Home / Contabilidade

Como receber pelo PIX? Descubra aqui e conheça as vantagens

como receber pelo pix

A agilidade e facilidade de utilização desse meio de pagamento faz com que diversas empresas se interessem em como receber pelo PIX nos estabelecimentos. 

A modalidade também é extremamente popular entre os consumidores. Um levantamento feito pela Zetta, por exemplo, indicou que cerca de 70% dos clientes preferem o método em compras de supermercado. 

Sabendo disso, de que maneira é possível ao empreendedor adotar esse meio no estabelecimento? Na verdade, existem diversas formas de incorporar o PIX ao seu negócio, e as trouxemos aqui, acompanhe!

Leia Também: Formas de pagamento e como escolher a melhor para MEI

O que é PIX e como funciona

Quem já está acostumado com as operações TED e DOC pode encarar o PIX como uma nova alternativa para transferir e receber valores. 

A principal diferença é que essa opção realiza transferências automáticas, enquanto o recebimento é instantâneo. 

Além disso, o processo é feito a partir de aplicativos, com as opções disponibilizadas pelas instituições bancárias.

Assim, para realizar transferências nessa modalidade é preciso ter o aplicativo de uma instituição que disponibilize a opção dessa transferência. Em seguida, basta cadastrar uma chave e realizar o processo pela ferramenta digital.

Geralmente, a opção PIX fica próxima às transferências TED e DOC, então costuma ser muito simples ao usuário realizar as operações. Pela imensa acessibilidade desse sistema, os consumidores têm um interesse crescente no método.

Como receber uma transferência via PIX?

Mas, afinal, como é possível receber transferências PIX dos clientes para pagamento? 

Na verdade, a opção disponibiliza diferentes maneiras para que os clientes realizem a transferência.

Assim, é possível usá-las estrategicamente e disponibilizar os meios que mais promovem praticidade ao consumidor, conforme o tipo do negócio. Abaixo, confira as principais maneiras de receber o pagamento:

Como receber por chave

O recebimento por chave é feito a partir de um cadastro de uma espécie de “apelido” para o recebimento de valores. Para isso, é possível cadastrar como chave:

  • CPF ou CNPJ;
  • Número de telefone;
  • E-mail;
  • Código aleatório — gerado pela própria ferramenta da instituição bancária. 

Dessa maneira, basta informar ao cliente a chave cadastrada. Com esse código, o cliente pode fazer facilmente a transferência e confirmar as informações antes da transação, de forma ágil e segura.

Como receber por QR CODE

recebimento pix pelo qr code

O QR Code também é uma forma extremamente prática para recebimentos. Nesse caso, o cliente não precisa informar a chave ou outros dados bancários para realizar a transferência. 

A maneira de gerar o documento pode variar conforme a instituição utilizada. Geralmente, o código pode ser desenvolvido a partir do seguinte passo a passo:

Mulher com nota fiscal
  1. No aplicativo do banco, selecione a opção “PIX”;
  2. Em seguida, selecione “cobrar” e busque a opção “QR CODE”;
  3. Insira a quantia a receber;
  4. Envie o código ao cliente.

Em seguida, basta que o código seja escaneado pela câmera do celular, e as informações para prosseguir com o pagamento serão exibidas. Basta confirmar os dados e seguir com a transação.

As vantagens do pix para as empresas

Além da grande preferência dos consumidores, receber pelo PIX é também uma preferência das empresas pelas vantagens que proporciona. Algumas delas podem ser listadas:

  • Recebimentos ágeis: diferentemente do boleto bancário e transferências TED e DOC, o pix é automático, sendo que o empreendedor recebe o valor de suas vendas no mesmo momento, independentemente do dia ou horário.
  • Funcionamento ilimitado: não é necessário aguardar pelos dias úteis para receber os pagamentos. Mesmo em feriados, fins de semana e fora do horário comercial a transferência é feita instantaneamente.
  • Custos baixos: essa forma de pagamento possui taxas muito menores em comparação com as demais modalidades. Em alguns casos, o pix pode ser gratuito para pessoas jurídicas.
  • Controle: todas as transferências ficam registradas no aplicativo utilizado, por isso, torna-se mais simples ter uma visão financeira ampliada do negócio.
  • Segurança: assim como TED e DOC, o PIX é um meio de pagamento que possui tecnologia de criptografia e autenticação. Por isso, as transações são tão seguras quanto as de métodos tradicionais. 

Vale ressaltar que a única limitação que o método de pagamento atualmente possui está no período da noite e madrugada. Para evitar golpes, o Banco Central definiu como R$1.000 o limite para transferências entre 20h e 6h via pix.

Confira também: O que é PIX? Está preparado para a revolução?

É possível cobrar via PIX?

As cobranças por PIX podem ser feitas tanto por QR Code quanto pelas chaves registradas. 

Os aplicativos das instituições bancárias disponibilizam a opção, de forma que a cobrança é enviada diretamente ao cliente, facilitando o pagamento para ele.

Como já vimos, o método por QR Code é o mais comum nas cobranças, justamente por sua praticidade. Ainda assim, é possível enviar pelo WhatsApp outros modelos de cobrança com chave que diminuem o trabalho do cliente no pagamento. 

Leia Também: Como vender pelo WhatsApp Business [Passo a Passo]

Por que o PIX é vantajoso para empreendedores

Além das vantagens para as empresas, o PIX é um método vantajoso para o empreendedor por possibilitar maior praticidade financeira.

Ao adotar métodos alinhados com as novas preferências dos clientes, torna-se mais simples ter um nível de inovação maior na empresa. Com o simples monitoramento, também se torna menos trabalhoso ter um controle de vendas atualizado. 

Vale considerar também que a maior visão das transferências facilita o controle fiscal de sua empresa. Com isso, é mais simples comprovar informações para a receita federal e facilitar a fiscalização e pagamento de tributos.

Simplifique suas emissões com o Emitte hoje mesmo!

controle financeiro e pix

Conclusão

A tecnologia está ganhando cada vez mais espaço em todos os setores da economia. Atualmente, saber como receber pelo PIX é uma forma muito importante de se atualizar e promover comodidade ao cliente.

Se antes era necessário esperar dias para receber valores de transações, a nova modalidade permite pagamentos instantâneos, inclusive em feriados e finais de semana.

Sem taxas adicionais, o pix representa diversas vantagens para as empresas de todos os nichos. Trata-se, também, de uma forma muito mais simples de realizar pagamentos aos funcionários e facilitação para manter-se em dia com o fisco. 

Confira Também: Contrato de Prestação de Serviços MEI: como fazer (Guia)

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair