Diante do novo coronavírus tivemos que nos adaptar a uma nova rotina e o mundo todo se voltou para uma nova realidade nova em nosso âmbito profissional: o home office.

Apesar de imaginarmos o Home Office como uma forma de trabalhar muito mais confortável, para algumas pessoas ele pode significar uma grande perda da produtividade e criatividade.

Justamente porque, para que o home office se torne produtivo é necessário grande a organização e determinação para respeitar horários essenciais que não impeçam a realização do seu trabalho.

Neste artigo separamos algumas dicas de como continuar criativo mesmo atuando no Home Office. 

Realize pausas 

Se engana quem pensa que trabalhar de Home Office é trabalhar o tempo todo, tudo na nossa vida tem horário inclusive para trabalhar.

É crucial que durante o dia você consiga fazer pausas ou intervalos de 10 a 15 minutos, suficientes para manter o seu rendimento, lembre-se de ter disciplina.

Nessas pausas você pode, beber uma água, conversar com pessoas da sua família ou desligar um pouco a sua mente para que ela descanse e quando voltar a trabalhar ela esteja mais ativa.

Faça exercícios

Por estarmos em Home Office, e não estarmos saindo poucas vezes de casa, é muito comum que acabamos ficando sedentários.

Porém é extremamente importante realizar exercícios, principalmente porque a realização de exercícios auxilia diretamente na nossa saúde física.

Ao fazer algum exercício físico, seja ao ar livre ou em casa, liberamos energia para a nossa mente e assim ela fica mais ativa e ajuda na criatividade.

Mude seus hábitos

A mudança de hábitos, principalmente alimentares ajuda muito a nossa mente a desenvolver ideias mais rápido.

Existem diversos alimentos que ajudam na saúde do corpo, aumento a nossa imunidade, na mente, ajudando na nossa memória e também na concentração e também na saúde bucal.

A mudança de hábitos ajuda a gente abrir a nossa mente para o mundo, e principalmente durante a pandemia precisamos passar por esse processo.

Ter uma mente criativa não é benefício apenas de algumas pessoas, todos nós podemos ser criativos, depende do quanto estamos abertos para novas ideias.

A leitura sobre diversos assunto pode ajudar na criatividade também, caso não tenha esse hábito está na hora de considerar.

O quanto mais buscamos conhecimento, não só na nossa área, mais a nossa mente consegue trabalhar melhor, pois você está buscando informações sobre diversos assuntos.

Por exemplo, mesmo que você seja um profissional de marketing, não se prenda a ler conteúdos apenas da sua área, busque sobre curiosidades, sobre assunto diversos, como por exemplo os tipos de aparelho ortodôntico.

Cuide da sua saúde

Quando temos um problema de saúde é normal que a nossa produtividade e a nossa mente pare um pouco.

Com isso temos mais dificuldade de ter ideias, de criar algo ou até mesmo de pensar em várias coisas.

Uma saúde em dia ajuda muito no nosso trabalho, não apenas a saúde física, a bucal também.

A falta de cuidado com a saúde bucal pode desencadear outras doenças no corpo. Além disso, a falta de cuidado com a boca pode trazer uma dor de dente que precisará ser feito um procedimento como extração de dente e automaticamente a sua produtividade diminui.

A nossa mente depende do estado do nosso corpo também, então cuide da alimentação, tenha uma saúde bucal em dia que também vai ajudar na criatividade.

Separe um ambiente confortável para trabalhar

Ter um local separado para trabalhar home office pode ajudar muito a sua mente a assimilar melhor as coisas.

Querendo ou não, quando a nossa mente está uma bagunça não conseguimos focar em nada e nem pensar no que precisamos fazer.

Se a sua mente estiver dessa forma, como que você vai conseguir ter novas ideias? 

Esteja aberto a novas ideias

Para ter uma mente criativa é essencial estar aberto a novas ideias, em todas as áreas profissionais.

Por exemplo, a ida aos consultórios odontológicos ainda está limitada, mas não quer dizer que um dentista não possa fazer algumas consultas online com seus pacientes para falar sobre escovação dos dentes ou orientar sobre tratamento de canal.

Vale ressaltar que estar aberto a novas ideias não exime os profissionais a atentar-se a ética de sua área de atuação. 

Tire um momento de descanso

Parece óbvio, mas vale ressaltar que ter um momento para descansar, se desligar do mundo, das redes sociais e das pessoas ajuda sim na criatividade.

Muitas vezes precisamos de uma mente limpa, descansada e renovada para assim conseguir pensar em novas ideias.

Atuar no regime home Office não é uma tarefa fácil, mas também não é bicho de sete cabeças, tudo depende de sermos positivos. 

O home Office nos permite trabalhar de forma mais confortável, em um ambiente que nos transmite paz que é a nossa casa.

Um ambiente familiar pode ajudar muito a nossa mente na hora da criação, mas também procure coisas novas, até lugares novos para visitar as vezes, isso pode ajudar a mente a assimilar mais coisas na hora da criação.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Clínica Ideal.

emitte-testePowered by Rock Convert