Home / Empreendedorismo

Antecipação de recebíveis, vale a pena? Veja como avaliar!

Antecipação-de-recebíveis,-vale-a-pena-Veja-como-avaliar!

No mundo empresarial, uma das principais competências que contribuem para o sucesso de um negócio é saber encontrar boas soluções, especialmente em momentos de crise. 

Para desenvolver ainda mais suas habilidades de gerenciar sua empresa, apresentaremos a você a antecipação de recebíveis.

Neste artigo, vamos te explicar o significado deste termo. Então, com mais informações e dicas, você poderá concluir se essa estratégia vale a pena ou não para o seu negócio. Vamos lá?

Afinal, o que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro em que a empresa pode solicitar o adiantamento de pagamentos futuros.

Ou seja, é uma alternativa para receber antecipadamente os valores das vendas que foram feitas à prazo, seja por cartão de crédito, cheque ou carnê. Isso sem cobrar o valor dos clientes!

Em momentos de aperto, essa é uma estratégia para estabilizar o fluxo de caixa (entrada e saída de dinheiro).

Afinal, você conseguirá o capital necessário para, por exemplo, arcar com despesas, pagar dívidas, além de garantir mais fundos para o capital de giro da empresa.

Portanto, a antecipação de contas a receber é um recurso estratégico valioso que pode evitar o endividamento.

Como organizar e planejar as finanças da empresa? Veja 5 dicas práticas

E como funciona? Entenda a operação de antecipação de recebíveis

Para realizar a antecipação de recebíveis é preciso realizar essa solicitação em seu banco, em FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) ou em factorings (fomento mercantil ou comercial), que são empresas que ajudam pequenas e médias empresas a conseguirem capital de giro.

Para isso, você deve informar as notas fiscais de operação que deseja receber e caberá à instituição realizar o pagamento.

Assim, você conseguirá receber os valores das notas fiscais que só entrariam no caixa da empresa em um prazo bem mais extenso.

Há a incidência de taxas para ser realizada essa antecipação. Portanto, o procedimento é similar a um empréstimo.

Contudo, as taxas de juros costumam ser bem menores, já que o banco tem uma segurança maior de que será pago pelo crédito.

Entenda mais detalhes sobre essa operação financeira:

Modalidades de antecipação de recebíveis

Existem diferentes recebíveis que podem ser antecipados, como boletos bancários emitidos, pagamentos realizados com cartão de crédito, depósitos em conta e cheques pré-datados.

Além disso, também há diferentes modalidades dessa operação. São elas:

  • parcial: antecipação de alguns pagamentos (parcelas); 
  • integral: adiantamento de todas as parcelas, referentes a todas as vendas realizadas;
  • pontual: antecipações solicitadas para vendas únicas;
  • automática: programação do recebimento antecipado, como a cada 15 dias, um mês, etc.

Taxas aplicadas na operação

Os valores das taxas aplicadas nessa operação costumam variar de acordo com a instituição financeira, do valor a ser antecipado e do tempo de antecipação.

Contudo, vale ressaltar que quanto maior o valor e o tempo de antecipação, maiores serão as taxas.

Algumas empresas cobram apenas uma taxa percentual sobre o valor de cada venda. Em outras, pode haver a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), tarifa de antecipação, tarifa de transação, entre outras cobranças que encarem a transação.

Diferença entre empréstimo e antecipação

No empréstimo, a empresa solicita um dinheiro que não pertence à organização, mas ao banco. Por isso, para que o valor seja disponibilizado, o processo é mais burocrático.

É necessário passar por uma análise documental, para que a instituição verifique a credibilidade da empresa, além de justificar o destino do dinheiro.

Os prazos de pagamento são acordados entre as duas partes, já os juros são mais elevados e é preciso ficar atento para não gerar dívidas.

Mulher com nota fiscal

Já na antecipação, a empresa usará a própria receita — de forma antecipada — para conseguir o capital de giro que necessita.

Ou seja, a instituição tem maior segurança de que será paga pela antecipação do crédito. Com isso, o banco consegue oferecer juros mais baratos e o processo é mais ágil e bem menos burocrático.

Quais as vantagens e desvantagens dessa operação financeira?

Mas, afinal, será que essa operação é uma boa opção para o seu negócio? Antes de tomar essa decisão, é importante considerar os prós e contras da antecipação de recebíveis. Confira:

Vantagens da antecipação de recebíveis

A operação pode ser vantajosa para empreendedor em diversos aspectos, como:

  • taxas menores: em comparação com outras modalidades de crédito, como empréstimos, financiamentos e cheque especial;
  • mais liquidez: ajuda a regularizar o fluxo de caixa, aumentar o capital de giro e gera mais liquidez para manter as contas em dia;
  • finanças estruturadas: possibilidade de financiar as operações da empresa com seus próprios recursos financeiros;
  • aceleração da empresa: por ter mais liquidez, é possível aproveitar oportunidades que irão impulsionar o crescimento da empresa, como descontos em equipamentos ou melhores condições de pagamento com fornecedores;
  • facilidade na contratação: devido ao baixo risco na operação, a contratação é fácil e prática, do que para outros tipos de crédito.

Desvantagens de antecipar recebíveis

Por outro lado, também é importante considerar os riscos dessa transação!

O primeiro ponto de atenção é quanto a dependência desses valores. Por mais que antecipar recebíveis seja vantajoso, a empresa não pode depender desse recurso para operar adequadamente.

Isso pode prejudicar o planejamento financeiro empresarial, além de dificultar na organização das finanças.

Além disso, para que no futuro não falte capital, é necessário ter uma boa projeção de fluxo de caixa para ter certeza de que a antecipação não prejudicará a empresa mais para frente.

Também é crucial analisar se as taxas cobradas pela operação em sua instituição financeira realmente valem a pena! 

Quando e como fazer uso dessa operação em seu negócio?

Solicitar a antecipação de pagamentos é um processo prático e rápido. Primeiro, você deve comparar as taxas das instituições financeiras e escolher a opção mais vantajosa para o seu negócio.

Cada instituição possui seu próprio procedimento. Em muitos casos, a solicitação é feita totalmente online, por aplicativo ou no site da instituição. 

Em seguida, você irá fornecer alguns dados do seu negócio e enviar as notas fiscais cujo valor deseja receber. Após análise, o crédito cairá na conta da empresa. Geralmente, o procedimento leva de 24 horas a 7 dias, dependendo do banco escolhido.

Contudo, antecipar recebíveis não deve ser um hábito em sua empresa. Existem algumas situações em que é necessário e vantajoso contar com esse recurso:

Pagar despesas emergenciais

Toda empresa está suscetível a passar por imprevistos, como necessidade de comprar novos materiais emergencialmente ou de realizar manutenções em equipamentos.

Para cobrir esses gastos que não estavam previstos e aumentar os recursos no caixa da empresa, antecipar recebíveis é uma alternativa.

Manter o fluxo de caixa positivo

Esse recurso pode ser um paliativo para cobrir as despesas básicas da empresa, como pagamento de funcionários e despesas fixas (energia elétrica, água, etc) que comprometem a operação.

Assim, é possível evitar que o fluxo de caixa entre no vermelho e que a empresa fique inadimplente.

Manutenção de novos negócios

Quando a empresa ainda está começando e possui pouco capital de giro, é normal precisar de recursos financeiros para comprar matéria-prima ou pagar funcionários, por exemplo.

Neste caso, para que a empresa consiga operar, a antecipação de recebíveis é uma boa alternativa.

Software de controle e emissão de notas: como funciona e quais as vantagens?

Conclusão

A antecipação de recebíveis é uma solução indicada para usos emergenciais, quando a empresa necessita de recursos financeiros para manter a operação funcionando.

Contudo, para que realmente seja uma operação vantajosa e que não coloque em risco a saúde financeira da empresa, é preciso realizar um bom planejamento.

Faça uma projeção de caixa para os meses seguintes para ter certeza de que o adiantamento dos valores não irá prejudicar as finanças da empresa no futuro.

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair