Home / Empreendedorismo

Como vender pelo WhatsApp Business [Passo a Passo]

whatatpp como conquistar clientes

Em 2020, cerca de 108,4 milhões de brasileiros utilizavam o whatsapp, segundo dados do Affde. Além de uma excelente plataforma para a comunicação, a rede social também possui a versão whatsapp business, que pode te ajudar nas vendas.

Tendo em vista o imenso público dessa plataforma, vale a pena incorporar esse canal nas estratégias de venda, para potencializar o crescimento da empresa. 

Mas, como isso é possível? Como vender pelo whatsapp business para seus clientes? Você terá  essas e muitas outras respostas ao longo deste  conteúdo, então siga conosco!

Precificação de produtos: conheça 4 métodos e dicas para fazer

Como funciona o Whatsapp Business?

Para as pequenas empresas, o whatsapp business funciona a partir da criação de uma conta comercial. Nela, é possível inserir informações específicas do estabelecimento ou serviços, e ainda contar com funções exclusivas, como:

  • Mensagens automáticas — para atender os clientes instantaneamente; 
  • Etiquetas — para identificar melhor os clientes. Com elas, você pode, por exemplo, dividir os contatos entre clientes recorrentes ou primeiros pedidos; 
  • Respostas rápidas — para responder dúvidas frequentes é possível planejar respostas que ficam disponíveis com um só clique;
  • Endereço, horário de funcionamento e diversas informações no perfil.

Por isso, fica muito mais simples atender uma maior quantidade de clientes com essa ferramenta. Não podemos esquecer também que ter um perfil comercial aumenta a confiabilidade e profissionalismo do seu negócio.

Como criar uma conta no WhatsApp Business?

whatapp business como usar

Não dá para entender como vender pelo whatsApp business adequadamente sem uma conta na rede social. Por isso, para começar é preciso baixar o aplicativo na loja do seu smartphone (Play Store ou App Store). Em seguida, siga as instruções abaixo:

  1. Insira seu número para a sua conta profissional;
  2. Solicite o código por SMS ou número de telefone, e confirme-o no aplicativo;
  3. Por fim, basta ir em “ferramentas comerciais” e configurar seu perfil e preferências.

Essa versão disponibiliza opções como catálogos, mensagens automáticas e o próprio perfil reunidas na aba que mencionamos. Sendo assim, é possível configurar todas as suas funcionalidades rapidamente ao se cadastrar no aplicativo.

Como vender pelo WhatsApp Business: passo a passo

Tendo feito as configurações adequadas, é o momento de utilizar a ferramenta para contatar os clientes e vender. Vale usar a criatividade para atrair contatos, mas separamos algumas dicas para te auxiliar nesse processo:

Use um número exclusivo

Antes de mais nada, é importante passar confiança para seus clientes. Por isso, não é recomendado misturar a empresa e seu perfil pessoal. 

Adquirir um número específico para atender no whatsapp business não só facilita a gestão da vida profissional e pessoal, como também melhora a experiência dos clientes que serão atendidos por um número específico para isso. 

Foque na apresentação do seu perfil 

Desenvolver um perfil informativo e visualmente atraente para o usuário também é uma forma de atrair os clientes para o whatsapp. 

Seja na descrição, na foto ou nas informações adicionais, caprichar na apresentação pode fazer seu negócio se destacar e se tornar agradável aos contatos.

Vale aproveitar as funcionalidades oferecidas pelo aplicativo e deixar o perfil o mais completo possível. Assim, os clientes saberão exatamente sobre os serviços oferecidos, horário de atendimento e outras informações que desejar.

Exiba seu catálogo

Quem quer saber como vender pelo whatsapp business deve utilizar a função catálogo no aplicativo. Além de contribuir para a apresentação do perfil, essa funcionalidade agiliza ainda mais o contato com o cliente.

Defina e apresente seus principais produtos e serviços, bem como seus custos para não precisar informar constantemente. A dica também é caprichar em imagens e ilustrações que facilitem o entendimento e divulguem bem seus produtos.

Mulher com nota fiscal

Cadastre mensagens automáticas

Uma das principais vantagens do whatsapp business para as empresas não pode passar despercebida para quem deseja utilizá-lo.  

Essa é a funcionalidade de mensagens automáticas, onde é possível deixar registradas frases que solucionem dúvidas recorrentes dos clientes. 

Com elas é possível responder mais rapidamente e sem a necessidade de digitar constantemente as mesmas informações.

Organize seus contatos e conversas por etiquetas

Separar seus contatos e dividi-los por categorias pode facilitar ao planejar promoções e até mesmo na abordagem com eles. Dessa maneira, as vendas podem ser mais direcionadas e personalizadas aos usuários. 

Utilize esse recurso dividindo os contatos em categorias como: primeira venda, cliente recorrente, oportunidade, parceiros, etc. 

Leia também: Software para MEI: 8 soluções ideais para microempreendedores!

Crie conteúdos

A funcionalidade de stories também está disponível nessa versão do aplicativo e pode te ajudar a entender como vender pelo whatsapp business. Isso porque os clientes poderão acompanhar suas atualizações e interagir com sua conta.

Vale traçar uma boa estratégia de marketing e levar seus usuários para outras redes ou mesmo para seu site a partir dessa ferramenta. Além disso, é também uma excelente oportunidade de construir seu branding.

Confira Também: Técnicas de Marketing para atrair clientes e aumentar as vendas

Proporcione um bom atendimento

A chave para manter bons clientes e aumentar suas vendas é a boa experiência de quem interage com sua marca. Por isso, é fundamental tratar os contatos com cordialidade e responder o mais rápido possível.

Simplificar as formas de atendimento também é uma maneira de se diferenciar diante da concorrência. Devemos nos lembrar que processos complexos são desinteressantes ao consumidor, então é fundamental facilitar o contato e a venda.

como vender com o whatsapp business

Precisa emitir notas fiscais e controlar suas vendas? Confira as funcionalidades do Emitte!

Conclusão

Com a imensa quantidade de usuários da rede social no Brasil, entender como vender pelo whatsapp business pode facilitar muito na fidelização e nas vendas de um negócio. 

Ao fazer parte de uma rede conhecida e utilizada pelo público, é muito mais simples gerar familiaridade e comodidade a ele. Esses são grandes diferenciais que potencializam as vendas e destacam um negócio dos demais.

Vale também apostar nas funcionalidades que permitem uma interação mais descontraída para melhorar o vínculo e engajar os contatos. 

Ah, e não se esqueça de utilizar o Emitte para facilitar ainda mais as suas emissões e ter tempo para atender melhor seu público!

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair