Powered by Rock Convert

Conseguir fazer um bom gerenciamento de tempo em pequenas empresas é questão determinante para que o microempreendedor consiga tomar decisões relevantes, ter mais produtividade e se organizar melhor diante das obrigações.

É importante ter em mente que resultados só aparecem quando o trabalho é levado a sério, e saber controlar as próprias responsabilidades é sinal de maturidade e compromisso com a escolha de empreender.

Quer boas dicas para administrar melhor o tempo? Então acompanhe o artigo!

1. Defina metas

Como você quer conseguir gerir o tempo, se não sabe exatamente todas as metas e obrigações que tem a fazer? Não ter noção disso é um passo para a procrastinação, pois, sem essa visualização dos próximos passos, a tendência de querer deixar para daqui a pouco é grande.

Assim, primeiro defina todas as metas do mês, divida-as para cada semana e, depois, para cada dia. Isso é até estratégico, se você quer aumentar a motivação, pois o fato de você ver que está, aos poucos, alcançando o que planejou dá um ânimo para continuar.

2. Tenha uma lista de prioridades

Imprevistos podem surgir, atrapalhar os planos e deixar qualquer empreendedor louco, pensando em todas as atividades que precisam ainda ser feitas. Prepare-se para eles, deixando na agenda, sempre, algum horário extra na semana.

Além disso, elabore um código para caracterizar cada tarefa da sua agenda. Destaque aquelas que são prioridade, pois dessa forma, ao surgirem eventualidades, você saberá o que focar.

Conheça o EmittePowered by Rock Convert

3. Delegue atividades

Pare com a mania de querer abraçar o mundo e achar que só você pode realizar todas as obrigações. Ninguém consegue alcançar o sucesso sozinho, dessa maneira, tenha pessoas com quem você pode contar e para as quais você tem condições de delegar aquelas tarefas mais burocráticas.

4. Estabeleça uma rotina

Ainda que algumas especialidades de MEI não exijam grandes formalidades no quesito “horário comercial”, para ter um bom gerenciamento de tempo em pequenas empresas, é fundamental seguir uma rotina diária, com os mesmos turnos de produção e, de preferência, sem atrapalhar o sono noturno. Dormir bem é essencial para que o corpo descanse e tenha condições de produzir no dia seguinte.

Além disso, a rotina ajuda a acostumar o organismo a ter sempre um horário certo para a produção, fazendo, inclusive, com que nos sintamos culpados se não seguirmos o hábito.

5. Evite distrações

Tenha um ambiente de trabalho propício à concentração. Esse é um dos pontos mais importantes para que você possa se dedicar inteiramente ao que precisa fazer no momento. Também evite celulares e a televisão por perto. Entenda que hora de produzir é hora de produzir — e, como já diz a conhecida frase: tempo é dinheiro!

6. Conte com a ajuda da tecnologia

Há muito tempo já podemos contar com os recursos tecnológicos feitos especialmente para nos auxiliar nas tarefas diárias, então por que você vai deixá-los de lado?

Softwares de organização, como Trello e Asana, são boas opções, pela eficiência e facilidade de uso. Outras soluções, como agenda do Google, uma aplicação para ajudar a cadastrar clientes e um emissor de notas fiscais também podem auxiliar, evitando o esquecimento de compromissos e automatizando rotinas burocráticas.

Ao fazer o gerenciamento de tempo em pequenas empresas, saiba, ainda, que ser realista é, também, primordial, pois de nada adianta estabelecer objetivos que sejam impossíveis de ser cumpridos. Além de isso ser desgastante, trará um sentimento de frustração e desmotivação, podendo influenciar nas demais tarefas diárias.

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas dicas fundamentais sobre gestão do tempo!