Home / Empreendedorismo

Melhores canais de venda para pequenos e médios negócios

canais de venda para negócios

Redes sociais, e-mail, sites, plataformas de e-commerce… São inúmeras as oportunidades de alcançar clientes na atualidade. 

Diante disso, é comum se perguntar quais são os melhores canais de venda para um segmento específico.

Fato é que todos estão imersos nos meios digitais, inclusive a concorrência. Aliás, também não podemos nos restringir somente às opções online. 

Existem diversos canais de venda em meios fora do ambiente digital, que também contribuem bastante.

Sendo assim, como identificar essas oportunidades de venda e extrair o melhor de cada uma delas? É possível investir em meios mais avançados, mesmo em um pequeno ou médio negócio? Siga conosco neste conteúdo e descubra. 

Primeiro, entenda o que caracteriza um canal de vendas

Canal de vendas é todo método que leva o cliente a realizar compras de maneira direta ou indireta em seu negócio. Isso vai desde técnicas de marketing que gerem engajamento até métodos como em um sistema de cobrança.

Eles também se estendem a versões menos atreladas aos meios digitais, assim como peças publicitárias tradicionais ou pontos de venda. 

É comum que os negócios partam de um único canal ao iniciar suas vendas. Por outro lado, com o tempo, diversificar as fontes de lucro é muito vantajoso e pode potencializar o crescimento da empresa.

Isso porque o comportamento do consumidor muda, junto com as próprias necessidades do mercado. 

Consequentemente, investir em mais de um canal faz com que o negócio esteja mais seguro em momentos de crise. 

A seguir, abordaremos algumas opções que podem ser exploradas para a diversificação dos canais de venda.

Principais canais de vendas online

vendas online canais

Começando pelos meios digitais, eles são muito úteis tanto para ampliar o relacionamento com o público quanto para atrair novos clientes.

Mas além disso, os melhores canais de vendas online também podem aumentar muito a lucratividade da empresa. 

Sem limitações geográficas, é possível alcançar compradores que estejam em todo o país, e expandir muito a popularidade do produto ou serviço. Confira os 3 meios para isso que detalharemos:

1. Marketing de afiliados

Marketing de afiliados é uma espécie de terceirização de vendas no ambiente digital. 

Dessa maneira, pessoas divulgam e vendem produtos ou serviços de uma organização, recebendo uma porcentagem do valor recebido.

Esse canal de vendas é prático, porque demanda pouco investimento por parte de quem está desenvolvendo o produto. 

Além disso, é a solução ideal para que a empresa dedique mais aos negócios e qualidade de seus produtos, sem perder tanto buscando formas de vendas.

Leia também: Controle de vendas: saiba o que é e como aplicar corretamente

2. Marketplace

O marketplace é um dos melhores canais de vendas, justamente porque reúne diversas marcas em um único lugar para que o cliente realize suas compras.

Plataformas como o próprio Facebook disponibilizam um serviço como esse, onde é possível anunciar produtos e atingir novos clientes. 

Nem sempre é necessário desenvolver uma plataforma de e-commerce para vender digitalmente. 

Para se ter uma ideia, o Webshoppers, relatório nacional de comércio eletrônico, divulgou que cerca de 78% do faturamento das lojas virtuais se deu por meio de um Marketplace em 2020.

3. E-commerce

As lojas virtuais também ganham cada vez mais espaço nas compras dos consumidores. Em 2021, o setor apresentou um crescimento de 57,4% no primeiro semestre, segundo o relatório da Neotrust.

A praticidade de realizar compras pelas plataformas e recebê-las diretamente em casa faz com que muitas pessoas dêem preferência ao modelo. 

Principais canais de vendas offline

vendas offline como fazer

Pequenos e médios negócios também podem utilizar os melhores canais de venda online para ampliar suas vendas. 

As opções fora do meio digital são muito mais voltadas para as vendas em si do que para conversões e relacionamento com o cliente. 

Por outro lado, isso não significa que não sejam efetivos ou que não representem potencial de retorno do investimento. 

Confira abaixo alguns canais de vendas offline que também contribuem para as vendas:

1. PDVs e varejo físico

PDVs ou pontos de venda são aquelas unidades simplificadas de lojas que fornecem, geralmente, o primeiro contato com a marca ao consumidor. 

Assim como as lojas de varejo físicas, são posicionados em pontos-chave para atrair a atenção do consumidor. 

Desse modo, o intuito não é somente a venda, mas também a ampliação da relação comercial. 

Isso porque ao se deparar constantemente com unidades de um estabelecimento, o consumidor, aos poucos, se habitua ao constante consumo do produto. 

Essas unidades também aumentam o lucro da organização, justamente por se posicionarem em ambientes com muito movimento e de interesse do público, como:

  • Shoppings;
  • Supermercados;
  • Avenidas;
  • Centros comerciais;
  • Entre outros.

Dessa maneira, são versões simplificadas de um estabelecimento que servem como ponto de partida para uma fidelização posterior do cliente. 

Nesse aspecto, vale unir esses canais às estratégias digitais, utilizando até mesmo redes como o WhatsApp Business para manter o contato.

2. Franquias

Uma franquia é um dos melhores canais de vendas para grandes empresas que já estão consolidadas no mercado. 

Nesse formato, o empreendedor utiliza o nome e métodos de uma empresa já firme no mercado para desenvolver o próprio negócio. 

As ações de marketing também podem ser muito efetivas quando se é franqueado em uma instituição com branding construído. 

Por isso, as franquias são canais de venda que simplesmente aceleram o desenvolvimento de uma empresa.

3. Distribuidores

Ideal para atacadistas e fabricantes, as vendas por distribuidores também são canais a se considerar. 

Nesse caso, o fornecedor oferece produtos que são revendidos por outros meios, até alcançar o consumidor final. 

Estes são verdadeiros intermediários entre o cliente e a empresa, facilitando as vendas e expandindo o alcance. 

Qual o melhor canal de vendas?

Na prática, não existe uma regra estabelecida para definir o melhor canal de vendas para todas as empresas. 

Embora os meios digitais apresentem um crescimento acentuado, ainda existem clientes que optam por compras em lojas presenciais.

Por isso, antes de mais nada, pensar no principal público-alvo do negócio é uma forma de entender os melhores canais de venda para ele. 

É importante mapear os principais objetivos do consumidor com o produto ou serviço, avaliando:

  • Hábitos de consumo;
  • Preferências;
  • Interesses;
  • Plataformas mais utilizadas no meio digital;
  • Pontos frequentados no meio físico;
  • Nível de familiaridade com a marca;
  • Entre outros.

Por isso, vale também considerar o intuito do negócio, mesclando as formas de fidelização online e offline para potencializar o faturamento. 

Tendo iniciado a implementação em um dos meios, é fundamental acompanhar indicadores financeiros que demonstrem a efetividade do canal escolhido. 

Com o tempo, é possível identificar quais canais de venda trouxeram mais resultados e expandi-los aos poucos. 

Confira também: Formas de pagamento e como escolher a ideal para o MEI!

Foque nas vendas e deixe a gestão de suas NFs com o Emitte

Os melhores canais de vendas que listamos certamente demandam um nível estratégico e um alto investimento de tempo por parte da organização.

E é justamente por isso que o Emitte existe! Com um emissor de notas fiscais, é possível ter um maior controle de suas vendas sem precisar perder tempo com atividades manuais e até mesmo com algumas burocracias.

Com isso, você poupa exatamente o que precisa para investir em novos meios de vendas: o tempo. 

Confira hoje mesmo os planos do Emitte para MEI faça seu teste gratuito para a emissão de notas fiscais!

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair