Home / Empreendedorismo

8 dicas para home office com produtividade!

8-dicas-para-home-office-com-produtividade!

Estabelecer uma plataforma de home office com produtividade durante o período atual é fundamental para superar esse cenário tão desafiador. As empresas que conseguirem se adaptar mais rapidamente terão uma vantagem competitiva muito grande.

O trabalho remoto é uma tendência que já vinha se desenvolvendo há bastante tempo e que teve o crescimento da sua influência acelerado devido às necessidades que nos foram impostas. Neste conteúdo, nós daremos algumas dicas importantes para que você consiga mais do que manter a produtividade do seu time em alta, melhorar os números da empresa. Então, vamos lá!

1. Planejamento e antecipação

No universo corporativo, a necessidade de planejamento e de antecipação é algo fundamental. Todos sabem que, somente assim, é possível conseguir os melhores resultados e superar momentos de crise. Mas, com a rotina, é muito comum que essas duas importantes atitudes sejam deixadas de lado para dar lugar à resolução de demandas emergentes.

Não permita que isso aconteça com relação à transição, ainda que temporária, para uma plataforma de home office de sua equipe, ou de parte dela. Dedicar algum tempo para criar um desenho completo e compreensivo poupará muita energia e dinheiro no médio e no curto prazos.

2. Estabelecimento de metas

O microgerenciamento e a incapacidade de delegar se tornam problemas ainda maiores quando as pessoas estão trabalhando de casa. O excesso de cobrança e de controle pode inviabilizar a operação e sobrecarregar todos. Você precisa confiar no seu time.

Estabeleça metas razoáveis, mapeando cada passo necessário para se atingir um objetivo maior, e monitore o desenvolvimento das atividades pontualmente. Evite realizar reuniões muito longas e procure ser objetivo e respeitoso na sua comunicação.

3. Digitalização de documentos

Esse é um quesito fundamental para o sucesso e para o bom desenvolvimento das atividades em home office. Com a praticidade da digitalização de documentos com a ajuda de smartphones e de outras tecnologias, tornou-se muito fácil transformar as informações em dados digitais. Mas é preciso ter alguns cuidados.

Em primeiro lugar, é necessário que haja uma padronização de como o procedimento é feito. E, em segundo lugar, o armazenamento dos dados tem que ser feito de uma forma cuidadosa e organizada. Isso poupará muito tempo e possibilitará que você consiga fazer todo o trabalho de home office com produtividade.

4. Uso de plataformas digitais gratuitas para reuniões

O uso de plataformas digitais para a realização de reuniões precisa ser descomplicado e possibilitar uma boa comunicação. Ainda bem que existem, hoje, inúmeras plataformas gratuitas para chamadas de vídeo em grupo. Algumas têm ferramentas mais complexas, mas mesmo as mais simples oferecem praticidade sem custo adicional.

Encontre a plataforma à qual seu time melhor se adapte e abra espaço para que as dificuldades e impressões sejam compartilhadas. No primeiro contato, explore em conjunto as ferramentas e possibilidades que a plataforma oferece e se certifique de que todos tenham compreendido bem como usá-las.

Mulher com nota fiscal

5. Investimentos em tecnologia

É um pouco óbvio, mas não custa reforçar. Será necessário realizar algum investimento em tecnologia, principalmente em infraestrutura para a comunicação, o armazenamento e a consulta de dados digitais. É preciso contar com os hardwares e softwares certos para que o trabalho flua bem.

É necessário ter a certeza também de que todos os funcionários que terão que trabalhar de suas casas dispõem de todas as ferramentas de que necessitam para que o seu trabalho seja bem realizado. Então, informe-se sobre as necessidades e dificuldades deles em relação aos equipamentos e resolva-as assim que possível.

6. Desenvolvimento dos colaboradores

Bons resultados só são atingidos com uma equipe coesa. Isso não muda nada no contexto de trabalho de uma plataforma de home office. Muito pelo contrário. É exatamente nesse cenário que a maturidade e o comprometimento dos seus colaboradores serão mais importantes.

Invista em treinamentos que consigam melhorar as habilidades da sua equipe, individualmente e em conjunto. Estimule e facilite o desenvolvimento profissional de cada membro do time, indicando e sugerindo temas em que você reconhece as maiores dificuldades e oportunidades de melhoria.

Além disso, certifique-se de que eles recebam todo o treinamento necessário para operar cada uma das ferramentas tecnológicas que utilizarem para a realização das suas tarefas.

7. Monitoramento da produtividade

Um bom gestor, líder, ou mesmo um membro dedicado de uma equipe sabem que a produtividade não é medida por estimativas e chutes. Os números têm um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa, e é preciso fazer um controle rigoroso e abrangente do atingimento de resultados para encontrar as forças e fraquezas do modelo de operação.

Crie formas de monitorar a produtividade de quem trabalhará em home office e dê transparência ao processo. Deixe que todos acompanhem, pelo menos em parte, o andamento dos projetos em cada passo, para que toda a equipe possa se programar, planejar e antecipar os movimentos seguintes. Isso também facilitará o trabalho em equipe para a solução de problemas.

8. Compartilhamento de informações

É justamente o compartilhamento das informações que determinará se haverá um trabalho em home office com produtividade. Esse é o principal ponto de atenção para uma transição que cause poucos inconvenientes e propicie os melhores resultados.

Então, certifique-se de que haja ferramentas de compartilhamento de informações e cobre todos os membros da equipe para que o façam com frequência e seguindo as orientações de padronização estabelecidas. Você perceberá que, dessa forma, é possível aumentar o engajamento e a capacidade de superação de problemas da sua equipe.

O momento atual forçou uma transição inevitável, mas para a qual muitos de nós ainda não estávamos preparados, tanto em recursos materiais quanto em desenvolvimento pessoal. Seja compreensivo com as dificuldades dos seus colegas e colaboradores e procure eliminar as barreiras de conhecimento específico que eles possam ter.

Essas foram as nossas dicas para que você consiga ter uma plataforma de trabalho em home office com produtividade. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo! Siga a nossa página do Facebook para receber em primeira mão mais informações sobre gestão, desenvolvimento e tendências em tecnologia para que a sua empresa consiga estar sempre na vanguarda, superando desafios e crescendo!

Equipe Emitte

Somos apaixonados em aprender, ensinar e compartilhar conteúdo de qualidade para que o empreendedor continue evoluindo. Acreditamos que juntos podemos alcançar o sucesso através do conhecimento!

Pressione ESC para sair