É importante que as empresas adotem estratégias eficazes como forma de garantir o cumprimento de todas as obrigações e leis que fazem parte das atividades de um negócio e, dessa forma, evitar problemas com a fiscalização, prejuízos, entre outros aspectos que podem impactar o seu desenvolvimento e expansão de forma negativa. Entre as melhores medidas, podemos citar a auditoria fiscal e tributária.

No entanto, você entende o conceito de cada um, suas características e principais diferenças? Leia o conteúdo e descubra!

O que é a auditoria fiscal?

Trata-se de uma espécie de vistoria feita na empresa com a finalidade de averiguar se há um controle tributário eficiente. Nesse caso, o auditor analisa se todos os tributos foram pagos em dia, e se houve alguma desconformidade, além do que posse ser feito para solucionar os erros identificados.

Além disso, contribui observando se existe alguma chance de vantagem fiscal de forma lícita que pode ser usufruída pela companhia.

O que é auditoria tributária?

É um tipo de inspeção relacionada com a validação de atividades, dados e sistemas de âmbito contábil e fiscal. Além disso, pode contribuir bastante para a manutenção da saúde fiscal do negócio, tendo em vista sua função de apontar os pontos positivos e negativos processados pela organização sobre essas áreas.

Quais as diferenças entre auditoria fiscal e tributária?

Veja a seguir quais são as principais diferenças existentes entre a auditoria fiscal e tributária considerando vários aspectos!

Atividades executadas

A função da auditoria fiscal é conferir a quitação dos impostos realizados pela empresa, definir estratégias dentro da lei para reduzir os gastos aplicados com tributos, averiguar, se existem benefícios não aproveitados, monitoramento do estoque, análise de relatórios financeiros, escrituração e demais.

emitte-testePowered by Rock Convert

Já a auditoria tributária cuida para garantir o pleno funcionamento da organização por meio da averiguação das atualizações que geram impactos nos processos realizados, como mudanças nas normas, modificações nas taxas, elaboração do planejamento tributário, entre outros.

Apuração de tributos

A auditoria fiscal tem a função de apurar tributos como, ISS, IPI, ICMS etc. No caso da auditoria tributária, além de apurar os impostos de todos os ambos, também observa o preenchimento das guias de pagamento.

Obrigações acessórias

Entre as obrigações da auditoria fiscal estão: conferência da transmissão dos dados no Sped Fiscal, averiguação dos dados cadastrais dos fornecedores perante os órgãos fiscalizadores, emissão e análise de notas e documentos fiscais etc.

As principais obrigações da auditoria tributária são: ajuda no registro contábil das informações tributárias, controle de prazo para o pagamento dos tributos, definição do regime tributário mais benefícios, entre outros.

Maneiras de trabalhar de acordo com o porte do negócio

Em casos de empresas de grande porte, o ideal é que a auditoria fiscal seja responsável pelas tarefas operacionais. Já a auditoria tributária fica a cargo dos processos mais estratégicos.

Como manter a empresa preparada para as auditorias?

Existem algumas medidas que podem ser colocadas em ação e manter a empresa regular nos casos de auditoria fiscal e tributária, por exemplo:

  • Levante e separe a documentação necessária, para que eles possam ser apresentados caso sejam solicitados pelos auditores para a conferência de dados;
  • Mantenha a equipe alinhada, já que quando auditados, os colaboradores entendam tudo que acontece na organização. Nesse caso, reuniões periódicas podem ser agendadas para o repasse de todas as informações relevantes;
  • Esteja atualizado sobre todas as alterações realizadas nas normas;
  • Tenha auxílio de uma equipe de profissionais experientes e qualificados sobre o assunto;
  • Conte com o auxílio da tecnologia, considerando que um bom sistema pode proporcionar um maior controle dos dados e detalhes do negócio, integrando todas as informações em um único local, que gerar acessibilidade e otimiza o trabalho.

Agora que você entende a importância e diferenças entre auditoria fiscal e tributária, não deixe de tomar todos os cuidados necessários para passar por elas sem nenhum tipo de problema, mantendo sempre responsável com o cumprimento de todas as obrigações que a abertura e manutenção de uma empresa requer.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus contatos entendam mais sobre o tema!