • Quanto em vendas cada recurso investido em marketing gera de retorno;
  • Qual é o custo médio do negócio por unidade de trabalho — dentro de departamentos específicos e na organização como um todo.

Por que investir em contabilidade gerencial?

Agora que você já sabe o que é contabilidade gerencial e como ela pode ajudar o seu negócio, mostraremos uma série de razões pelas quais vale a pena investir em otimizar o departamento contábil, preparando-o para lidar com questões mais abrangentes da empresa.

Torna a tomada de decisões mais assertiva

Por envolver diversos setores da empresa, a contabilidade gerencial permite que o gestor tenha uma perspectiva muito mais abrangente do negócio, o que ajuda a tornar a tomada de decisões menos propensa a erros, já que todas as ações passam a ser baseadas em informações confiáveis.

Permite a antecipação de possíveis problemas futuros

Por clarear as informações na montagem de fluxos de caixa e projeção de resultados sobre assuntos financeiros e tributários, o gestor consegue enxergar cenários de longo prazo com muito mais minuciosidade, permitindo que ele se antecipe a problemas futuros.

Dessa forma, o negócio pode se preparar não apenas para lidar com desafios como também aproveitar melhor as oportunidades que possam se colocar no caminho, como a troca do regime tributário para uma modalidade mais adequada.

emittePowered by Rock Convert

Aumenta a produtividade

Com as informações levantadas pela contabilidade gerencial é possível avaliar matematicamente a viabilidade de determinados investimentos, isto é, saber se eles serão recompensados com resultados positivos, antes mesmo que qualquer decisão seja tomada.

Isso significa que a empresa pode saber se a conta fecha ou não, sem precisar se comprometer financeiramente. Ou seja, o gestor pode investir em melhorias para o negócio apenas se a ação for, de fato, vantajosa. Em outras palavras, as práticas contábeis ligadas à gestão do negócio aumentam a produtividade devido aos insights obtidos.

Melhora a gestão financeira

Em meio a um cenário econômico complexo, otimizar a gestão financeira e reduzir as perdas é crucial para garantir não somente a sobrevivência do negócio, como também fazer com que a empresa se desenvolva e se torne mais competitiva em seu mercado de atuação.

Dito isso, uma das vantagens da contabilidade gerencial é que ela permite que os orçamentos de cada departamento da organização sejam embasados em dados e números precisos. Da mesma forma, ajuda a visualizar despesas que podem ser melhores avaliadas e possivelmente eliminadas.

Minimiza os desperdícios de recursos

Ao observar a empresa por um ponto de vista mais amplo, e obtendo dados abrangentes para realizar análises, o departamento contábil consegue encontrar pontos que estejam tomando recursos sem gerar um índice de retorno desejável.

Por exemplo, a estrutura de despesas pode ter custos passíveis de redução ou eliminação ou, ainda, a organização pode ter colaboradores ou processos de trabalho cujos custos não sejam justificados pela receita que geram.

Ajuda a precificar os produtos e serviços estrategicamente

Quando o assunto é precificação de produtos, especificamente sobre empreendedorismo e contabilidade, muitos empreendedores — sem uma base profissional sólida ou com pouco tempo de atuação no mercado — têm dificuldades para chegar ao valor que realmente devem cobrar por seus produtos ou serviços.

Dado o contexto, uma das vantagens em investir em contabilidade gerencial é que suas análises financeiras facilitam o processo de precificação, visto que envolvem não apenas os custos de produção, mas também integram fatores como a posição da empresa diante de seus concorrentes e a percepção do consumidor.

Para concluirmos este conteúdo, vale destacar que a Emitte é uma plataforma online que pode ajudar a sua empresa no processo de implementação da contabilidade gerencial. Graças aos recursos que automatizam a emissão de notas fiscais eletrônicas para pequenas e médias empresas, a vida do empreendedor pode ficar muito mais fácil.

Quer conhecer melhor as soluções contábeis que a Emitte tem a oferecer ao seu negócio? Então aproveite para entrar em contato com a gente e saiba mais sobre como podemos ajudar a sua empresa!