Home / Empreendedorismo

O que é um Certificado Digital na Nuvem e como funciona?

certificado digital nuvem

Os certificados digitais são uma realidade para a maior parte dos empreendedores no Brasil. A partir deles, é possível assinar e acessar documentos digitalmente, com segurança na autenticação.

Para se ter uma ideia, em 2021 foram emitidos mais de 7 milhões de certificados. No total, esses documentos já somam mais de 10 milhões, segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

A novidade é que existem agora tecnologias em nuvem para seu certificado digital, deixando-o ilimitado em diversos dispositivos. 

Quer saber mais sobre essa modalidade? Separamos um conteúdo exclusivo sobre essa tecnologia, acompanhe!

O que é certificado digital na nuvem?

O sistema funciona de maneira semelhante às ferramentas de armazenamento em nuvem que conhecemos.

O certificado digital fica armazenado online e não precisa de equipamentos físicos ou máquinas específicas para o acesso. Assim, basta acessar a nuvem, e utilizá-lo para assinar seus documentos. 

Trata-se de um serviço muito vantajoso para quem precisa usar mais de um dispositivo e não quer adquirir diferentes certificados. 

Além disso, a praticidade de não precisar de um material físico permite que o empreendedor emita seus documentos de qualquer local. 

Comparativo de certificados: nuvem x token x cartão

A tecnologia em nuvem já facilita diversas áreas para as empresas, como é o caso da contabilidade, por exemplo. Na prática, o certificado digital também pode ser feito em token ou cartão, com as vantagens a seguir:

  • Token: o token é um equipamento parecido com o pendrive, que permite o acesso ao certificado digital via USB. Seu uso é feito por uma pessoa por vez, e traz praticidade e segurança nos acessos. 
  • Cartão: funciona em um modelo criptografado, com um chip como os dos cartões de crédito que estamos acostumados. A diferença é que ele exige uma leitora de cartão no dispositivo de acesso. 

Quando falamos de um certificado digital na nuvem sua maior vantagem é que ele não exige estes acessórios. Embora o cartão e token sejam de alta segurança e praticidade, eles possuem limitações físicas e podem ser extraviados ou perdidos. 

Vantagens do certificado digital cloud

Com um certificado digital em nuvem é possível executar funções comuns, como acessar notas fiscais completas de maneira inteiramente digital. 

Isso é extremamente importante caso ocorram erros ou a necessidade de revisão nos documentos. 

Sem a necessidade de procurar e acessar cartões ou tokens, a tecnologia cloud acelera essas atividades. Além disso, detalhamos abaixo cada uma das vantagens do certificado cloud, confira:

Mais flexibilidade e mobilidade

Como o sistema não é restrito a um determinado acesso, é possível que o empreendedor realize suas atividades de qualquer lugar. Assim, você não fica preso 

a um escritório ou máquina, mesmo para fazer ações contábeis complexas.

Isso também facilita no processo de escrituração contábil. Como os acessos são feitos instantaneamente, não há o risco de esquecer algum registro ou de atrasá-lo por falta de uma infraestrutura propícia. 

mobilidade cloud certificado digital

Menor incidência de problemas técnicos

Sem mídias criptográficas, como os demais certificados digitais, a opção em nuvem é muito mais eficiente contra problemas técnicos.

Isso porque o servidor onde o sistema funciona pode ser reparado com maior facilidade quando comparamos aos meios físicos. 

Mulher com nota fiscal

Como o funcionamento não depende diretamente de um hardware, é mais difícil você ter problemas técnicos com cloud. 

Redução de custos

A nuvem também proporciona uma economia muito atrativa para as empresas. Trata-se de uma característica que nutre o interesse por essa tecnologia de forma generalizada, mas extremamente notável no caso do certificado digital. 

Isso porque é um sistema mais acessível, que não demanda tantos investimentos quanto as demais opções. 

Basicamente, você não precisa de um dispositivo específico, nem gastar com chaves de acesso, como os cartões, leitoras e tokens.

Além disso, a menor incidência de problemas técnicos também ameniza gastos que as demais opções teriam. O próprio transporte desses equipamentos não é necessário, pois o certificado é acessado de qualquer lugar.

Guia Completo do Microempreendedor Individual (MEI) – 2022

Maior segurança

Assim como os demais métodos, as transações certificado em nuvem também são criptografadas em diversas camadas. Além disso, as informações ficam armazenadas em servidores HSM, armazenados em data centers altamente seguros.

Outro ponto que garante maior controle de acesso para o certificado digital é a dupla autenticação. Geralmente, são exigidos dois padrões de senha para que você acesse o sistema, impossibilitando acessos indevidos. 

Na prática, o modelo pode ser considerado até mesmo mais seguro que os demais. Sem o risco de perder cartões de acesso que parem em usuários mal-intencionados, você garante total controle sobre suas assinaturas.

servidores cloud criptografia e segurança

Compatibilidade com diferentes dispositivos

Com as senhas e autorização, diversos dispositivos podem acessar o certificado digital em nuvem para realizar assinaturas. Isso torna a utilização ilimitada, sem a necessidade de configurar cada uma das máquinas.

Vale ressaltar também que a nuvem também não se restringe aos computadores ou notebooks. É possível realizar acessos por tablets, smartphones e diversos outros que possuam acesso à internet. 

Como adquirir um certificado digital na nuvem?

Os modelos de certificados digitais em nuvem são A1, com validade de 1 ano. Para adquirir um deles, é necessário buscar um serviço, como o Emitte, realizar o pagamento e validar presencialmente ou por videoconferência.

Na prática, o processo irá exigir a documentação do solicitante e da empresa, para garantir a regularidade nos processos. 

Os documentos variam conforme o regime de sua empresa, mas listamos os necessários para MEI no artigo sobre certificado digital

Certificado digital com validação por videoconferência

É possível ter um certificado digital em nuvem sem a necessidade de comparecer em uma certificadora, comprovando os documentos online. 

Nesse caso, também não é preciso fornecer impressão digital, mas deve-se realizar o envio do Contrato Social e da CNH antes de iniciar a chamada. Se tudo corresponder, é possível utilizar o sistema sem precisar sair de casa.

Vale a pena investir em mais praticidade e modernização nos processos de sua empresa. Para isso, o Emitte oferece um serviço completo com emissão de notas fiscais e o Certificado Digital, tudo isso de forma online e segura!

Incorpore praticidade e segurança na emissão de suas Notas Fiscais com o Emitte hoje mesmo!

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair